SóProvas



Questões de História das Comunicações


ID
49390
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propagada comercial, tal como é hoje entendida e percebida nos seus efeitos, teve sua origem em dois acontecimentos:

Alternativas

ID
49423
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    A produção em massa no início do século XX influenciou sobremaneira o processo de design, levando à formulação do que se chamou de Estética da Máquina.


ID
72625
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

....... é o texto que fica entre a literatura, o jornalismo e a história, e tem como característica principal ser, geralmente narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato, constituindo-se também em uma compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo. Originalmente esse texto limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do séc. XIX passam a construí-lo, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins.

A palavra que completa o texto acima é

Alternativas
Comentários
  • Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão.


    Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.


    Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

    Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.

     


ID
95836
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os espaços de comunicação audiovisual jornalística vêm sendo preenchidos por uma profusão de imagens nunca vista. Esse fato gerou a expressão primeira guerra televisual que se aplicava à guerra da(o)

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está errado. A resposta certa é letra D.
  • Confirmo a informação do colega, o gabarito está errado, pois a primeira guerra audiovisual se refere ao Vietnã.
  • A resposta correta é C) guerra do golfo.
    Nessa guerra que aconteceu no kwait (também conhecida como guerra do kwait), as transmissões eram ao vivo. Ou seja, havia uma profusão (grande quantidade) de imagens sendo espalhadas. Claro, eram imagens só do lado americano.
    A guerra do Vietnã não tem tantas imagens audiovisuais quanto as do Golfo. A do Golfo aconteceu em 1991, na época do sr. George Bush pai.
  • Olha,

    Realmente a resposta é a letra D, pois a questão quer saber qual foi a primeira guerra audiovisual, não interessando se o grau de participação da audiência tenha sido maior ou menor.

    Prova disso é uma questão do Senado em que perguntava-se qual era a alternativa correta, e o item  que descreve a guerra do Golfo como: primeira "guerra televisual", fez com que as audiências deixassem de ser passivas, não é o correto...

    Podem conferir no link abaixo:

    http://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/26378?materia=comunicacao-social&banca=fgv&alternativaSelecionada=1
  • A cobertura fotojornalística da Guerra do Vietnã chocou a opinião pública mundial. O mundo, visto pela ótica dos correspondentes e fotojornalistas, contribui, de certa forma, para que todos vissem o que se passava no Vietnã. Pode ser considerado, portanto, a primeira guerra audiovisual. 

    Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito.

  • A Guerra do Golfo (2 de agosto de 1990 até 28 de fevereiro de 1991) foi um conflito militar travado entre o Iraque e forças da Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos e patrocinada pela Organização das Nações Unidas, com a aprovação de seu Conselho de Segurança, através da Resolução 678, autorizando o uso da força militar para alcançar a libertação do Kuwait, ocupado e anexado pelas forças armadas iraquianas sob as ordens de Saddam Hussein.


ID
96007
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A 1º Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) terminou na noite do dia 17 de dezembro de 2009, aprovando 672 propostas que podem, no futuro, virar projetos de lei ou balizar políticas públicas da área. Entre elas, está a

Alternativas
Comentários
  • "A conferência aconteceu em Brasília entre os dias 14 e 17 de dezembro. As propostas, encaminhadas por grupos de estados e municípios, foram analisadas por outros grupos de trabalho formados pelos participantes do encontro. As que tiveram aprovação de mais de 80% dentro dos grupos não foram votadas na plenária, sendo encaminhadas diretamente ao relatório final. As com menos de 30% de aprovação foram automaticamente rejeitadas e as outras, votadas em plenário.(...)

    Veja algumas das propostas aprovadas:

    Observatório de Mídia: foi aprovada também a criação de um 'Observatório Nacional de Mídia e Direitos Humanos', para monitorar 'desrespeito aos direitos do cidadão nas diferentes mídias brasileiras'. Pela proposta, esse observatório teria um departamento jurídico para resolver os 'casos gritantes de desrespeito aos direitos humanos'. A justificativa utilizada é de que existe a 'necessidade de estruturação' de práticas que acompanhem estes casos".

    Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/672_propostas_para_a_area_de_comunicacao


ID
131035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A publicação de editoriais nos jornais é herança da chamada teoria liberal da imprensa. Segundo essa visão teórica, a imprensa é vista como um fiscal crítico e independente dos atos do Estado. Assim, dos pontos de vista teórico e histórico, é correto atribuir a essa concepção à idéia que confere à imprensa o papel de quarto poder.

Alternativas
Comentários
  • Na época do Iluminismo e das idéias de liberdades políticas , econômicas e religiosas, a imprensa revolucionou a sua postura contra o estado absolutista, buscando o compromisso com a verdade. A imprensa começa a se conscientizar que deve controlar e fiscalizar as atitudes do Estado e não servi-lo.Nesta época surge a teoria liberal da imprensa, tendo o seu ápice no século XIX, fase em que nasce o termo “quarto poder” como sinônimo de jornalismo.fonte: http://www.infoescola.com/jornalismo/teoria-da-imprensa/
  • Segundo Siebert (1956), em seu livro As quatro teorias da imprensa, a Teoria Liberal apresentava a liberdade política, religiosa e econômica. Surgiu no Advento do Iluminismo, Séc. XIX. Buscava a verdade e não se apresentava como um instrumento do Estado. Nessa época, a exigência era que a imprensa controlasse o governo. Por isso, ficou conhecida como O Quarto Poder.


ID
131050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

O sistema de concessões de rádios e TVs públicas foi revisto pela Constituição Federal de 1998. Entretanto, as mudanças mais expressivas, do ponto vista operacional, foram possibilitadas pela Lei do Cabo (Lei n.º 8.977/1995), que instituiu um sistema diferenciado de concessões para as emissoras públicas de rádio e TV, que operam pelo sistema de cabo.

Alternativas
Comentários
  • Questão completamente ERRADA.

    A Constituição Federal foi promulgada em 1988.

  • Creio que o 1998 foi apenas erro de digitação

    O Erro está em "O sistema de concessões de rádios e TVs públicas ".

     

    Segundo a lei do cabo: I - Concessão - é o ato de outorga através do qual o Poder Executivo confere a uma pessoa jurídica de direito privado o direito de executar e explorar o Serviço de TV a Cabo;
     

     


ID
131146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

O modelo de jornalismo autoritário, caracterizado pelo controle do Estado, típico de países sem tradição de respeito à liberdade de expressão, foi reforçado pela emergência da Internet e das suas tecnologias de controle.

Alternativas
Comentários
  • A chamada "Primavera Árabe" deveria ser lembrada como a prova do oposto do enunciado da questão. 


ID
174202
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1938 e presidente de honra da Associação Brasileira de Imprensa, encabeçou o manifesto pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em 1992, participou das manifestações contrárias às privatizações de empresas públicas, em 1994, e foi enredo da escola de samba União da Ilha no carnaval carioca de 1999. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 103 anos de idade, no dia 16 de julho de 2000. Três obras: O Problema da Imprensa (1923), A Revolução Praieira (1949) e A Língua Portuguesa e a Unidade do Brasil (1958).

As informações acima dizem respeito a

Alternativas
Comentários
  • Roberto Pompeu de Souza Brasil, Jornalista, escritor, professor e político, diplomou-se em sociologia e psicologia. Dentre as suas contribuições  podemos citar o fato de modernizar o jornalismo brasileiro, quando liderava a redação do Diário Carioca, com a introdução do lide americano em 1950 e a criação do sublide, a adoção do texto modernista, a criação do copidesque (que no Brasil passou a designar o próprio editor de originais) e a elaboração de um pioneiro manual de redação na imprensa brasileira. Três obras: Eleições de 1962: Decomposição Partidária e Caminhos da Reforma (1964), Bilhetinhos a Jânio (1987) e Pompeu de Sousa na Constituinte.
     

    Cásper Líbero.  Em 1911, fundou o jornal Última Hora, ao lado de Olegário Mariano, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto e J. Carlos. Em 1913, inaugurou a primeira agência brasileira de notícias, a Agência Americana, ingressando posteriormente na redação de O Estado de S. Paulo, onde se tornou diretor da sucursal do jornal no Rio de Janeiro, então Capital Federal. Firmou-se como pioneiro da mídia eletrônica ao inaugurar, em 1943, a Rádio Gazeta, embrião da Fundação Cáster Líbero, hoje atuante com jornais, rádio, TV e internet.

    Hipólito josé da Costa. Nomeado para a Imprensa Real em 1801. Personalidade controversa e muito debatida, Hipólito da Costa foi um entusiasta da Independência e se tornou patrono da Cadeira  17 da ABL (por escolha do fundador Sílvio Romero) e da Imprensa brasileira. 

    Juarez Bahia. Jornalista de grande importância e influência na imprensa brasileira. Sua obra inicial como teórico do jornalismo é constituída por: "Três fases da imprensa brasileira" (Santos, Ed. Presença, 1960); "Jornal, História e Técnica" (Rio de Janeiro, Ministério da Educação, 1964) e "Jornalismo, Informação e Comunicação" (SP, Martins, 1971). Posteriormente, ele ampliou e consolidou todo o conhecimento sistematizado sobre jornalismo, produzindo um manual com o mesmo titulo do seu livro anterior: "Jornal, História e Técnica" (SP, Ed. Ática, 1990). 


     

    Crédito: Marcelo Januário
     


ID
174205
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Declaração de Chapultepec, criada no México em 1994, reúne dez princípios básicos para o exercício da profissão de jornalista. Seus representantes têm percorrido diversos países do continente americano, divulgando seus preceitos. Sobre esta declaração é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: B

    A resposta foi retirada integralmente do item I dos pricípios da Declaração de Chapultepec. Segue texto:

    Declaração de Chapultepec   I – Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício dessa não é uma concessão das autoridades, é um direito inalienável do povo. II – Toda pessoa tem o direito de buscar e receber informação, expressar opiniões e divulgá-las livremente. Ninguém pode restringir ou negar esses direitos. III – As autoridades devem estar legalmente obrigadas a pôr à disposição dos cidadãos, de forma oportuna e eqüitativa, a informação gerada pelo setor público. Nenhum jornalista poderá ser compelido a revelar suas fontes de informação. IV – O assassinato, o terrorismo, o seqüestro, as pressões, a intimidação, a prisão injusta dos jornalistas, a destruição material dos meios de comunicação, qualquer tipo de violência e impunidade dos agressores, afetam seriamente a liberdade de expressão e de imprensa. Esses atos devem ser investigados com presteza e punidos severamente. V – A censura prévia, as restrições à circulação dos meios ou à divulgação de suas mensagens, a imposição arbitrária de informação, a criação de obstáculos ao livre fluxo informativo e as limitações ao livre exercício e movimentação dos jornalistas se opõem diretamente à liberdade de imprensa. VI – Os meios de comunicação e os jornalistas não devem ser objeto de discriminações ou favores em função do que escrevam ou digam. VII – As políticas tarifárias e cambiais, as licenças de importação de papel ou equipamento jornalístico, a concessão de freqüências de rádio e televisão e a veiculação ou supressão da publicidade estatal não devem ser utilizadas para premiar ou castigar os meios de comunicação ou os jornalistas. VIII – A incorporação de jornalistas a associações profissionais ou sindicais e a filiação de meios de comunicação a câmaras empresariais devem ser estritamente voluntárias. IX – A credibilidade da imprensa está ligada ao compromisso com a verdade, à busca de precisão, imparcialidade e eqüidade e à clara diferenciação entre as mensagens jornalísticas e as comerciais. A conquista desses fins e a observância desses valores éticos e profissionais não devem ser impostos. São responsabilidades exclusivas dos jornalistas e dos meios de comunicação. Em uma sociedade livre, a opinião pública premia ou castiga. X – Nenhum meio de comunicação ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias contra o poder público.

ID
174208
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Decreto de 22 de novembro de 1823 criou no Brasil, nos moldes da lei portuguesa de 1821, a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: b) primeira Lei de Imprensa.

    A primeira lei de imprensa no Brasil foi um decreto outorgado por Dom Pedro I, em 22 de novembro de 1823 - 10 dias depois de o imperador dissolver a Assembléia Constituinte, insatisfeito com a disposição dos constituintes de reduzir o poder imperial. 

     

  • E o que a Lei de Imprensa de 1823 pregava?

    I.L. – A lei decretada em 22 de novembro de 1823 era a mesma que fora apresentada durante os trabalhos da Constituinte no anteprojeto redigido por Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Depois da dissolução da Assembléia, o projeto foi aprovado sob a forma de decreto em 22 de novembro de 1823. A lei reproduzia muito do que já se declarava na legislação anterior: repudiava a censura e declarava livres a impressão, publicação, venda e compra de livros e escritos de toda a qualidade, com algumas exceções. Estas exceções, os chamados "abusos da liberdade de imprensa", seriam objeto de julgamento.


    história da imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros oupanfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois, nas demais colônias européias no continente, a imprensa se fazia presente desde o século XVI.

    A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1808, com a criação da Impressão Régia, hoje Imprensa Nacional, pelo príncipe-regente dom João.


    Foi a Imprensa Nacional que fez surgir a imprensa no Brasil, em 13 de maio de 1808, e o primeiro jornal impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1808, além disso, teve sólida presença como casa editora até o ano 2000. Ou seja, sua criação é, inquestionavelmente, um dos mais belos legados da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, uma herança que sempre se traduziu em bons e imprescindíveis serviços à sociedade, à Nação.


ID
174217
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pode-se analisar o histórico dos meios de comunicação no Brasil, ao longo do século XX, por meio do relato da vida e obra de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: e) Assis Chateaubriand.

    Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, (Umbuzeiro, 4 de outubro de 1892 — São Paulo, 4 de abril de 1968) foi um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960, destacando-se como jornalista, empresário, mecenas e político. Foi também advogado, professor de direito, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.

    Chateaubriand foi um magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960, dono dos Diários Associados, que foi o maior conglomerado de midia da America Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica. Também é conhecido como o co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro Maria Bardi, e ainda como o responsável pela chegada da televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. Foi Senador da República entre 1952 e 1957.

