SóProvas


ID
3034144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da dor de origem pulpar.


As fibras nervosas mielínicas apresentam rápida velocidade de condução, mas reduzido limiar de excitabilidade, o que explica sua maior suscetibilidade aos estímulos frios.

Alternativas
Comentários
  • As Fibras tipo A delta são mielinizadas, localizadas na junção dentina-polpa (perifericamente). Suas ramificações formam o plexo de Rashkow. São fibras sensitivas constituídas pelos aferentes sensoriais do Trigêmio, cuja função é transmitir dor. Sua velocidade de condução é rápida (6-30 m/s) e seu limiar de estimulação é relativamente baixo. Responsável pelo estímulo de dor provocada, fugaz, aguda, momentânea. Removendo o estímulo, ela cessa. Essas fibras estão relacionadas com a Teoria hidrodinâmica do movimento do fluido dentinário nos túbulos e são mais numerosas na polpa coronária do que na polpa radicular.

  • As fibras nervosas são classificadas em relação ao diâmetro e velocidade de condução em fibras A (alfa, beta, gama e ômega), fibras B e fibras C. As fibras A (alfa, beta e gama) induzem reações táteis e proprioceptivas (fornecem informações das estruturas musculoesqueléticas, relativamente à presença, posição e movimentação do corpo), mas não a dor. As fibras A ômega (mielínicas) apresentam diâmetros de 2 a 5 mm, velocidade de 12 a 30 m/s, respondem a estímulos mecânico e térmico (dor rapidamente sentida, sensação de alfinetada, ferroada) enquanto que as fibras C (amielínicas) apresentam diâmetro menor que 2 mm, velocidade de 0,5 a 2 m/s e respondem a estímulo mecânico, térmico e químico (dor lenta, sensação de queimadura) (TEN CATE, 1998; BENDER, 2000; YU & ABBOTT, 2007; ESTRELA, 2007; ELMEGUID&YU, 2009).