-
CERTO
O diagnóstico é o instrumento que direciona as ações a serem tomadas no planejamento dos recursos humanos, físicos, materiais e tecnológicos empregados no gerenciamento da informação e na gestão de documentos.
-
O instrumento de classificação deve representar com fidedignidade o fazer da organização proporcionando a maior proximidade com a realidade, para que seja empregado e alcance o objetivo de facilitar o gerenciamento dos documentos, tendo em vista que o arquivista elabora o plano de classificação para os funcionários da organização utilizarem.
A unidade de classificação é o resultado da aplicação de um princípio de classificação.
Todos os outros aspectos de um programa que vise o controle de documentos dependem da classificação. Se os documentos são adequadamente classificados, atenderão bem as necessidades das operações correntes.
-
Obviamente, antes de se fazer um plano, precisamos de um diagnostico.
-
Diagnostica > Classifica > Ordena > Arquiva
-
O plano de classificação é ferramenta básica da gestão de documentos que relaciona estes às suas atividades produtoras. Ele funciona como um elo entre o documento e as ações institucionais, para que permita ao usuário compreender tais ações.
Como é elaborado para revelar tais ações, o arquivista deve conhece-las muito bem. Deve saber tudo, desde sua origem e história, até seus objetivos e relacionamentos com outras entidades e com a sociedade. Tais informações são levantadas com a realização do diagnóstico.
O diagnóstico é um estudo profundo da instituição, suas atividades e dos documentos produzidos por seus processos de gestão. Através deste estudo, o arquivista terá conhecimento de informações que permitirão a realização de quaisquer trabalhos arquivísticos.
Gabarito do professor: Certo
-
Creio que ele vem antes de todos as atividades que envolve arquivos. Prepara o caminho para os outros trabalharem.
Qq quer erro manda aqui.