    Figura polêmica e controversa, odiado e temido, Chateaubriand já foi chamado de Cidadão Kane brasileiro, e acusado de falta de ética por supostamente chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos e por insultar empresários com mentiras, como o industrial Francisco Matarazzo Jr. Seu império teria sido construído com base em interesses e compromissos políticos, incluindo uma proximidade tumultuada porém rentosa com o Presidente Getúlio Vargas.

  • Basta conferir a obra  "Chatô, rei do Brasil"

ID
200569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

O termo propaganda foi empregado pela Igreja Católica, no tempo da contrarreforma, associado a um sentido de propagação da fé religiosa.

Alternativas
Comentários
  • O termo propaganda deriva do latim propagare e significa “reproduzir por meio de mergulhia”, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo.

     

    A partir da Contrarreforma, a Igreja Católica empreendeu uma grande expansão pelo mundo em busca de novos fiéis para o catolicismo, ou seja, em busca de "plantar" tal religião em outras "terras".


ID
200572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue
o item a seguir.

Durante o século XX, o termo propaganda passou a ter emprego corriqueiro e a se confundir com publicidade, à medida que técnicas de propaganda religiosa e política passaram a ser empregadas também com fins comerciais.

Alternativas

ID
221050
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na década de 60 do século XX, o entendimento que existia sobre inovações na área da comunicação girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas décadas depois, principalmente após o advento dos sistemas tecnológicos complexos de comunicação, esse entendimento se deslocou para a

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Acertei por eliminação, pois nenhuma outra questão faz sentido. Mas vale lembrar que CONVERGÊNCIA faz referência a convergência tecnológica, no sentido de várias mídias se unirem. Mas sobre o item A, faria mais sentido colocar INTERATIVIDADE.
    Muito ruims as questões da CESGRANRIO.
  • Questão com base no "História das Teorias da Comunicação" (Mattelart), p. 160 - "Em seu lugar, [Everett Rogers] definia a comunicação como 'convergência', 'processo no qual os participantes criam e partilham a informação para alcançar uma compreensão mútua'. [...] Substituía o antigo modelo difusionista pela 'análise da rede de comunicação'".

ID
226432
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A televisão digital brasileira foi planejada para ser a mais convergente do mundo. Tecnicamente, permite transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil, e interatividade, segundo o Decreto 5.820, de 2006. Desde o dia 2 de dezembro de 2007, o brasileiro já está podendo usufruir dessa tecnologia. A produção de conteúdo deve ser relevante tanto para quem adquire um aparelho de alta definição quanto para quem possuir um conversor para melhorar a qualidade de som e imagem de sua TV. Assinale a definição INCORRETA do nome dado a esse aparelho.

Alternativas

ID
231433
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É inquestionável o rompante tecnológico que o mundo sofreu no final do século passado e na primeira década desse novo século.Apopularização e o fortalecimento da eletrônica, informática e a internet, que juntas foram responsáveis pelo maior número de mudanças em um curto período para a comunicação e o jornalismo. Entre essas mudanças podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

     e) jornalistas convertidos em produtores de conteúdo.

  • GABARITO: LETRA E

     

    "(...) sistemas automáticos de produção de notícias foram criados; jornalistas foram convertidos em produtores de conteúdo; redações vêm se integrando; a miniaturização de equipamentos vai radicalizar a convergência de mídias."

     

    Livro: Ética no jornalismo. Rogério Christofoletti. São Paulo: Contexto, 2008. 


ID
270139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

A comunicação interna passou por grandes transformações nas últimas décadas, tornando-se mais participativa. Essa evolução explica-se, em parte, pelo processo de redemocratização do Brasil, que repercutiu também nas organizações, com a adoção da concepção da empresa como sistema aberto.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • "A abertura política e democrática do país propiciou grandes mudanças comportamentais, tanto nos trabalhadores quanto nos dirigentes. O trabalhador saiu da passividade conformista imposta pela ditadura para uma consciência coletiva/sindical mais viva." pagina 156, Kunsch, Planej, RP Com Integrada


ID
329497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de
massa, julgue os itens a seguir.

No campo da produção cultural, o governo Getúlio Vargas caracterizou-se pela falta de regulamentação da área de comunicação, sobretudo no que diz respeito à propaganda e ao setor de rádio e televisão.

Alternativas
Comentários
  • Começa uma nova era na comunicação nacional — a Era do Rádio. Getúlio Vargas assina decreto que concede o direito de exploração de emissoras de rádio a particulares e autoriza a comercialização de publicidade em sua programação.

    Empresas norte-americanas, como a Colgate Palmolive e a Lever Brothers, acostumadas a patrocinar programas de rádio nos Estados Unidos — como radionovelas, shows musicais, quadros humorísticos e noticiários — mostravam-se interessadas em fazer o mesmo no Brasil. Com a receita da publicidade, as emissoras teriam recursos para investir em equipamentos, conteúdo e programação, contratando artistas, técnicos, tradutores para radionovelas e locutores.

    A liberação da publicidade nas emissoras, aliada ao crescente aumento nas vendas de aparelhos receptores e ao grande alcance de novas tecnologias de transmissão, levou o rádio a um lugar de destaque nas comunicações nacionais das décadas seguintes.

    http://memorialdademocracia.com.br/card/consolida-se-a-era-do-radio

  • 1939- Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP


ID
329500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de
massa, julgue os itens a seguir.

A passagem do século XIX para o século XX marca, no Brasil, a transição da pequena à grande imprensa, quando os jornais de estrutura simples dão lugar às empresas jornalísticas.

Alternativas
Comentários
  • Get in!

  • Certo

    O século XX foi responsável pela consolidação da imprensa escrita no Brasil a partir do desenvolvimento de grandes conglomerados de mídia, com relevante abrangência territorial para as suas publicações e forte influência na nossa sociedade.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
329503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de
massa, julgue os itens a seguir.

O Brasil passou da condição de sociedade escravista de cultura oral para uma sociedade pós-moderna, também oral, de rádio e televisão.

Alternativas
Comentários
  • Anacronismo brabo aqui. A CESPE antecipou a pós-modernidade brasileira em várias décadas.


ID
329542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à história do jornalismo empresarial e ao
funcionamento de uma assessoria de imprensa, julgue os próximos
itens.

A partir do final do século XIX, as publicações jornalísticas de empresas tornam-se mais frequentes, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA), com o objetivo de contrapor-se à imprensa sindical.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Alguém poderia informar o teórico!! obrigada.

  • DEL GALDIO, Rozalia e LEMOS, Cláudia. Publicações jornalísticas empresariais. In: DUARTE, Jorge (org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2ed. São Paulo: Atlas, 2003.  


ID
374179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.

André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet: (com adaptações).


A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

As primeiras experiências de jornalismo digital ocorreram nos Estados Unidos da América, nos anos 70 do século XX, a partir de sistemas de videotexto produzidos por empresas como a Time, Times-Mirror e a Knight-Ridder. No Brasil, as primeiras versões eletrônicas dos principais jornais nacionais começaram a aparecer na Web a partir de 1990.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão foi apenas na década...

    "As primeiras experiências do jornalismo online remetem à década de 80 nos Estados Unidos. Foi quando os sistemas de Videotexto da Time, TimeMirror e Knight-Ridder começaram a circular na Internet. Em 1989 – ano de criação da World Wide Web –, já eram veiculados os serviços de notícias especializadas, oferecendo informação em “tempo real”. No Brasil, o Grupo Estado foi quem primeiro percebeu o potencial da Rede e, em fevereiro de 1995, passou a operar serviços informativos pela Web, através de link com a World News, de Washington. Mas o jornal que de fato lançou primeiro a sua edição online foi o Jornal do Brasil (www.jb.com.br) , em 28 de maio de 1995."

    Fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-jornalismo-online.pdf



ID
564598
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na década de 1930, alguns autores consideravam que o processo de comunicação cumpria três funções principais na sociedade: a vigilância do meio, revelando tudo o que poderia ameaçar ou afetar o sistema de valores de uma comunidade ou das partes que a compõem; o estabelecimento de relações entre os componentes da sociedade para produzir uma resposta ao meio e a transmissão da herança social. Anos mais tarde, na década de 1940, foi percebida uma nova função, a de

Alternativas
Comentários
  • O modelo lasswelliano pressupõe três funções para a comunicação: 1) vigilância sobre o meio ambiente (informacional); 2) correlação das partes da sociedade em resposta ao meio (persuasiva); 3) transmissão da herança social de uma geração para a outra (educacional) (LASSWELL, 1987). Cabe lembrar que tais considerações foram feitas em 1948.

    Anos mais tarde, em 19599 , Charles Wright revê as ideias esboçadas por Lasswel. E se, antes, o processo comunicacional indicava as atividades de informar, persuadir e educar, agora também compreende o lazer como componente desse contexto. Na tentativa de explicar tal cenário, Wright (1968, p. 19) indica o seguinte: 

    "A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sôbre os acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. Até certo ponto, isso corresponde ao que é conhecido como manipulação de notícias. Os atos de correlação, aqui, incluem a interpretação das informações sobre o meio ambiente e a interação de conduta em reação a esses acontecimentos. Em geral, essa atividade é popularmente classificada como editorial, ou propaganda. A transmissão de cultura se faz através da comunicação das informações, dos valores e normas sociais de uma geração a oura ou de membros de um grupo a outros recém chegados. Comumente, é identificada como atividade educacional. Por fim, o entretenimento compreende os atos comunicativos com a intenção de distração, sem qualquer preocupação com os efeitos instrumentais que eles possam ter. "A proposta de Charles Wright foi apresentada em 1959, durante o 4º Congresso Mundial de Sociologia, realizado em Milão, na Itália (WOLF, 2005, p. 54).

    Fonte: http://www.intercom.org.br/premios/2009/franciscoassis.


ID
564601
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A partir do século XIX, a comunicação social se organizou em torno da mensagem e da sua circulação. Uma das materializações mais concretas da importância dessa forma da comunicação se organizar foi o

Alternativas
Comentários
  • Segundo Wolton ( 1999), a partir do século XX, sobretudo, a comunicação social organizou-se em torno da mensagem e da sua circulação. A mensagem passou a ser objeto de todos os desafios mas também de todas as solicitudes. Uma das materializações mas concretas da importância nova da mensagem foi desenvolvimento do jornal como suporte essencial de uma informação cujo valor dependia da sua capacidade de circulação( pagina 76).

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=PEID2oG-KD0C&lpg=PA76&ots=Hykg7Sfdl0&dq=A%20partir%20do%20s%C3%A9culo%20XIX%2C%20a%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20social%20se%20organizou%20em%20torno%20da%20mensagem%20e%20da%20sua%20circula%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-PT&pg=PA76#v=onepage&q=A%20partir%20do%20s%C3%A9culo%20XIX,%20a%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20social%20se%20organizou%20em%20torno%20da%20mensagem%20e%20da%20sua%20circula%C3%A7%C3%A3o&f=false


ID
593362
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a comunicação organizacional, é INCORRETOafirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra. E

     

    Porém não entendi, porque se a Letra E está incorreta, quer dizer que existe outra alternativa incorreta. Sendo assim, existe duas letras incorretas e não apenas a letra E.

    Se alguém puder ajudar. Estarei acompanhando os comentários.

  • Denis Souza, temos um problema lógico aqui... 

  • Get out!

  • Não entendi a dúvida de vocês.
    A letra E está correta! Ela é o gabarito, o que significa que as 4 alternativas anteriores são todas afirmações verdadeiras.

  • Questão com problema lógico. Não sabia se a alternativa c) estava correta, se ela for falsa temos duas respostas. Se for verdadeira não temos resposta.


    A questão pede a alternativa incorreta e ou todas estão corretas, o que faria a e) estar correta, ou a questão tem duas respostas a errada e a alternativa e) que diz que nenhuma está incorreta...


  • a letra E diz que: Nenhuma das alternativas está incorreta ou seja que estão todas certas.

    Porém a questão pede a Incorreta

    Se dizer que todas as alternativas estão certas é incorreto, quer dizer que todas (A,B,C,D) estão incorretas??

    o.O'

  • Se ela pede a incorreta, e diz que a Incorreta é a E que diz que nenhuma das alternativas estão incorretas é porque dentre as três há uma incorreta!

  • A banca se arrumou um problema de lógica pela maneira como decidiu formular a alternativa do gabarito.

  • O auge da CORG não foi em 1985. Este foi o período em que ela despontou como atividade de comunicação. De lá para cá ela só fez crescer, de modo que 1985 não pode ter sido seu auge.


ID
722089
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Durante o Século XX, sobretudo com a criação de um novo jornalismo - a chamada ‘pennypress’ - os jornais são encarados como um negócio que pode render lucros, apontando como objetivo fundamental o aumento das tiragens. Com o objetivo de fornecer informação e não propaganda, os jornais oferecem um novo produto - as notícias, baseadas nos fatos.
(Traquina, Nelson: Teorias do Jornalismo, v. II: A Tribo Jornalística - Uma Comunidade Interpretativa Transnacional. Florianópolis: Insular, 2005. p. 35)

O surgimento de empresas jornalísticas privadas que auferem lucro mudou, em todo Ocidente, o perfil do jornalista, que deixou de fazer primordialmente propaganda explícita de um determinado grupo ou classe social para se concentrar em fatos e noticiários. De acordo com o trecho acima, para o jornalista esse movimento resultou em

Alternativas
Comentários
  • a) corrupção
    Deterioração, ato, processo ou efeito de corromper.

    b) banalização
    Indica a ação de tornar banal (comum, curriqueiro, costumeiro, aceitável facilmente, incorporável...).

    c) heroicização
    Ato ou efeito de heroicizar, de tornar heróico ou de transformar algo ou alguém em herói.

    d) precarização
    Ato de tornar algo precário, ruim.

     e) profissionalização
    Resposta correta!!
    Executar com técnica, criatividade e excelência um determinado trabalho planificado, dentro dos padrões universalmente aceitáveis.
  • O texto inicia com  "Durante o século XX...", no entanto o certo é "Durante o século XIX...", fui verificar a correção no texto original do livro do Nelson Traquina.
  • O surgimento e profileração da Penny Press está ligado a três fatores:

    1) A expansão da imprensa  para as massas que começavam a se alfabetizar

    2) A comercialização da imprensa que adota modelo mercadológico em contraposição ao modelo partidário até então vigente

    3) A profissionalização dos jornalistas que começam adotar rotinas, métodos e se organizarem conforme uma profissão.

