-
Princípio da Proveniência/ procedência ou do respeito aos fundos
Mantém os arquivos agrupados sem misturá-los com outros provenientes de uma administração,respeita a origem dos documentos.
Fundo fechado
Fundo aberto
-
GABARITO: CERTO.
ORDEM ORIGINAL
- Documentos devem ser mantidos segundo a ordem original dada pelo produtor;
- Ordenação INTERNA.
PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS:
- Reunidos em um mesmo fundo, todos documentos provenientes de uma mesma fonte;
- Ordenação EXTERNA.
-
Respeitos aos fundos: Deve-se respeitar a origem dos documentos. Não mistura documentos de origens diversas. Fundos é o lugar onde guarda documentos, será um fundo de arquivo. Cada documento de uma mesma empresa será arquivado no mesmo fundo. Vai ter que observar a ordem original, de onde o documento veio, o órgão que o produziu e os demais serão guardados juntos.
Quando aplicado aos documentos, o princípio de respeito aos fundos origina o arquivo de uma instituição.
A organização interna de um fundo de arquivo é feita a partir do princípio da ordem original.
Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.
-
Quando falar em ordenação ou organização interna ou externa, lembrar que é a disposição dentro de uma unidade de classificação.
A constituição do fundo de arquivo deve obedecer ao princípio da proveniência (ou respeito aos fundos)
Eu penso assim, a organização externa é como se fosse o nível macro, por isso respeita o princípio da proveniência (não misturar com de outras origens). A organização interna é nível micro, então respeita o princípio da ordem original (manter o arranjo dado pela entidade)
-
Gabarito: Certo.
-
Certoooooo
Princípio da Organicidade/ Respeito pela ordem original: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos).
-
É preciso lembrar que somente na 1a e 2a idades (arquivo corrente e intermediário) é que se mantém a ordem original. Na 3a idade (arquivo permanente) pode-se alterar, se for o caso. Essa organização interna do documento na 3a idade chama-se arranjo estrutural.
então, cuidado se a questão tiver essa pegadinha das idades!
-
O princípio da Ordem Original determina que os documentos de arquivo devem manter a organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho. Isso porque esta informação é também fundamental para se compreender os conjuntos de documentos.
Sendo assim, mesmo que se modifiquem os critérios para organização dos arquivos, o profissional deve sempre manter a relação de organização dos documentos como estavam nos setores de trabalho.
Gabarito do professor: Certo
-
O princípio da Ordem Original determina que os documentos de arquivo devem manter a organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho. Isso por que esta informação é também fundamental para se compreender os conjuntos de documentos.
Sendo assim, mesmo que se modifiquem os critérios para organização dos arquivos, o profissional devem sempre manter a relação de organização dos documentos como estavam nos setores de trabalho.
Gabarito do professor: Certo
-
Obedecer à ordem original não está ligada ao respeito à ordem estrita que os documentos receberam na repartição de origem e, sim, o respeito à organicidade, isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos, e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento. (Bellotto)
-
R: CERTO.
BIZU SOBRE OS PRINCÍPIOS
Ordenação externa: Princípio da Proveniência
Ordenação interna: Princípio da Ordem original
.
Fonte: Comentários do pessoal aqui do QC.
-
CERTO.
Princípio da ordem original(também conhecido como princípio da Santidade): Respeito a ordem primitiva, o qual a organização interna de um fundo é feito através do princípio da ordem original.