SóProvas


ID
3035413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue o item seguinte.


A manobra deficitária de Mingazzini, que pode ser útil para complementar a avaliação da motricidade voluntária, deve ser testada com o paciente em decúbito ventral e com os joelhos fletidos, para averiguação de presença de fraqueza dos músculos extensores dos quadris.

Alternativas
Comentários
  • A manobra deficitária de Barre, que pode ser útil para complementar a avaliação da motricidade voluntária, deve ser testada com o paciente em decúbito ventral e com os joelhos fletidos, para averiguação de presença de fraqueza dos músculos extensores dos quadris.

  •  manobra de mingazziné a manobra deficitária mais utilizada nos membros inferiores. O indivíduo, em decúbito dorsal, mantém as coxas fletidas, formando ângulo reto com o tronco, as pernas fletidas sobre as coxas, horizontalmente, formando ângulo reto com as coxas, e os pés formando ângulo reto com as pernas na vertical. Normalmente, essa posição pode ser mantida por 2 minutos. Em condições em que há déficit, ocorrem oscilações ou quedas progressivas do pé, da perna ou da coxa, combinadas ou isoladas, caracterizando déficits distais, proximais ou combinados.