     

    Fonte: Nelson Traquina, Teorias do Jornalismo Volume I


ID
736546
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Todas as sociedades humanas desenvolveram a linguagem e a comunicação interpessoal como elementos fundamentais para sua constituição enquanto coletividade. Em meados do século XIX, de modo mais significativo, outra modalidade de comunicação começou a avançar nas sociedades mais desenvolvidas: uma comunicação mediada por aparelhos sócio-tecnológicos, intitulados mídias. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A denominação "comunicação de massas" não é apropriada para este novo tipo de comunicação, pois ela é muito mais uma comunicação para as massas, que uma comunicação criada pelas massas.

II. Usar "comunicação coletiva" para nomear esta nova modalidade é correto, pois a comunicação interpessoal não é coletiva.

III. Esta nova comunicação pode ser chamada de social, enquanto a comunicação anterior é individual.

IV. As expressões "comunicação social" e "comunicação midiática" são apropriadas para definir este novo fenômeno comunicativo, dado que distinguem estas formas de comunicação.

V. O termo "comunicação midiática ou midiatizada" não serve para designar a nova modalidade de comunicação.

Alternativas

ID
736564
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A história do Jornalismo é também a história das diferentes tipologias do jornalismo no mundo e no Brasil. Tais tipologias implicam em estruturas narrativas distintas. O famoso modelo do "lead" está associado ao:

Alternativas
Comentários
  • O Lide é a primeira parte da notícia, e serve para levar informação básica sobre o conteúdo.


ID
736573
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As teorias sociais da imprensa, nos séculos XIX e XX, descrevem o jornalismo como um produto das relações de força que configuram o poder. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O jornalismo é concebido como uma instituição social a serviço das elites, em sua relação com as massas, ou a serviço da democracia, funcionando como um fórum de questões.

II. O jornalismo é concebido como uma instituição social veiculadora das mais diferentes ideias, mas capaz de se transformar numa arma para as forças políticas.

III. O jornalismo é concebido como uma instituição social capaz de forjar a subjetividade do homem moderno.

IV. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um instrumento de controle social.

V. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um quarto poder.

Alternativas

ID
739636
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quinze anos após o início da captação de recursos, que em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em dinheiro público, o filme sobre um dos mais influentes empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto, mas só em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais sobre

Alternativas

ID
739654
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Declaração de Chapultepec é uma carta de princípios em defesa da imprensa livre como condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos e protejam a sua liberdade. Segundo esse documento, não deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa. Ele foi assinado no dia 11 de março de 1994 por chefes de estado, juristas, entidades e cidadãos comuns. No dia 9 de Agosto de 1996, o Presidente da República em exercício assinou, em nome do Brasil. Entre os dez princípios do documento estão os seguintes:
I. A pessoa tem o direito de buscar e receber informação, expressar opiniões e divulgá-las livremente. Ninguém pode restringir ou negar esses direitos.
II. Os meios de comunicação e os jornalistas não devem ser objeto de discriminações ou favores em função do que escrevem ou digam.
III. Nenhum meio de comunicação ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias contra o poder público.
IV. A incorporação de jornalistas a associações profis- sionais ou sindicais e a filição de meios de comunicação a câmaras empresariais devem ser estritamente voluntárias.

É correto afirmar que pertencem ao documento os princípios

Alternativas
Comentários
  • "Uma imprensa livre é condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade. Não deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicação. Porque temos consciência dessa realidade e a sentimos com profunda convicção, firmemente comprometidos com a liberdade, subscrevemos esta declaração com os seguintes princípios:

    I – Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício dessa não é uma concessão das autoridades, é um direito inalienável do povo.

    II – Toda pessoa tem o direito de buscar e receber informação, expressar opiniões e divulgá-las livremente. Ninguém pode restringir ou negar esses direitos.

    III – As autoridades devem estar legalmente obrigadas a pôr à disposição dos cidadãos, de forma oportuna e eqüitativa, a informação gerada pelo setor público. Nenhum jornalista poderá ser compelido a revelar suas fontes de informação.

    IV – O assassinato, o terrorismo, o seqüestro, as pressões, a intimidação, a prisão injusta dos jornalistas, a destruição material dos meios de comunicação, qualquer tipo de violência e impunidade dos agressores, afetam seriamente a liberdade de expressão e de imprensa. Esses atos devem ser investigados com presteza e punidos severamente.

    V – A censura prévia, as restrições à circulação dos meios ou à divulgação de suas mensagens, a imposição arbitrária de informação, a criação de obstáculos ao livre fluxo informativo e as limitações ao livre exercício e movimentação dos jornalistas se opõem diretamente à liberdade de imprensa.

    VI – Os meios de comunicação e os jornalistas não devem ser objeto de discriminações ou favores em função do que escrevam ou digam.

    VII – As políticas tarifárias e cambiais, as licenças de importação de papel ou equipamento jornalístico, a concessão de freqüências de rádio e televisão e a veiculação ou supressão da publicidade estatal não devem ser utilizadas para premiar ou castigar os meios de comunicação ou os jornalistas.

    VIII – A incorporação de jornalistas a associações profissionais ou sindicais e a filiação de meios de comunicação a câmaras empresariais devem ser estritamente voluntárias.

    IX – A credibilidade da imprensa está ligada ao compromisso com a verdade, à busca de precisão, imparcialidade e eqüidade e à clara diferenciação entre as mensagens jornalísticas e as comerciais. A conquista desses fins e a observância desses valores éticos e profissionais não devem ser impostos. São responsabilidades exclusivas dos jornalistas e dos meios de comunicação. Em uma sociedade livre, a opinião pública premia ou castiga.

    X – Nenhum meio de comunicação ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias contra o poder público.”

  • A Declaração de Chapapultec define os princípios básicos da liberdade de imprensa e o direito à informação. O documento é proveniente do México, resultante da Conferência Hemisférica Sobre Liberdade de Expressão, ocorrida em 1994, e é uma espécie de acordo formado por vários países com o intuito de preservar o direito de acesso à informação pelos cidadãos das nações signatárias. A Declaração não é necessariamente um tratado internacional, mas representa o compromisso desses países em manter tais premissas em vigor.


ID
787294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Erro da letra E : No dia 22 de setembro de 1950 nascia o telejornalismo no Brasil, com o telejornal  “Imagens do Dia”, produção da TV Tupi canal 6 de São Paulo, de Assis Chateaubriand.  Apresentado por Ruy Resende, o telejornal produzia um noticiário que “ [...] constava de uma  seqüência de filmes dos últimos acontecimentos” (SAMPAIO, 1971, p.23 apud  REZENDE, 2000, p.105) e que não tinha horário fixo para ir ao ar. Em 1952 a TV Tupi criou  outro noticiário, o “Telenotícias Panair”, que entrou no lugar do “Imagens do dia”, entrava no  ar todos os dias às 21h. 
  • 1950 é um ano importante para o concurseiro de jornalismo. Dentre outras coisas...


    É fundada a 1ª emissora de TV do Brasil, a TV Tupi de São Paulo, pertencente aos Diários Associados, 

    de Assis Chateaubriand.


    1ª apresentação: na TV Tupi do Frei José Mojica, cantor mexicano que se tornara religioso, eram utilizadas câmeras 16mm cinematográficas


    "Imagens do Dia" é o 1º telejornal do Brasil, no ar por 2 anos, quando é substituído por "Telenotícias Panair"


    Pompeu de Sousa introduz a técnica do lead no Diário Carioca, importada das agências de notícias

    norte-americanas


ID
787327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o conceito de comunicação integrada só começou a ser percebido e colocado em prática na década de 1980, com a criação da Gerência de Comunicação Social da empresa Rhodia S.A. (1985), que se tornou a referência precursora desse modelo no país.

    http://www.uff.br/ensaiosdemarketing/artigos%20pdf/1/artigosete.pdf

  • C- No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social. (FALSA)

    Decreto nº 63.283/98

    Art. 2º A designação de Profissional de Relações Públicas e o exercício das respectivas atividades passam a ser privativos:

    a) dos que, a partir da vigência da presente lei, venha ser diplomados em Cursos de Relações Públicas, de nível superior, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação;

    b) dos que, antes da vigência da presente lei, sendo possuidores de diplomas de nível universitário, tenham concluído cursos regulares de Relações Públicas, em estabelecimentos de ensino, cujos currículos venham a ser homologados pelo Conselho Federal de Educação;

    c) dos diplomados no Exterior em cursos regulares de Relações Públicas, após a revalidação do diploma nos têrmos da legislação vigente, e ressalvados os amparados através de convênios.


ID
821173
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como “conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a influenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido”. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
882679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A órbita geoestacionária é o avanço tecnológico pelo qual um satélite, em sincronia com a velocidade de rotação da Terra, mantém-se aparentemente fixo em relação a uma área de cobertura.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Uma órbita é considerada geoestacionária quando esta órbita é circular e se processa exatamente sobre o equador da Terra, nos pontos de latitude zero e a sua rotação acompanha exatamente a rotação da Terra.   Desta forma para um observador que estiver situado sobre a superfície, verá que um satélite pertencente a uma órbita geoestacionária, permanece sempre na mesma posição.

  • Por isso é que se chama geoestacionária

    :)


ID
892063
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Atualmente, a internet vem ocupando cada dia mais espaço como um importante canal de comunicação em periodos de crise, devido a fatores como a instantaneidade e a globalização das informações,além da alta capacidade de interatividade. No entanto, no final do século XX, o(a) era a mais devastadora mídia para periodos de crise.


Alternativas

ID
1036240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características específicas para uso dos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

A codificação da mensagem informativa ou noticiosa dos veículos de comunicação resulta de processo evolutivo no qual os próprios veículos foram aprendendo a codificar suas mensagens de acordo com os canais utilizados. Nos anos 50, os jornais passaram a utilizar uma técnica de construção do texto baseada na cultura visual, em que os elementos gráficos na composição das páginas eram supervalorizados.

Alternativas
Comentários
  • ONDE ESTÁ O ERRO?

  • errada

    na década de 50 surge padrões na apresentação técnica e editorial da imprensa, que altera a diagramação dos jornais.

  • Errei a questão. Relendo agora, acho que o erro está no final, quando diz que os elementos gráficos eram supervalorizados. Apesar de ter havido uma mudança importante no aspecto gráfico dos jornais nos anos 50, o texto continuou sendo o elemento mais valorizado. Nos anos 50, passaram a ser usados o lead e a pirâmide invertida. Será que é por aqui o rumo desta questão? Fiquei na dúvida.

    Encontrei este trecho no site da Associação Brasileira de Imprensa (ABI):

    Do ponto de vista da produção do texto, o jornalismo passou a adotar técnicas norte-americanas, como o lead e a pirâmide invertida. Surgiram os copidesques e os primeiros manuais de redação. O aspecto gráfico dos diários se transformou, com o desenvolvimento de modelos de diagramação mais funcionais. O contexto visual também foi alterado, com uniformidade na tipologia das letras e lógica na hierarquia dos elementos nas páginas — antes, a paginação das matérias era feita na base da improvisação.

    Fonte: http://www.abi.org.br/a-grande-virada-da-imprensa-nos-anos-50/


ID
1044790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

O Relatório MacBride da UNESCO, publicado em 1980, cujas conclusões sugerem a necessidade de uma nova ordem mundial da informação e da comunicação, apontou o desequilíbrio produzido pela tese do livre fluxo da informação entre os hemisférios norte e sul.

Alternativas
Comentários
  • Q q isso minha gente?? isso tá em qual parte do conteúdo programático, alguem sabe?
  • Um documento de valor histórico fundamental para o debate internacional sobre as comunicações o informe final da Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação, da Unesco. Publicado em 1980 e intitulado oficialmente Um mundo e muitas vozes, o livro é mais conhecido como Relatório MacBride, em uma alusão ao então presidente da Comissão Internacional, o jurista e prêmio Nobel da Paz Sean MacBride.

     O Relatório McBride foi o primeiro documento oficial de um organismo multilateral que não só reconhecia a existência de um grave desequilíbrio no fluxo mundial de informação e comunicações, mas apresentava possíveis estratégias para reverter a situação.


    Fonte: http://www.andi.org.br/politicas-de-comunicacao/page/cenario-internacional?page=2

  • Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento. No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões.

    Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO (suspendendo, assim, cerca de 30% do financiamento da organização) em 1984 e 1985, respectivamente (e mais tarde retornaram, em 2003 e 1997, respectivamente).

    Fonte: Wikipedia

  • "A XIX Conferência Geral da Unesco, realizada em Nairóbi, no Quênia, em 1976, propôs um exame geral dos problemas relativos à Comunicação na sociedade, à luz dos progressos tecnológicos e da evolução crescente das relações mundiais, em toda a sua complexa amplitude. A proposta resultou na constituição de uma comissão internacional para o estudo dos problemas da comunicação que dois anos depois, apresentou à Unesco o histórico informe conhecido como Relatório MacBride, transformado em livro e publicado em 1980". O relatório surgiu no final da Guerra fria, onde os blocos Comunistas x Capitalistas tinham seu embate.

    DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012. p.26

  • O relatório destacou, entre outras coisas, principalmente:

    1- a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação.
    2- desequilíbrio entre os fluxos de informação entre os países de primeiro desenvolvidos (hemisfério norte) e os países em desenvolvimento (hemisfério sul).

  • Relatório MacBride (Um Mundo e Muitas Vozes) - documento da UNESCO (1980) com objetivo de analisar problemas da comunicação como a concentração da mídia e o acesso desigual à informação e à comunicação. Apesar de ter recebido forte apoio internacional, foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO.


ID
1044793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

A Internet foi criada, na década de setenta do século passado, a partir de uma rede limitada (Arpanet), que servia para universidades de alta tecnologia compartilharem informações. Na década de noventa, ela se transformou na rede das redes, aberta a todos.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a Arpanet tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.

    Bons estudos!

