-
PERTINÊNCIA
Os arquivos devem ser organizados conforme o TEMA OU ASSUNTO !!
ERRADO !!
-
Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação (1, 2) original. Também referido como princípio temático.
-
ERRADO= Eu só pensei que pertinência tem a ver com assunto.
Não se o arquivo é corrente, intermediário, etc.
-
1º ponto - Princípio da proveniência (respeito aos fundos) que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente.
2º ponto - Visto que o da pertinência separa por assunto/tema, iria ofender àquele princípio e ao da indivisibilidade.
-
Pertinência ou temático: Esse princípio não se utiliza mais, em desuso, mas a banca ainda a repete para confundir com o principio da proveniência, se aproveitando que a pronuncia é parecida. Por esse principio se entendia que os documentos deviam ser arquivados conforme o assunto ou por grandes temas e desconsiderar o principio da proveniência. Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original. Esse principio desconsiderava o principio da proveniência e do respeito aos fundos
-
Pertencer ao tema.
-
O da pertinência é o mais maligno de todos os métodos
-
xiiii .... Eu pensei que esse principio deve ser o norteador para o arranjo dos documentos em qualquer fase em que se encontre.
E qual o principio que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente?
-
Josy Emiliano o principio que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente é o da proveniência ou respeito aos fundos. A ordenação dos documentos é externa e um documento só sai da entidade produtora se não servir mais ou para o arquivo permanente (para um ambiente externo, fora da entidade que produziu aquele documento).
Espero ter ajudado :)
-
Errado
é o princípio da proveniênia.
-
Princípio da Proveniência e Ordem Original.
-
Princípio da Proveniência- ( respeito aos fundos) Documentos não devem ser misturados. Fundamenta o arranjo de docs no arquivo permanente.
Princípio da pertinência - também conhecido como princípio temático, não é mais utilizado. De acordo com ele, docs deveriam ser reclassificados por assunto sem levar em consideração a proveniência e a classificação original
-
Erradooooo
Princípio da Pertinência: Conceito segundo o qual os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original. Este conceito, anterior ao estabelecimento dos princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, é hoje rejeitado.
-
Na 3a idade (arquivo permanente) o arranjo é estrutural. Já nas 1a e 2a idade (Arquivo Corrente e Intermediário) o arranjo é funcional. Fonte: Qconcursos!
-
Carolina Kadix, você está errada. Se a classificação é funcional, o arranjo é funcional. Se a classificação é estrutural, o arranjo é estrutural.
NÃO PODE, EM HIPÓTESE ALGUMA MUDAR O MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO PARA O ARRANJO!!!
Se o Q Concursos falou isso, está errado
-
O princípio da Pertinência determina que, quando nos arquivos permanentes, os documentos devem ser organizados conforme o assunto de que tratam, independente de quem os tenha produzido, ou de quais circunstância.
Esse princípio vai de encontro ao principal objetivo do arquivo, sua razão de existir, que é servir de fonte de provas e informações sobre seu produtor. Noutras palavras, não há possibilidade de um arquivo provar qualquer coisa sobre uma entidade se em seus conjuntos existirem documentos que não pertencem ao contexto, ou caso haja documentos em falta.
Sendo assim, vale lembrar que o princípio da Pertinência, ou Temático, não possui mais aplicação prática na Arquivologia.
Gabarito do professor: Errado
-
- É o princípio da pertinência que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente. (ERRADO)
- É o da PROVENIÊNCIA (= respeito aos fundos).
Outras questões que versam sobre isso.
- Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRF-BA Prova: Quadrix - 2019 - CRF-BA - Analista de Documentação
- (Q1055867) O princípio de respeito aos fundos é o primeiro princípio de classificação aplicado ao patrimônio documental de uma nação. (CERTO)
- Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRF-BA Prova: Quadrix - 2019 - CRF-BA - Analista de Documentação
- (Q1055849) A constituição do fundo de arquivo depende da aplicação do princípio da proveniência. (CERTO)
- Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-GO Prova: Quadrix - 2019 - CRESS-GO - Auxiliar Administrativo
- (Q1004628) A aplicação do princípio de proveniência gera um primeiro nível de classificação: o fundo de arquivo. (CERTO)
Uma observação em relação ao arranjo x classificação:
- As atividades de classificação = arranjo, somente ocorrem em idades diferentes, uma vez que ambos possuem o mesmo objetivo, que é a organização de documentos a partir de classificações e níveis pré-definidos. Apesar disso, a nomenclatura deve ser respeitada.
- classificação -> 1ª idade, arquivo corrente; arranjo -> 3ª idade, arquivo permanente. Ou seja, se a questão falar de arranjo em arquivo corrente estará errada, pois é necessário respeitar a nomenclatura.
- Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRF-BA Prova: Quadrix - 2019 - CRF-BA - Analista de Documentação
- (Q1055869) Por serem realizadas em idades diferentes, o arranjo e a classificação são operações distintas. (ERRADO)
-
Errado.
Princípio da pertinência: Também conhecido como "Princípio temático", o qual separa pelo assunto/tema.
-
Princípio da Proveniência: fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
-
GABARITO ERRADO.
O princípio fundamental e norteador da arquivologia é a proveniência.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério De Sousa.