  • De fato, a internet surgiu a partir de pesquisas militares e disputas políticas decorrentes da Guerra Fria, e a troca de informações ocorreu, inicialmente, no âmbito universitário. A questão está correta neste aspecto, mas erra ao afirmar que o surgimento se deu na década de 70.Foi um um pouco antes: em 1969.   

  • Os computadores aparecem nos Estados Unidos no início da década de quarenta, em plena II Guerra Mundial, devido à necessidade de descodificação das mensagens encriptadas dos inimigos. Na década de cinquenta, os transístores substituem as válvulas nos aparelhos electrónicos, permitindo a sua miniaturização e embaratecimento. Em 1959, a IBM apresenta o primeiro computador electrônico, dois anos depois de a União Soviética ter lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik e um ano depois de nos Estados Unidos ter sido criada a primeira rede de computadores, precursora da Internet, a Arpanet,

    com fins exclusivamente militares.

    Fonte: Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media, Jorge Pedro Souza


  • Resposta: errada

    Surgiu de um projeto chamado ARPANET, o qual interligava quatro computadores de universidades dos Estados Unidos em 1969. Foi motivado pela Guerra Fria, o objetivo do projeto era a proteção de informações de possíveis ataques soviéticos.

  • Entrei com recurso nessa questão na época da prova, por conta da data (1969)

  • Quem falou na II Guerra Mundial estava certo. 

  • A Arpanet era uma rede limitada aos militares nos EUA, e em seguida a rede se difundiu nas universidades. 

  • errado-

    Arpanet surgiu como umprojeto para ligar 4 nodes de locais distitos (university of utah, stanford research isntitute, UCLA and UCSB.O primeiro protocolo usado por IMP (interface message processor) e a tecnlogia usada para comunicação ja era baseada em packet switching, 


ID
1044970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

As relações públicas, cujo surgimento confunde-se com o da assessoria de imprensa, foram desenvolvidas com base no trabalho de Ivy Lee — considerado o fundador das relações públicas —, que substituiu as matérias pagas pelo que se denomina, atualmente, de mídia espontânea.

Alternativas
Comentários
  • O senhor Ivy Lee persuadiu Rockfeller a ter uma postura correta, fazendo com que ele agisse com respeito e ética no intuito de despertar o interesse da imprensa, conseguindo dessa maneira a tão desejada mídia espontânea.


ID
1086904
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A renovação estética do cinema na década de 1950 veio acompanhada por questões de ordem política: tratava-se de fazer filmes com uma nova linguagem e temática popular. Na fase inicial do chamado cinema brasileiro moderno foi grande a influência do neo-realismo italiano, que, pretendendo abordar os efeitos da guerra e problemas de ordem social, documentou a realidade através do cinema. Pode-se relacionar à fase inicial do cinema moderno brasileiro, os seguintes filmes:

Alternativas

ID
1086907
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

FALOU AMIZADE

Falou amizade E por toda cidade ecoa Aletra dos livros voa Falando amizade Por toda cidade boa Osonho já tinha acabado quando eu vim E cinzas de sonho desabamsobremim Mil sonhos já foramsonhados Quando nós Perguntamos ao passado Estamos sós? Estamos sós? Mil sonhos serão urdidos na cidade Na escuridão, no vazio, na amizade Avelha amizade Esboça umpaísmais real Umpaísmais que divino Masculino, feminino e plural.

Veja acima a letra da canção de Caetano Veloso que fez parte da trilha sonora do filme “Dedé Mamata”, de Rodolfo Brandão, de 1987 e identifique, nas opções a seguir, a proposição que corresponde ao momento político-social representado poeticamente na canção, assimcomo no filme

Alternativas

ID
1086913
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No Brasil, a implantação e consolidação da televisão aberta tiveramcomomarcas alguns desses aspectos:

I. poucos grupos empresariais com modelo de negócio baseado emgrandes anunciantes;

II. presença discreta de emissoras regionais com produção de conteúdo própria;

III. forte presença da televisão pública equilibrando o peso das emissoras privadas;

IV. modelo de produção verticalizada e concentrada em poucos centros;

V. um grande atraso em relação ao desenvolvimento da televisão no resto do mundo, o que implicou em descompasso emtermos tecnológicos.

Estão corretas as opções:

Alternativas

ID
1097059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

Desde a década de 60 do século passado, quando surgiu a estilística do cinema direto/verdade, o documentário autoral passou a ser feito mediante enunciação por asserções dialógicas, de modo análogo ao drama.

Alternativas

ID
1097275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito aos fundamentos econômicos e políticos da indústria do audiovisual, à economia na mídia e às características econômicas do mercado cinematográfico e da televisão aberta, julgue os itens que se seguem.

O cinema e a televisão brasileiros se desenvolveram nas décadas de 70 e 80 do século XX, com apoio do Estado e de forma interdependente, em função da integração diagonal da cadeia do audiovisual.

Alternativas

ID
1165849
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Teorias elaboradas acerca das origens e funções da propaganda situam suas origens em fins do século XVI. Estaria referida à formação de missionários, aos quais competiria disseminar uma crença.

Por propaganda, pode-se então entender:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe essa? 

  • Sim, esse é o conceito inicial de propaganda, que vem do latim propagare, que se relaciona com o ato de plantar. A expressão foi utilizado pela igreja católica para propagar (plantar) a fé cristã.

    "A palavra “propaganda” tem a sua origem no latim “PROPAGARE”, que por sua vez era, inicialmente, de uso agrícola e designava o processo de reprodução das mudas das parreiras (plantas trepadeiras).

    Do sentido de ‘espalhar’ uma planta surgiu o de ‘espalhar’ ideias ou notícias. Em 1622, o Papa Gregório XV instituiu uma comissão de cardeais com o objetivo de difundir o catolicismo nos países não-católicos – a ‘Congregatio de Propaganda Fide’ (“Congregação para Propagar a Fé”). A partir de então, o termo passou a ser usual para qualquer grupo empenhado em difundir doutrinas políticas, religiosas, etc."

    https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-propaganda/

  • (...) tendo finalidades religiosas, políticas ou cívicas;

    Soou estranho - limitante


ID
1200112
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Falleiros (2003) conceitua editoração eletrônica como o ramo da computação gráfica voltado para a produção de peças gráficas e editoriais, tais como jornais, livros, revistas, catálogos e malas diretas. A tarefa de editorar não é nenhuma novidade, pois, pelos anos 700 d.C., os chineses e os coreanos já produziam peças. Depois, no século XVI, Johann Gutenberg criou os tipos móveis. Ottmar Megenthaler, em 1886, criou o linotipo, um equipamento que produzia páginas inteiras em metal reaproveitável. Evoluindo no tempo, chegamos ao século XX, quando foram utilizadas as técnicas de fotocomposição. Com o advento dos computadores na indústria, na década de 80, surgiu a editoração eletrônica, trazendo consigo novos equipamentos e, consequentemente, novas técnicas. Assinale a alternativa que define tecnicamente a fotocomposição.

Alternativas
Comentários
  • Fotocomposição é a composição tipográfica feita por projecção de caracteres sobre papel (ou película de filme) fotossensível.

     

    Esta tecnologia foi introduzida em 1944, mas só se impos nos primeiros anos do decénio de 1950. As duas primeiras fotocompositoras foram o aparelho francês Photon e o Fotosetter da empresa Intertype.

    A fotocompositora da Intertype ainda usava peças derivadas da Linotipia.

    Para as máquinas fotocompositoras mais evoluídas, os typeface masters eram uma película transparente. Uma luz focada projectava uma imagem destes glifos sobre papel fotográfico. Um sistema óptico ajustava o tamanho, escalando a fonte ao corpo pretendido.

    Se bem que a tecnologia da fotocomposição já tivesse sido introduzida em 1944, só nos primeiros anos do decénio de 1950 é que se impôs. Para estas máquinas, os typeface masters já não eram peças de metal, eram filmes, películas transparentes. Com luz devidamente focada, era projectada uma imagem dos glifos dispostos nesses masters ("font disc") sobre um papel fotográfico.

    Em poucos anos, a fotocomposição fez desaparecer as máquinas de composição (Linotype, Monotype, Intertype).

     

    Fonte: http://www.tipografos.net/tecnologias/fotocomposicao.html


ID
1217935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da história das comunicações no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

No Brasil, a base de assinantes de serviços digitais de TV por assinatura é superior à base de assinantes de serviços analógicos.

Alternativas
Comentários
  • Questão pegadinha. O cerne da questão está no termo "assinantes". Quem assina serviço analógico de TV? Os assinantes de parabólica, cujo sinal ainda é analógico. Logo, existem mais assinantes de Net, Vivo, Claro e Ski, que são digitais, do que assinantes de parabólica, que estão pulverizados pelo país, principalmente no interior. Quem lê rapído, como eu li,enxerga só "serviços analógicos" e acaba caindo na pegadinha.

  • Putss caí demaisss....pegadonaaa


ID
1217938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da história das comunicações no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

A Gazeta do Rio de Janeiro, embora editada e impressa em Londres, é considerada como o primeiro jornal brasileiro por dirigir-se especificamente ao público luso-brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Incorreto. O primeiro jornal brasileiro foi o Correio Braziliense lançado em junho de 1808. E sim, ele foi um jornal em língua portuguesa, porém era editado e impresso em Londres. A Gazeta do Rio de Janeiro foi lançado pouco tempo depois, em setembro do mesmo ano.

    "Enquanto isso, em 1º de junho de 1808, Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, natural de Colônia do Sacramento (atual território uruguaio), lançava o Correio Braziliense ou Armazém Literário – a primeira publicação regular livre de censura, em língua portuguesa. Foi publicada ininterruptamente até dezembro de 1822, sempre em Londres, sempre como mensário."

     

    fonte: http://www.anj.org.br/imprensa-brasileira-dois-seculos-de-historia-2/

  • De fato, A Gazeta é considerada como o primeiro Jornal brasileiro. Porém o que deixa a questão errada é falar que era editada e impressa em Londres, pois na verdade, o Correio Braziliense é que era.

    Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/o-primeiro-jornal-impresso-no-brasil/

  • Gabarito Errado

    Apesar de escrito e impresso em Londres, o Correio Brasiliense foi o primeiro jornal brasileiro. Ano 1808.

  • Correio Brasiliense - primeiro jornal do Brasil, editado e impresso em Londres, vinha para o Brasil em navios e era distribuído de forma clandestina.


ID
1218106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do histórico da informática e da Internet no Brasil, julgue o item que se segue.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR) é formado por representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Planejamento, de operadoras de backbone, dos usuários e da comunidade acadêmica.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

     

    A atual composição do CGI.br foi estabelecida pelo Decreto Nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, da Presidência da República. Integram o CGI.br, 9 representantes do setor governamental, 4 do setor empresarial, 4 do terceiro setor, 3 da comunidade científica e tecnológica e 1 representante de notório saber em assuntos de Internet.

    Decreto Nº 4.829, de 3 de setembro de 2003 

    Art. 2° O CGI.br será integrado pelos seguintes membros titulares e pelos respectivos suplentes:

    I - um representante de cada órgão e entidade a seguir indicados:

    a) Ministério da Ciência e Tecnologia, que o coordenará;

    b) Casa Civil da Presidência da República;

    c) Ministério das Comunicações;

    d) Ministério da Defesa;

    e) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;

    f) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;

    g) Agência Nacional de Telecomunicações; e

    h) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

    II - um representante do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia;

    III - um representante de notório saber em assuntos de Internet;

    IV - quatro representantes do setor empresarial;

    V - quatro representantes do terceiro setor; e

    VI - três representantes da comunidade científica e tecnológica.

     

    Fonte: http://www.cgi.br/membros/

     


ID
1218109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do histórico da informática e da Internet no Brasil, julgue o item que se segue.

A Internet foi criada a partir de um órgão conhecido como ARPAnet, que estava vinculado diretamente ao departamento de defesa americano.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Arpanet foi o nome da 'primeira internet'. ARPA é o nome do órgão que criou a ARPAnet.

  • O órgao era DARPA (Defense Advanced Research Project Agency). ARPANET era a rede de comunicação que usava comutação de packets entre nodes distintos

  • ERRADO, A ARPANET ou ARPANet foi, pode-se dizer, a "mãe" da Internet. Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.

  • A Arpanet é a construção de uma rede de computadores, não um orgão. Precisei errar para ver a pegadinha....

  • A internet foi criada por uma agência governamental chamada ARPA (Advanced Research Projects

    Agency), que realmente estava vinculada ao departamento de defesa americano. Já ARPANET foi

    a rede de computadores que deu origem a Internet. Em outras palavras, a questão só trocou o nome

    do órgão pelo nome da rede.

    Fonte: estratégia concurso

  • Gabarito: ERRADO

    A internet foi criada por uma agência governamental chamada ARPA (Advanced Research Projects Agency), que realmente estava vinculada ao departamento de defesa americano. Já ARPANET foi a rede de computadores que deu origem a Internet. Em outras palavras, a questão só trocou o nome do órgão pelo nome da rede

  • A Arpanet é a construção de uma rede de computadores, não um orgão

  • ARPA ORGÃO CRIADOR

    ARPANET REDE DE COMPUTAORES QUE DEU ORIGEM À INTERNET

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    A internet foi criada por uma agência governamental chamada ARPA (Advanced Research Projects Agency), que realmente estava vinculada ao departamento de defesa americano. Já ARPANET foi a rede de computadores que deu origem a Internet. Em outras palavras, a questão só trocou o nome do órgão pelo nome da rede.

    Gabarito: Errado 

  • Errado.

    A internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana ARPA, com o objetivo de conectar os computadores de seus departamentos de pesquisa, na década de 1960. Assim surgiu a ARPANET (rede privada dos EUA).


ID
1218118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do histórico da informática e da Internet no Brasil, julgue o item que se segue.

O nic.br tem o objetivo de desenvolver projetos que visem melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    O COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - CGI .br comunica ao público em geral que, em reunião realizada no dia 21 de outubro de 2005 e atendendo às atribuições que lhe confere o Decreto Nº 4.829 de 3 de setembro de 2003, aprovou proposta no sentido de que as funções administrativas relativas ao Domínio <.br>, como a execução do registro de Nomes de Domínio e a alocação de Endereços IP (Internet Protocol), sejam atribuídas ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC .br. 

    http://www.cgi.br/noticia/comunicado-ao-publico/413

  • CERTO,   Sobre o  NIC.br

    O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

     

  • Gabarito CORRETO

    O Estatuto do nic.br diz o seguinte:

    Art. 4º - O NIC .br tem por principais objetivos:

    I - o registro de nomes de domínio sob o DPN (Domínio de Primeiro Nível) .br;

    II - a distribuição dos endereços IPs (Internet Protocol);

    III - a operação de computadores, servidores e rede e toda a infra-estrutura necessária, de modo a garantir a boa funcionalidade da operação de registro e manutenção dos domínios sob o .br;

    IV - atender aos requisitos de segurança e emergências na Internet Brasileira em articulação e cooperação com as entidades e os órgãos responsáveis;

    V - desenvolver projetos que visem melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso,com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura;

    VI - fomentar e acompanhar a disponibilização e a universalização de serviços de Internet no país;

    VII - promover ou colaborar na realização de cursos, simpósios, seminários, conferências, feiras e congressos, visando contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino e dos conhecimentos nas áreas de suas especialidades.

    Fonte https://nic.br/estatuto-nic-br/


ID
1222543
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Marshall McLuhan foi um importante teórico da comunicação que estudou de modo detalhado os meios de comunicação e compreendeu a grande revolução empreendida pela invenção da prensa de tipos móveis de Gutenberg. Assinale a alternativa que apresenta a definição adequada de um meio de comunicação quente e de um meio de comunicação frio em acordo com a classificação de McLuhan.

Alternativas
Comentários
  • Segundo McLuhan,

    Meio quentes: (os que são caracterizados por dois sentidos ativos - CI-FO-RA-VA = CINEMA, FOTOGRÁFIA, RÁDIO, VALSA)

    Meio frio: (apenas um sentido é ativo - CA-LI-FA-DE-TE-TE = CARICATURA, LIVRO, FALA, DESENHO, TELEFONE, TELEVISÃO).

    Bons estudos!


ID
1329373
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com o aparecimento e o aumento gradativo da influência de novos meios de comunicação, ao longo do século XX, primeiro pelo rádio, depois pela televisão e, na última década, pela tecnologia digital, o jornal foi perdendo o lugar de fonte exclusiva de informação. A análise do impacto da tecnologia sobre as formas tradicionais da escrita implica o vastíssimo campo do jornalismo e da literatura. O acesso a obras, informações e produções culturais, de todos os tempos, é a grande inovação na área da comunicação. Essa função muda a relação com a leitura, com a informação, com a história. Leia as afirmativas a seguir.

I. O efeito das novas tecnologias vem acelerando a tendência à especialização entre as diferentes mídias e a fragmentação infinita de títulos, atendendo às demandas de setores, segmentos e grupos. Mas o jornal impresso conserva a sua formatação original em "mosaico", abrigando a pluralidade de assuntos, temas, enfoques que refletem os diversos segmentos em que se fragmenta a sociedade. Os outros produtos impressos, ao contrário, passam por um processo de segmentação em relação direta com a tendência da sociedade contemporânea a se organizar por grupos de afinidades - os novos meios digitais deram um imenso impulso a esse aspecto.

II. O excesso de informação, a fragmentação ad infinitum de dados oferecidos pela rede, impossibilitam a síntese, fragmentam a leitura, colocando em dúvida a veracidade dos acontecimentos. Com as novas configurações, decorrentes da entrada das mídias digitais, o jornal impresso se define por algumas das características que lhe eram implícitas, mas que só agora se afirmam de maneira positiva: a de seleção dos acontecimentos e de escolha dos conhecimentos científicos, teóricos e culturais a serem reportados.

III.Diante da oferta ilimitada de informação pela mídia audiovisual e digital, e pela multiplicação básica dos próprios jornais, revistas e impressos especializados, a grande questão da sociedade da informação está na possibilidade, ou não, de avaliação e validação dos fatos. O potencial do jornalismo impresso, na sociedade contemporânea, cada vez mais está ligado à sua credibilidade, sua ética em última instância.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • III. O potencial do jornalismo impresso, na sociedade contemporânea, cada vez mais está ligado à sua credibilidade, sua ética em última instância.

    Como isso tá certo?

  • Em resposta à Isabela, sim está correto. Com o advento das novas mídias e disseminação da internet a informação não está mais tão restrita. O grande problema informacional da atualidade é a credibilidade e veracidade das notícias, e por isso os jornais impressos têm reforçado a característica de serem fontes confiáveis de informação, impulsionando sua credibilidade em meio ao caos de notícias falsas.

  • "pela multiplicação básica dos próprios jornais, revistas e impressos especializados". Os jornais estão se multiplicando? Os jornais impressos estão se concentrando, como tendência anterior à internet, aliás.


ID
1437970
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O JC Online do Jornal do Comércio de Recife foi um dos primeiros sites do Brasil a colocar online o conteúdo de um jornal impresso, em 1994. Hoje, o portal JC investe em projetos multimídias que executam novas narrativas jornalísticas na web.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esse é aquele tipo de questão que você se pergunta "eu tenho mesmo que tentar resolver isso? O que a resolução desta questão agregará a minha vida?"

  • Isso é uma questão ou merchandising do tal JC Online?

  • http://www2.uol.com.br/JC/sites/LUTAPELATERRA/tensao.htm

  • "preferem não utilizarem" ???

    Como uma banca que escreve isso pode cobrar questões de Português?


ID
1599391
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale o período da história política do Brasil em que ocorreram importantes inovações na ação do Estado na área da cultura, tais como a criação do Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE), do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), do Instituto Nacional do Livro (INL) e do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).

Alternativas
Comentários
  • Em dezembro de 1939, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que era encarregado do aparato de censura e da propaganda oficial. Entre os meios de propaganda oficial estavam a criação de cartazes enaltecendo a figura de Vargas e os seus grandes feitos para o país. O DIP tornou obrigatória a foto do ditador em todos os ambientes comerciais (numa reprodução dos métodos implantados na Alemanha pelo ministro de propaganda nazista Joseph Goebbels, mentor de Filinto Muller, chefe de polícia do Distrito Federal e notório torturador.)[6]


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil


ID
1599424
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Durante o período ditatorial no Brasil, a arte brasileira, nos seus variados campos, tornou-se um instrumento de denúncia da situação política e social do país e de resistência contra a postura autoritária e violenta do regime militar. Influenciado por correntes de vanguarda e da cultura pop, surge, no final dos anos 60, o Tropicalismo, mitigando o caráter explicitamente político da arte da época e explorando uma linguagem inovadora para expressar dilemas mais identificados com a insatisfação da juventude. Fizeram parte desse movimento os seguintes artistas:

Alternativas
Comentários
  • TropicáliaTropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tropic%C3%A1lia


ID
1599610
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A emissora MTV, criada nos anos 1980, foi uma das pioneiras na propagação da estética do videoclipe. Considerada por muitos um símbolo da pós-modernidade, a estética do videoclipe caracteriza-se pelo hibridismo de referências e linguagens e assimilou ao longo dos anos elementos do rádio, do cinema, da literatura, da pop art, dos quadrinhos, dos games etc. Outra tendência importante, segundo Arlindo Machado, é a descontinuidade. É comum vermos videoclipes em que as “ideias tradicionais de sucessão e de linearidade já não são mais determinantes” (2005, p. 180). Desta forma, das características abaixo, quais configuram a maior parte dos videoclipes em termos estéticos?

Alternativas
Comentários
  • O texto traz pistas para eliminar algumas alternativas;

    Descontinuidade: exclui linearidade e continuidade


ID
1625398
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a história da comunicação governamental no Brasil, avalie os itens a seguir e assinale a informação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.

  • O DIP foi criado em 1939, e não em 1940, como assevera a alternativa C. E a primeira estrutura de comunicação governamental realmente ocorreu em 1909, no Governo Nilo Peçanha, no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Gostaria, por gentileza, da confirmação de que foi por meio de setor específico, ligado à Biblioteca. De qualquer maneira, entraria com recursos para anular a questão: 1939, e não 1940.

  • Puts, caí na data

  • Regy, a questão pede a alternativa incorreta.

    Bons estudos.


ID
1647550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da crônica, gênero da grande imprensa que ganhou destaque em meados do século XIX, julgue o item que se segue.

A crônica focaliza um tema restrito, perpassado por relatos de experiências pessoais do autor, que se utiliza de linguagem quase coloquial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    "Gênero menor, cujas fronteiras imprecisas confinam as do ensaio de ideias, do memorialismo, do conto e do poema em prosa, a crônica se caracteriza pela expressão limitada. Focaliza, via de regra, um tema restrito, em prosa amena, quase coloquial, onde repontam amiúde notas discretas de humor e sentimentalismo." 

     

    Livro: Melhores crônicas de Moacyr Scliar. Moacyr Scliar. Seleção e prefácio: Luís Augusto Fischer. São Paulo: Global, 2004.


ID
1684978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem de vídeo e televisão, julgue os seguintes itens.

A montagem de filmes para o cinema até a chegada do vídeo analógico e posteriormente digital era feita de forma não linear, com fita adesiva e tesoura, tudo sendo cortado e colado à mão.

Alternativas
Comentários
  • O tipo de montagem descrita na questão é a LINEAR ou ANALÓGICA.

    A edição linar é realizada em ilhas de edição  com equipamentos analógicos, que antecedem o computador e suas possibilidades digitais. Em geral segue uma sequência cronológica editando as cenas conforme o cronograma de gravação, utilizando-se de alguns vídeos cassetes (mínimo de três, sendo um player, um recorder e um terceiro - que controla os dois - o Edit controller). 

  • A questão está errada. O tipo de edicao descrito era do tipo linear.

  • A assertiva descreve a edição linear. Esse gabarito está errado.

  • Gabarito estranho mesmo...é linear


ID
1685020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propósito da transição do sistema analógico para o digital, julgue os próximos itens.

Em função dos avanços na tecnologia de armazenamento do computador, tornou-se possível, já no final dos anos 1980, digitalizar as imagens dos filmes diretamente no disco rígido do computador.

Alternativas

ID
1705609
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No Brasil, o uso de meios de comunicação, como interface no trabalho educativo sobre saúde, deve:

Alternativas

ID
1720369
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

“Desde 1965, quando surgiram as primeiras câmeras de vídeo acopladas a gravadores portáteis, que utilizavam, por sua vez, fitas de pequena bitola (meia polegada em sistema de rolo e três quartos de polegada em cassete), uma espécie de televisão privada tornou-se realidade, abrangendo o ciclo completo de produção e exibição em circuito fechado. (...) A simples disponibilidade desse equipamento abriu espaço para o nascimento de um número incontável de pequenas televisões diferenciadas, possibilitando a indivíduos ou grupos ativos cultural e politicamente produzir seus próprios programas em circuito fechado.”

(MACHADO, Arlindo. Notas sobre uma televisão secreta. In LIMA, Fernando Barbosa. Televisão & vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985, p. 54)

Em função do que diz o autor, é correto afirmar que a produção de “programas em circuito fechado" adotou linguagens que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Porque não é a C?

    Desde 1965, quando surgiram as primeiras câmeras de vídeo acopladas a gravadores portáteis, que utilizavam, por sua vez, fitas de pequena bitola (meia polegada em sistema de rolo e três quartos de polegada em cassete), uma espécie de televisão privada tornou-se realidade, abrangendo o ciclo completo de produção e exibição em circuito fechado. (...) A simples disponibilidade desse equipamento abriu espaço para o nascimento de um número incontável de pequenas televisões diferenciadas, possibilitando a indivíduos ou grupos ativos cultural e politicamente produzir seus próprios programas em circuito fechado.”

    O que mais se destaca no texto é a tecnologia e não a questão do circuito fechado em sí

    C) privilegiaram a expressão típica dos interesses centralizados e do grande capital.( Esses caras não querem a todo momento a centralização da informação eles querem  muitas vezes a massa....O Problema aqui é a palavra típica que da sentido de usual, padrão...Não é um padrão tá...Tinham os momentos que havia centralização e momentos que não.... Cuidado com palavras que excluem demais possibilidades, isolamento de ideias normalmente está associado a resposta errada)


ID
1736443
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Enquanto nos Estados Unidos o surgimento dos portais se deu em virtude da evolução dos sites de busca, no Brasil, os sites de conteúdo surgiram dentro das empresas jornalísticas. O primeiro foi o do Jornal do Brasil, criado em maio de 1995, seguido pela versão eletrônica do jornal O Globo.
Quanto à produção de conteúdo, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão poderia ter sido anulada ou o gabarito modificado para a letra C, pois, na realidade, a quarta fase (quarta geração) é que prioriza o jornalismo colaborativo e os bancos de dados. Na terceira geração, está a interatividade, customização, pernonalização, herpertextualidade, multimidialidade, convergência, instantaneidade, atualização contínua, memorização. Na segunda geração, há uma semi-transposição, mas já levando em consideração algumas característica da internet e na primeira geração, havia apenas a simples transposição do conteúdo impresso para a internet.

  • Questão velha, desatualizada


ID
1776853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à comunicação pública, julgue o item que se segue.

O ouvidor, que atuou durante o período colonial brasileiro, pode ser considerado antecessor dos modernos ombudsmen.

Alternativas
Comentários
  • Embora ainda tenha suas funções e implicações desconhecidas por grande parte do público, a figura do ouvidor, ou ombudsman, é antiga. Surgiu na Suécia, ainda no século XVI, a pedido do Rei Carlos XII, que desejava fiscalizar o andamento das atividades do reino, designando para isso um profissional que analisaria e avaliaria processos e serviços. 

    Segundo a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), copiando os moldes suecos, o Brasil já se valia da figura do ombudsman no Período Colonial, mantendo um representante do Imperador junto à população. 

  • Bom, o que eu penso pouco importa à Banca, mas é forçar muito a barra comparar a figura do ouvidor do período colonial ao "limitado" ombudsmen. O ouvidor tinha um papel muito mais abrangente e próximo à sociedade. Aliás, no período colonial a imprensa era proibida no Brasil. O ombudsmen age em temas referentes ao veículo de comunicação no qual trabalha. E tem mais, nos dias atuais o papel do ombusdmen no Brasil ainda é extremamente discreto. A figura do ouvidor tinha um papel quase de gestor público, representante (e fiscal) do Rei.

    Alguém teria alguma referência bibliográfica ou argumentação que ajudasse a criar uma relação mais direta ou próxima entre ambos - ouvidor e ombusdmen?

  • Em um pesquisa simples na internet, achei a seguinte definição: "É um cargo profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa com a função de receber críticas, sugestões e reclamações". Ou seja, o trabalho remete as funções de um ouvidor.

  • Embora reconheça muita propriedade nas observações do Marcelo Neves, a verdade é que, na razão de ser, as duas funções prestam-se à mesma finalidade: "ouvir" (reclamações, sobretudo). Ambas, portanto, têm a mesma essência.


ID
1837510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Cultura é um dos mais complexos e abrangentes conceitos estudados pelas ciências sociais. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que é a transmissão de valores e símbolos culturais às gerações que garante a convivência social.

Alternativas

ID
1837552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito das políticas públicas e das políticas culturais.

Uma das primeiras leis de incentivo à cultura do Brasil após o período da denominada ditadura militar, a chamada Lei Sarney (1986), foi revogada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, o que marcou o início de um processo de desmonte da cultura, o qual preservou apenas a FUNARTE e a EMBRAFILME.

Alternativas
Comentários
  • Resposta ERRADO

    O ex presidente   Fernando Collor de Mello, não preservou nada. Quem preservou foi Itamar

     


ID
1857442
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Se a invenção do telégrafo com fio é atribuída a Samuel Morse e o telefone com fio a Graham Bell, discute-se o pioneirismo de Marconi quanto à radiotelefonia. Registros históricos indicam que, enquanto o italiano Marconi comprovara a transmissão de sinais em código Morse à distância, sem o auxílio de fios condutores, um cientista brasileiro ia além, ao transmitir a voz humana, músicas e ruídos, no final do século XIX. O texto acima se refere à seguinte personalidade brasileira:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Padre Landell de Moura

    É considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914. Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell é o patrono dos radioamadores do Brasil.

    A Fundação Educacional Padre Landell de Moura foi assim batizada em sua homenagem, assim como o CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) instalado em Campinas-SP pela Telebrás em 1976 denomina-se Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Pe. Roberto Landell de Moura. O Exército Brasileiro em homenagem ao insigne cientista gaúcho, concedeu em 2005 a denominação histórica de "Centro de Telemática Landell de Moura" ao 1° Centro de Telemática de Área, organização militar de telecomunicações situada na cidade de Porto Alegre.

    Na verdade ele foi nos EUA e patentiou tudo que viu...rsrs..É verdade rsrs

  • Falou em telégrafo, no Brasil, lembre-se de "Roberto Landell de Moura".

  • Letra C

    O padre Landell de Moura foi um dos primeiros brasileiros a desenvolver conhecimentos relacionados à radiotransmissão no nosso país: ele conseguiu criar um aparelho que fazia a transmissão de sinais em uma distância de cerca de 8km, sem o uso de fios. Assim, ele estudava o uso de ondas eletromagnéticas para transmitir sons, o que foi o início do telefone sem fio e, posteriormente, do rádio no nosso país. Assim, o experimento foi um importante marco para o nosso avanço tecnológico.

    Fonte: prof Julia Branco - Estratégia


ID
2011765
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Ministério das Comunicações publicou a portaria nº 378, que estabeleceu um novo cronograma de transição do sinal de TV analógico para o digital no Brasil. Pela nova portaria, a capital Brasília e cidades do entorno vão fazer a mudança em outubro deste ano. No decorrer de 2017 será a vez de todas as capitais do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória) e cidades do Nordeste como Salvador, Recife e Fortaleza. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que contém a data exata da primeira transmissão digital em nosso país.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Informação de extrema irrelevância, mas vamos lá. "A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, às 21h20, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo."

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_digital_no_Brasil

  • Que banca do mal! Cobrar decoração de data e o decorar ordem de artigo é muita falta de atenção às atualidades dos concursos públicos. Coisa da tia Maricota!

  • Típica questão imbecil,  que não testa conhecimento nenhum do candidato 

  • Estou fazendo as questões dessa prova e estou simplesmente revoltado com tamanha estupidez! 

  • Ô banquinha pra fazer perguntinhas vagabundas, hein?

     

  • Aff....


ID
2113297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.

A utilização de redes sociais representa uma forma poderosa, rápida e de baixo custo para a prática profissional do publicitário, para quem é mais adequada a criação de fanpages do que perfis para a atuação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Artigo de empresa. É comercial, mas tem explicação institucional, bastante isenta:

     

    8 motivos para sua empresa possuir uma página de fãs e não um perfil no Facebook

     

    http://www.estrategiadigital.com.br/blog/rede-social/8-motivos-para-sua-empresa-possuir-uma-pagina-de-fas-e-nao-um-perfil-no-facebook/

  • As fanpages se firmaram e mostraram a força que têm de fazer com que o conteúdo das empresas alcance pessoas de vários cantos do Brasil e do mundo. Apesar disso, muitos empresários ainda se mantêm resistentes à ideia e continuam alimentando perfis de seus negócios, ao invés de migrarem para o formato próprio para esse tipo de trabalho, que é muito mais vantajoso.

    Antes de tudo, a questão legal

    Consta no regulamento da rede social que apenas pessoas podem criar um perfil. Às empresas cabe a fanpage, cuja proposta é outra bem diferente e bem mais atraente. Se no perfil só é permitido aceitar até 5.000 amigos e a fanpage pode receber números incontáveis de fãs, não há razão que explique a preferência por um perfil com um enfoque empresarial, digamos, ao invés de uma página oficial que tem o mesmo propósito, mas é, tecnicamente, muito mais vantajoso. Para que se contentar com esse número restrito? Por que não optar pela fanpage e permitir que um número ilimitado de pessoas curta e acompanhe de perto as ações da sua empresa?

    Possibilidade de fazer marcações

    No perfil, esta função é limitada, visto que apenas os amigos conseguem marcar um outro perfil. Marcações de fanpages, por sua vez, podem ser feitas tanto pelos fãs quanto por outras páginas. A mesma coisa acontece com os check-ins, uma ação muito importante que ajuda a disseminar a sua empresa na rede.

    Investimento em anúncios

    Quando o assunto é aumentar a audiência, a página também apresenta vantagens. Os anúncios podem se dar de diversas formas e todas elas representam oportunidades de se conectar e de se comunicar com um número maior de pessoas. Promover a página, aumentar o número de conversões do site, motivar que as pessoas baixem o aplicativo da empresa e impulsionamento de publicações são apenas alguns exemplos de como os anúncios podem ser muito bons para fortalecer uma marca dentro do Facebook. No perfil, isso não é possível.

    Material para relatórios de desempenho

    As fanpages fornecem dados de desempenho que são fundamentais para direcionar quais ações são as mais interessantes para uma empresa dentro da rede social. Que tipo de publicação costuma ter maior repercussão? Quais foram os números de interações obtidos? E os alcances? E as impressões? Como estão as suas taxas de engajamento? Estas e outras perguntas são respondidas e apontam o melhor caminho a seguir. Apenas as páginas lidam com esses dados.

    Gerenciamento em várias mãos

    A administração de uma página não se limita a uma só pessoa. Ela pode ser compartilhada entre várias de uma mesma equipe. Cada pessoa, através de seu próprio perfil, tem acesso aos dados de desempenho da página, bem como tem a permissão para lançar ou programar as publicações. Vale ressaltar, portanto, que o poder que cada um tem nesse processo de gerenciamento pode ser limitado e isso é previamente definido.

    Fonte: https://www.agenciatsuru.com.br/blog/fanpage-x-perfil-para-as-empresas/

  • Concordo. Pensei a mesma coisa assim que resolvi. questão mal redigida.


ID
2113300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.


A mídia digital possui alcance capilar intangível e se relaciona com elementos tecnológicos, na maioria das vezes. Os parâmetros de mensuração de seu retorno de mídia normalmente são diferentes dos aferidos em divulgação tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Como assim "intangível", se uma das principais características é o controle, a possibilidade de medir, aferir, analisar...? Alguma alma solidária poderia esclarecer?

  • Marcelo,

    Apesar de haver formas de se mensurar o retorno/ influência/ aceitação de determinadas marcas/serviços/ produtos/ opiniões, a mídia digital de fato não é totalmente objetiva quanto ao seu alcance, porque há muitas variantes: usuários com diferentes perfis, públicos heterogêneos no que diz respeito a muitos aspectos, sejam eles econômicos, sociais, culturais, etnográficos e por aí vai... isso sem contar que embora a mídia digital seja uma realidade robusta, a exclusão digital também é um fato. E isso por si só já justifica o que a questão diz, quando afirma que os parâmetros costumam ser diferentes daqueles aferidos em divulgações tradicionais. 

    Espero tê-lo ajudado.

    Bons estudos.

  • Obrigado, Olívia. Ajudou sim. No entanto, acho que 'a chave da questão' está no trecho 'na maioria das vezes' e 'normalmente'. Precisamos ter cuidado com a base de nossas considerações. Entendi a sua lógica de raciocínio, mas uma das características da tecnologia é controlar, mensurar... em um nível muito mais aprofundado que o impresso, por exemplo. Dizer que é intangível é forçado. Com o Google Analytics, por exemplo, podemos mapear quem clicou em um link, onde, quanto tempo permaneceu, localização geográfica do IP... Enfim.


ID
2113303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.

Grande velocidade e armazenamento de dados sem destinação são fatores dominantes em todas as áreas da mídia digital, o que facilita a participação do usuário.

Alternativas
Comentários
  • "Sem destinação"? Acho que o erro está aí.


ID
2113306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.

O marketing online facilita a transmissão da mensagem sem evidenciar as falhas na comunicação nem aumentar a responsabilidade do publicitário a respeito do conteúdo publicado.

Alternativas
Comentários
  • Aumenta a resposabilidade porque de uma hora pra outra pode viralizar e atingir grandes públicos.

  • O marketing online:

    - facilita a transmissão da mensagem;

    - evidencia as falhas na comunicação  e 

    - aumenta a responsabilidade do publicitário a respeito do conteúdo publicado.

     


ID
2113309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.


Na comunicação online, a segmentação do público é mais precisa que na comunicação tradicional.

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas por oferecer inúmeras vantagens, tais como:

     

    Maior Segmentação: somente através de campanhas online é possível criar mensagens diferentes para cada um dos públicos-alvo da empresa, indo muito além dos itens padrão como faixa etária, cidade e classe social. No marketing digital é possível segmentar ao extremo: desde hábitos de consumo até gostos e locais que frequenta;

    Grande Alcance: não existem barreiras online, então a presença na web garante exposição da marca a pessoas do mundo todo. Se o objetivo da empresa é expandir o negócio para outros bairros, cidades ou até mesmo países, então ter uma boa presença na rede é imprescindível;

    Rápido: ao contrário dos meios offline, as ações de marketing digital têm resultados instantâneos, pois o consumidor pode realizar a compra em poucos minutos, de qualquer lugar;

    Mensurável: é possível medir os resultados com precisão e em tempo real, acompanhando quais ações estão gerando resultados positivos para a empresa;

    Ajustável: se perceber que uma determinada ação não está tendo bons resultados, é possível ajustá-la ou removê-la imediatamente, impedindo que a empresa perca dinheiro;

    Poder de Viralização: se a empresa tiver um bom conteúdo, as chances de as pessoas compartilharem com amigos e conhecidos é enorme. Isso aumenta a exposição da marca, impactando um público novo e diferente, com um custo muito baixo.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/marketing-tradicional-vs-marketing-digital/


ID
2113312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.


Sítios de relacionamento não constituem comunidades virtuais.

Alternativas
Comentários
  • As comunidades virtuais são redes virtuais de comunicação interativa, em interesses compartilhados. Com o passar dos anos o ser humano aprendeu FICAR EM grupos, assim nascendo as primeiras comunidades, ENTAO civilizações. Esses grupos humanos definiram formas de expressar valor moral e cultural. Com as novas tecnologias, grupos de sujeitos ligam-se por vínculos não formalizados, com características comuns, formando-se as comunidades virtuais.  De fato, as comunidades virtuais SAO grupos de pessoas interconectadas em busca da inteligência coletiva.


ID
2113315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.

Os softwares wiki, que, por meio de alterações sucessivas, permitem a construção coletiva de conhecimento, garantem a veracidade de informações.

Alternativas
Comentários
  • A construção coletiva é justamente o que compromete a veracidade das informações.

  • Talvez a melhor justificativa seja o fato de que a veracidade das informações fique comprometida até que outra pessoa acesse a página e contraponha a informação anteriormente incluída. Ou seja, não é que a contrução coletiva comprometa, pois a história está cheia de manipulações feitas por fontes oficiais únicas. Os próprios comentários do QC é um exemplo de construção coletiva bem-sucedida.

  • "garantem a veracidade de informações", não a toa, o Wikipedia modifica regularmente informações inseridas. Já fiz um trabalho sobre isto, criando um conceito de um atleta de futebol que nunca existiu. Em 10 dias o jogador fictício estava fora do ar. Esta colaboração coletiva é justamente o que deixa o Wiki sem veracidade, ou melhor, sem poder ser uma fonte 100% confiável.

  • Os softwares wiki, que, por meio de alterações sucessivas, permitem a construção coletiva de conhecimento E NÃO garantem a veracidade de informações.


ID
2236231
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Televisão, como meio de comunicação, é resultado de uma série de experimentos e descobertas científicas desde o século XIX. Em relação a esse processo histórico, o padre Roberto Landell de Moura teve importante participação por

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • No dia 3 de junho de 1900, a Avenida Paulista de São Paulo presenciou uma cena que deveria ter entrado para a história. Lá, Roberto Landell de Moura (1861-1928), um padre brasileiro, reuniu a imprensa e autoridades para demonstrar publicamente um experimento científico que ela já realizava com sucesso. Landell, por meio de um aparelho inventado por ele, enviou sinais telegráficos e transmitiu a voz humana a uma distância de 8 km – sem o auxílio de fiospor ondas eletromagnéticas, algo sem precedente na história e extremamente avançado à época. Nessa época, a transmissão por fio já estava dominada e cientistas do mundo todo buscavam a transmissão via ondas eletromagnéticas, ou seja, sem o uso de fios.

    No entanto, o homem que, pouco depois, foi chamado de o inventor do rádio, em vez de ser o brasileiro Landell, foi o cientista italiano Guglielmo Marconi. Marconi ficou com a fama – e o Nobel de Física – por ter realizado o feito. Porém, documentos e correspondências oficiais do período revelam e comprovam que, antes de Marconi, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928) já havia desenvolvido o telégrafo sem fio e o telefone sem fio.

    As descobertas do sacerdote-inventor foram divulgadas pelos principais jornais daquela época, no entanto, padre Landell não conseguiu nem patentear nem produzir comercialmente seus inventos no Brasil: o “teletíton” (telégrafo sem fio), o “teleauxiofone” (telefonia com fio, microfone e alto-falante), o “transmissor de ondas”, o “edífono” (purificador de voz) e o “caleofone” (intercomunicador de voz).

    Fonte: https://m.epochtimes.com.br/padre-roberto-landell-de-moura-o-brasileiro-que-inventou-o-radio/

  • Gabarito: letra A

    O padre Landell de Moura foi um dos primeiros brasileiros a desenvolver conhecimentos relacionados à radiotransmissão no nosso país: ele conseguiu criar um aparelho que fazia a transmissão de sinais em uma distância de cerca de 8km, sem o uso de fios. Assim, ele estudava o uso de ondas eletromagnéticas para transmitir sons, o que foi o início do telefone sem fio e, posteriormente, do rádio no nosso país. Assim, o experimento foi um importante marco para o nosso avanço tecnológico.

    Fonte: prof Julia Branco - Estratégia


ID
2236234
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os estudos teóricos sobre a Comunicação de Massa datam do início do século XX. As correntes de pensamento se alinharam em torno de escolas que marcaram essas pesquisas nos principais centros ao redor do mundo. Em relação às correntes de pensamento, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Gregory Bateson
2 - Walter Benjamin
3 - Edgar Morin
4 - Richard Hoggart
5 - Marshall McLuhan
( ) Escola de Birminghan (Inglaterra)
( ) Escola Francesa
( ) Escola Canadense
( ) Escola de Palo Alto (Califórnia – EUA)
( ) Escola de Frankfurt (Alemanha)
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Leitura sugerida: https://www.todamateria.com.br/teorias-da-comunicacao/

  • (4 ) Escola de Birminghan (Inglaterra) - Richard Hoggart

    (3) Escola Francesa - Edgar Morin

    (5 ) Escola Canadense - Marshall McLuhan

    (1 ) Escola de Palo Alto (Califórnia – EUA) -Gregory Bateson

    (2 ) Escola de Frankfurt (Alemanha) -Walter Benjamin


ID
2236249
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No percurso da comunicação organizacional em âmbito internacional, um dos principais estudiosos do assunto, Gaudêncio Torquato, destaca as fases que marcaram a evolução dessa comunicação. Sobre o tema, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "Torquato considera que, no âmbito internacional, podemos dizer que duas fases marcaram a evolução da comunicação organizacional: a década de 1950, que praticamente se concentrou na ênfase ao produto, deixando a imagem das organizações para segundo plano"

    FONTE:

    Aspectos históricos da recepção do conceito de comunicação organizacional no Brasil

    Priscila Moura de MATOS - Jornalista, especialista em Comunicação Pública Antonio Teixeira de BARROS – Doutor em Sociologia (UnB), Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados, Distrito Federal Cristiane Brum BERNARDES – Doutoranda em Ciências Políticas (UnB), Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados, Distrito Federal Maria Érica de OLIVEIRA LIMA – Doutora em Comunicação Social, professora Adjunta da UFRN, Rio Grande do Norte


ID
2272582
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em sua obra “Introdução à Comunicação Empresarial”, Juarez Bahia propõe que o processo informativo, a partir da sociedade industrial, evoluiu para um processo cultural que requer níveis de participação ou interação. Dentro dessa ótica podem-se considerar os seguintes princípios:
I. A palavra comunicação (do latim communicare) quer dizer partilhar, associar, tornar comum.
II. A comunicação de massa – basicamente dirigida a um público amplo, heterogêneo e anônimo – requer vínculos técnicos, desde uma economia de mercado a fontes organizadas.
III. A comunicação de massa atua para satisfazer uma audiência, mas também para desempenhar funções intermediárias, mediadoras ou esclarecedoras no processo de controle social.
IV. Os meios de informação se tornam mais eficientes, quando atuam de maneira dissociada e independente, cada qual priorizando suas especifidades.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações por meio de jornais, televisão, rádio, cinema e Internet, os quais formam um sistema denominado 'mídia'. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.

     

    As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes. A comunicação humana pode ser classificada em dois aspectos distintos, sendo desenvolvida em vários campos de naturezas diferentes, quais sejam: a comunicação em pequena escala e a comunicação de massa.

     

    Nos dois casos, o ser humano começou a lidar com ferramentas para auxiliar e tornar potente o processo de produzir, enviar e receber mensagens. A tecnologia se tornou aliada de tal comunicação humana, passando a participar da rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento.

  • GABARITO: LETRA D

     

    I · (CERTA) Derivada do latim communicare, a palavra comunicação quer dizer partilhar, repartir, trocar opiniões, associar, tornar comum.

     

    II · (CERTA) A comunicação de massa - basicamente dirigida a um público amplo, heterogêneo e anônimo - requer vínculos técnicos, desde uma economia de mercado a fontes organizadas. 

     

    III ·(CERTA) A comunicação de massa atua para satisfazer uma audiência, mas também para desempenhar funções intermediárias, mediadoras ou esclarecedoras no processo de controle social. 

     

    IV · (ERRADA) Os meios de informação tornam-se mais eficientes se atuam cumulativamente, associando suas mensagens a influências de outras instituições. São mais produtivos se mais cooperativos, e não quando agem isolada ou arbitrariamente. 

     

    Livro: Introdução à Comunicação Empresarial. Juarez Bahia. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.


ID
2295628
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A chegada da imprensa no Brasil ocorreu tardiamente. Nesse período, o Brasil ainda não tinha meios próprios para a impressão de jornais. Acerca desse tema, entre os primeiros jornais brasileiros, é correto citar a (o)

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada: o primeiro jornal do Brasil foi o Correio Braziliense, funcionou de 1808 a 1822, com periodicidade mensal. Era impresso em Londres e seu editor era Hipólito José da Costa. 

    A Gazeta do Rio de Janeiro (Rio-1808) e a Idade D'ouro no Brasil (Bahia-1811) eram impressos no Brasil mas não são conceituados com conteúdo jornalístico pois seu conteúdo era apenas de atos e informes do Governo, uma espécie de diário oficial da época. Apesar de se declarar como independente, a Gazeta do Rio de Janeiro, dirigida por frei Tibúrcio José da Rocha, apresentava conteúdo exclusivamente de notas da corte real.

    A questão mistura as duas coisas perguntando do jornal que não era impresso no país por não ter meios próprios, mas sem dar essa opção. O Mosquito é um jornal caricatural de 1871 e o Globo é um jornal já da era moderna do jornalismo no Brasil (1911). Portanto, segundo o enunciado, todos os itens são falsos.

    Para casar o enunciado com o gabarito dado, letra d, teria que se retirar essa frase da pergunta: "Nesse período, o Brasil ainda não tinha meios próprios para a impressão de jornais. "- 

  • Desculpe, Sibele, mas a questão apenas pergunta sobre os primeiros jornais BRASILEIROS, e o Correio não era brasileiro, era inglês. As duas primeiras frases do enunciado são apenas motivadoras e não fazem parte da pergunta.

  • letra d

    A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal impresso do Brasil. O primeiro exemplar foi publicado em 10 de setembro de 1808.

     

    O período entre 1890 e 1920 é conhecido inclusive como Era De Ouro dos Jornais.

     

    Idade d’Ouro do Brasil

    Publicado em Salvador, foi o primeiro jornal a ser impresso na então Província da Bahia. Com quatro páginas, circulou às terças e sextas-feiras, no período de 14 de maio de 1811 a 24 de junho de 1823. Foi apenas um coadjuvante no processo de consolidação de uma cultura científica no país, publicando esporadicamente artigos ligados ao desenvolvimento científico e tecnológico.

    Tinha uma linha editorial conservadora, defendendo o absolutismo monárquico português.

  • O primeiro jornal que a Imprensa Régia foi autorizada a imprimir, marcando assim o início da imprensa no Brasil, foi a Gazetta do Rio de Janeiro. Sua circulação em 10 de setembro de 1808, como uma espécie de Diário Oficial - dirigida por Frei Tibúrcio José da Costa.


    Fonte: pdf Estratégia Concursos

  • Letra D

    Uma dica para resolver essa questão é lembrar que o Correio Braziliense é um jornal importante para a história do nosso país, mas que NÃO é considerado um jornal brasileiro (por ter sido editado em Londres e distribuído de forma clandestina).

    Assim, o primeiro jornal a ser impresso e 100% produzido no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808. Ademais, o primeiro periódico publicado na Bahia foi o Idade d`Ouro do Brasil, a partir de 1811 e é, portanto, um marco na história do nosso jornalismo impresso.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
2295631
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O rádio no Brasil começou, de forma amadora, nos anos 1920. Em 1922, foi realizada a primeira transmissão no País. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma característica desse período.

Alternativas
Comentários
  • A primeira transmissão radiofônica oficial brasileira foi registrada em 1922, como parte das comemorações do Centenário da Independência. No ano seguinte, Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Poucas emissoras surgiram até a próxima década, quando a atividade foi impulsionada pelo governo Vargas. À época dessa primeira transmissão, o serviço de radiodifusão era visto como mero transmissor de mensagens de repercussão instantênea.

    Fonte: pdf estratégia

  • A primeira transmissão radiofônica oficial brasileira foi registrada em 1922, como parte das comemorações do Centenário da Independência. No ano seguinte, Roquette Pinto e Henrique Morize fundam a primeira emissora brasileira: Rádio Sociedade do Rio de JaneiroPoucas emissoras surgiram até a próxima década, quando a atividade foi impulsionada pelo governo Vargas. À época dessa primeira transmissão, o serviço de radiodifusão era visto como mero transmissor de mensagens de repercussão instantênea.

    Fonte: pdf estratégia

  • Não encontrei em nenhum lugar que as emissoras "eram fundadas por grupo de amigos."...acho que aí há uma extrapolação.


ID
2304361
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ideia de que propaganda e publicidade não são sinônimos motivou diferentes definições conceituais ao longo do século XX. Pensando que essa diferença existiu, e em alguns lugares continua sendo importante, propaganda

Alternativas
Comentários
  • Em muitas culturas a palavra "propaganda" não está associada à publicidade mas sim a uma propagação idealista mais política, como se deu no caso da propaganda nazista.


ID
2320930
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação é o canal pelo qual os padrões de vida, as noções morais, a cultura e as regras sociais são transmitidos. A comunicação é fundamental para a vida social, pois

Alternativas

ID
2320939
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação de massa é a grande difusora de valores, ideias e identidades. O cinema, o rádio e a televisão podem ser responsáveis por criar ou transformar a realidade no cotidiano de seus públicos, cristalizando neles um juízo ou uma imagem sobre uma determinada cultura. Sobre as representações culturais na comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2341714
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos anos 1990, uma determinada ferramenta surgiu e começou a mudar aos poucos a maneira como os usuários se relacionavam com as notícias na Internet, permitindo tempos depois uma maior personalização da experiência da leitura. O recurso em pauta é denominado

Alternativas

ID
2492740
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O clássico esquema tricotômico de comunicação representado por fonte (a pessoa que fala), mensagem (o discurso que pronuncia) e receptor (a pessoa que escuta) foi apresentado por

Alternativas
Comentários
  • O modelo de Lasswell é uma AMPLIAÇÃO do modelo de Aristóteles descrito na questão.


ID
2530741
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em 1936, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro inclui na programação trechos de radioteatro entre os números musicais. Em 1937, é inaugurado o Teatro em Casa. Somente em 1941, vai ao ar a primeira radionovela, Em busca da Felicidade , que dura três anos. [...] Era o início dessa mania brasileira, eternizada pelas TVs. A televisão aprende com o rádio como fazer novelas. A versão da TV Tupi de O Direito de Nascer , que vai ao ar em 1965, teria alcançado 73% de índice de audiência no Rio de Janeiro.” A produção audiovisual constitui-se por um trabalho de equipe, em que cada integrante realiza suas atividades em diferentes momentos, quais sejam, respectivamente:

Alternativas

ID
2592118
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Porto Ferreira - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em 1906, o jornalista norte-americano Ivy Lee deixou de lado a atividade jornalística para criar o próprio escritório em Nova Iorque, sendo considerado um dos precursores entre assessores de imprensa. Entre seus principais clientes, a partir de 1914, figuram um magnata do mundo dos negócios e suas empresas, que tinham uma imagem ruim perante a sociedade e o meio empresarial. O trabalho de Lee conseguiu reverter e melhorar a imagem das empresas da família

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    Tido como o pai das Relações Públicas, o jornalista tornou-se assessor do ilustre John D. Rockefeller em 1914 e se projetou como grande profissional durante seu trabalho para a Pennsylvania Railroad Company, representando também toda a família Rockefeller.

    Ruínas de Ludlow após o massacre

    Naquele momento, a tradicional família ligada ao petróleo estava sendo muito criticada pela opinião pública por conta do conflito entre mineiros e as forças militares do colorado que ficou conhecido como o Massacre de Ludlow. O conflitou resultou na morte de 19 a 26 pessoas, incluindo duas mulheres e 11 crianças.[3] Lee alertou à Família Rockefeller que eles estavam perdendo suporte popular e desenvolveu uma estratégia para Rockefeller Junior executar, a fim de recuperar seu prestígio com a classe trabalhadora. Parte do plano elaborado por Lee foi enviar Junior pessoalmente para conversar com os mineradores e suas famílias, inspecionar suas condições de trabalho, suas casas, e especialmente ouvir suas queixas pessoais. A estratégia atraiu a atenção da mídia, que passou a divulgar uma versão mais humanizada da Família Rockefeller

    (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ivy_Ledbetter_Lee) 

     


ID
2672053
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a reconfiguração do rádio no cenário de crescente convergência midiática, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Mais alguém achou estranha essa letra D?

    "as emissoras de rádio continuam fortemente locais e competem hoje pela atenção de ouvintes com estações de outras praças e mesmo de outros países, disponíveis a um clique no browser do computador ou em múltiplos aplicativos para smartphones."

  • Monica, entendo a sua confusão. De fato, a princípio parece contraditório. Mas, e é só um palpite, veja :


    - As emissoras de rádio continuam fortemente locais porque há emissoras em quase todas as mais de 5 mil cidades brasileiras, por vezes mais de uma. E essas emissoras são pequenas, com pequeno alcance de antena e comercial, disputando a conta do açougue da esquina. E claro que sua cobertura jornalística é majoritariamente local.


    - No entanto, basta que estejam também na web para estar competindo pela atenção de outras praças e mesmo de outros países.


    Portanto o item é verdadeiro, não sendo a resposta correta.

  • Essa alternativa é uma transcrição literal de um trecho da obra Rádio e Mídias Sociais, do autor Marcelo Kischinhevsky, pág. 17 do livro. Portanto, a assertiva está correta.


ID
2676640
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A partir do advento da tipografia, tornou-se possível reproduzir um número expressivo de cópias. O mercado editorial despontou como um filão a ser explorado e os principais centros urbanos do continente europeu trataram de ter uma tipografia, de preferência sob a égide de um impressor germânico.


Sobre o processo de produção do livro em escala industrial, infere-se que:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    Em abril de 1710 foi promulgado pela rainha Ana da Inglaterra o “Copyright Act”, que proibia a reprodução das obras e dava aos autores o direito exclusivo sobre seus trabalhos inéditos por um prazo de 14 anos.

  • Tipografia é a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. É o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento. É a escrita, mecanizada, informatizada e/ou digitalizada, que pode ser editorada, moldada, emendada e destinada a reproduzir-se por meios artificiais.

    Com a invenção da prensa de tipos metálicos móveis, na década de 1450, Johannes Gutenberg criou uma revolução que possibilitou a impressão de muitas cópias do mesmo texto rapidamente, o que marcou a história e contribuiu significativamente para a transição da Idade Média para o mundo moderno. Seu método tinha grande potencial comercial e se tornou a base para o sucesso de muitas impressoras e editoras subsequentes. Pouco tempo depois, os livros impressos haviam se espalhado pelas rotas comerciais da Europa Ocidental, resultando em mais acesso à informação, discussão e críticas generalizadas às autoridades.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A invenção dos tipos móveis para impressão beneficiou o luteranismo.

    B) CERTO

    C) ERRADO. A passagem foi da “cultura oral" para uma “cultura escrita"

    D) ERRADO. A quantidade de obras publicadas não acompanhava a qualidade gráfica dos livros

    E) ERRADO. O custo da fabricação manual do livro não era menor se comparado com aquela de tipos móveis.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Tschichold, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Atelie Editorial. 2007.

    - Site da BBC Brasil


ID
2686387
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Barretos tem um de seus filhos incluído na história recente da televisão brasileira. Ele foi autor de uma das mais importantes novelas da década de 80, exibida pela TV Bandeirantes. É considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros. Esse barretense ilustre, que morreu em março de 1984, chamava-se

Alternativas
Comentários
  • Um dos mais expressivos dramaturgos paulistas e brasileiros, retrata com fundo verdade e grande poesia cênica diversos panoramas da vida ligada à herança cafeeira; dedicando-se, posteriormente, a temas contemporâneos a sua época e ligados à vida metropolitana.


ID
2686411
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em 1977, a TV Globo São Paulo colocou no ar um jornal de serviço às 7h da manhã. Foi o primeiro jornal a usar a Unidade Portátil de Jornalismo com repórter entrando ao vivo de vários pontos da cidade. Esse telejornal chama-se

Alternativas
Comentários
  • Bom Dia São Paulo foi o primeiro a utilizar as Unidades Portáteis de Jornalismo, o que possibilitou a entrada ao vivo de repórteres em todo o estado. A experiência resultou na formação de uma rede de jornais locais ao amanhecer seguidos pelo Bom Dia Brasil, o primeiro telejornal de rede todos os dias.

     

    Desde 18 de abril de 1977 até os dias de hoje, passaram pelo Bom Dia São Paulo, vários apresentadores e pacotes visuais e gráficos (cenários, vinhetas e GC's) e horários variados.

     

    Na década de 1990, foi o primeiro telejornal a ser apresentado fora do estúdio, para a comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, direto do Parque do Ibirapuera.

     

    Já o Bom dia Brasil é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo desde 3 de janeiro de 1983, sendo transmitido de estúdios de todo Brasil, mas com a presença dos apresentadores principais. No início o telejornal era essencialmente político e econômico e não dava vez para outros assuntos. Raramente eram dadas notícias de outros estados brasileiros. Esse foi o formato do Bom Dia até 29 de março de 1996 que era transmitido de Brasília. Com a estreia do Intercine, houve a inversão de horários: o BDBR passou a ser exibido às 7:30 e o Bom Dia Praça às 7:00. Em 1 de abril de 1996, estreava o "novo" Bom Dia Brasil, totalmente reformulado. A apresentação era de Renato Machado e Leilane Neubarth no RJ, Chico Pinheiro em SP e Carlos Monforte em Brasília.

     

  • Fundada em abril de 1965 pelo Jornalista Roberto Marinho, a TV Globo é uma rede de televisão comercial aberta brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, possui 122 emissoras próprias e afiliadas, transmissão no exterior pela TV Globo Internacional, serviço mediante assinatura no país e serviço de vídeo sob demanda, a Globoplay. Faz parte do Grupo Globo, junto com outros veículos de comunicação, como a Rádio CBN e o Jornal O Globo.

    De acordo com o site g1.globo.com, na TV Globo são apresentados vários telejornais: Autoesporte, Bom Dia Brasil, Fantástico, G1 em 1 minuto, Globo Repórter, Globo Rural, Hora 1, Jornal da Globo, Jornal Hoje, Jornal Nacional, Pequenas Empresas e Profissão Repórter, além dos Bom dia “Praça" (várias cidades do Brasil).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Bom Dia Brasil é um telejornal matutino da Globo, com uma hora de duração e criado em 1983. O programa é ancorado do Rio de Janeiro, tem apresentadores em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, e conta com a participação de correspondentes internacionais, que fazem entradas ao vivo, por meio de um telão.

    B) Errado. Criado em 1999, o programa Antena Paulista vai ao ar nos domingos de manhã, às 7h, abordando de forma aprofundada assuntos que afetam as diferentes regiões de São Paulo, como eventos culturais, turismo e patrimônio histórico.

    C) Errado. O programa Hora Um, no ar desde 2014, é um telejornal veiculado de segunda a sexta-feira, das 4h às 6h. Tem como foco a prestação se serviço, mostrando imagens ao vivo do trânsito nas grandes cidades, o funcionamento dos aeroportos e a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil.

    D) Certo. Bom Dia São Paulo estreou em abril de 1977 e foi o primeiro telejornal a utilizar as Unidades Portáteis de Jornalismo, que possibilitam a entrada ao vivo de repórteres a partir de vários pontos geográficos. Foi um dos pioneiros em adotar o editorial, a promover campanhas semanais sobre questões de interesse da comunidade, a manter uma agenda dos principais acontecimentos de Brasília e a contar com correspondentes no exterior.

    E) Errado. O Jornal Hoje, criado em 1971, é um telejornal com linguagem leve e informal, que leva ao telespectador as principais notícias do Brasil e do mundo, de segunda a sábado, entre 13h25 e 15h.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Memorial Globo – Jornalismo. Disponível em https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/. Acesso: Abril de 2021.


ID
2736178
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com o rádio, grandes mudanças ocorreram na imprensa, na publicidade, no teatro e na poesia. Conforme McLuhan (2007), assinale a opção correta sobre as características desse meio de comunicação.

Alternativas

ID
2736580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.


Na década de 20 do século XX, inventores utilizavam artefatos caseiros para construir transmissores artesanais de radiodifusores.

Alternativas
Comentários
  • Os primeiros aparelhos de rádio utilizados no Brasil não alcançavam grandes frequências e, muitas vezes, eram fabricados de forma caseira com o uso de conhecimentos empíricos. Havia uma produção artesanal para a captação das ondas sonoras.

    fonte: Prof. Júlia Branco - estratégia

  • Na década de 1920, sugiram várias emissoras de rádio no Brasil. Algumas pessoas, desejosas de ouvir os sons do mundo na comodidade de suas casas por meio das ondas sonoras, construíram transmissores artesanais com os mais diferentes artefatos.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    - Barbosa, Marialva. História da comunicação no Brasil. Editora Vozes Limitada. 2013.

ID
2736583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.


Os primeiros aparelhos de televisão no Brasil foram contrabandeados.

Alternativas
Comentários
  • certos

    Problemas com a alfândega? Que nada!

    Chateaubriand telefonou para o dono de uma grande empresa de importação e exportação e pediu-lhe que trouxesse por avião, dos Estados Unidos, duzentos aparelhos de TV, de modo que chegassem a São Paulo três dias depois. Evidentemente o equipamento foi contrabandeado.

     

    fonte: http://adnews.com.br/adcontent/especial-tv-aberta/10-curiosidades-sobre-a-primeira-transmissao-comercial-da-tv-brasileira.html

  • E mais, Chatô chegou a quebrar algumas TVs quando soube que já existia um protótipo de TV colorida. Lembro de ter isto no livro Chatô.

  • Os primeiros aparelhos de televisão foram trazidos para o nosso país a partir do investimento do jornalista e empresário Assis Chateaubriand: disposto a criar a primeira emissora de TV brasileira, ele comprou 200 televisores de forma contrabandeada dos Estados Unidos, devido à lentidão da burocracia da época para trazê-los de maneira legalizada.

    prof. Julia Branco - estratégia

    Certo

  • Inaugurada em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi de São Paulo foi a primeira emissora de TV a operar no país.  Na noite de estreia, sua programação foi assistida apenas por autoridades, políticos, empresários e amigos do proprietário da emissora, o jornalista Assis Chateaubriand, em aparelhos contrabandeados e distribuídos por ele mesmo.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    - Melo, José Marques de e Adami, Antônio. São Paulo na idade mídia. Arte & Ciência. 2004.

ID
2736586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.


Foi na década de 60 do século XX que se redefiniu o público da televisão no Brasil, que passou a ser as famílias.

Alternativas
Comentários
  • Get in!

  • Gabarito: Certo

    A década de 60 foi crucial para a expansão da televisão no nosso país: a redução dos custos do aparelho televisivo permitiu que ele fosse adquirido pelas famílias e estivesse presente dentro das casas brasileiras (e não apenas em estabelecimentos comerciais, como em 1950 quando Chateaubriand trouxe os primeiros aparelhos de TV para o Brasil). Assim, a programação das emissoras foi diversificada, com foco no entretenimento de massa para as famílias brasileiras.

    Fonte: prof Julia Branco - estratégia

  • Vamos analisar a questão:

    A televisão chegou ao Brasil em 1950, trazida pelo empresário Assis Chateaubriand, e durante muito tempo, era um artigo de luxo. Por anos, assistir TV era um ato coletivo, que reunia dezenas de pessoas à sua volta.

    Na década de 1960, no entanto, houve quatro mudanças significativas, que contribuíram para a popularização da televisão e tornou seu consumo algo familiar: utilização do videoteipe (que permitia que os programas fossem gravados e exibidos diversas vezes), transmissões via satélite, produção em série de aparelhos de TV (o que o tornou mais acessível) e o surgimento de várias emissoras (como a TV Cultura, TV Excelsior e TV Globo).


    RESPOSTA: CERTO

    Fonte:

    - Leite, Dayanne Cristine de Oliveira. A TV na segunda tela: um estudo sobre a interação via aplicativo. Dissertação de Mestrado apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016.

ID
2736589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.


A TV Globo foi a pioneira em interatividade por telefone durante a exibição de novelas.

Alternativas
Comentários
  • Não achei nada sobre novelas com interatividade por telefone, mas outros programas da TV Globo. Se alguém souber, favor corrigir minha resposta. 

    Nos anos 90, “Delegacia de Mulheres” e “Mulher” foram grandes apostas. O “Você Decide” foi outro sucesso, tanto de audiência como pelo fato de ter sido pautado na interatividade, permitindo que os telespectadores pudessem decidir o desfecho de história. 

    https://natelinha.uol.com.br/noticias/2015/04/15/globo-50-anos-a-historia-da-teledramaturgia-global---parte-2-87978.php

  • No Brasil, quem iniciou com interatividade na TV foi a antiga TV Manchete. A Manchete tinha, além de rádio novelas, tinha revistas com histórias em formato de novelas. Depois que o prédio da TV Machete pegou fogo no Rio de Janeiro e TV fechou, foi que a TV Globo se espandiu.

  • Muitos concursos atribuem à internet e à TV a INOVAÇÃO da interatividade, mas ela já existia EM MENOR GRAU com o rádio.

  • Cara, lembrei do Você Decide. Se alguém tiver alguma referência, ajudaê.

  • Eu errei a questão. Como alguns colegas, lembrei também do Você Decide, que tinha um formado novela interativa. Não consegui encontrar nenhuma outra referência e permaneço com dúvidas...

  • Interatividade está intimamente relacionada à participação do usuário em etapas do processo de produção e apresentação do conteúdo, à interação e à troca de mensagens. É algo muito mais avançado e benéfico que o fluxo unidirecional e descendente, que mantinha o receptor passivo e acrítico, comum na televisão.

    A TV Globo inovou ao iniciar a interatividade por telefone com programas como “Você Decide" (1992/2000) e “Linha Direta" (1999/2008).

    Com base nessa explicação, concluímos que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO .

     

    Fonte:

    - Vargas, Rafael Moura. Televisão e Espaço Público: A Experiência Do Canal Futura como mediador do Terceiro Setor. Universidade Federal do Rio De Janeiro. 2008.