SóProvas


ID
3035422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue o item seguinte.


Uma hipertonia elástica ou espástica do músculo quadríceps femoral caracteriza-se pela presença de resistência contrária ao movimento passivo de flexão do joelho, que varia com a velocidade desse movimento e, em seguida, cede rápida e totalmente.

Alternativas
Comentários
  • sinal de canivete
  • GABARITO : CERTO

    Tonus: Estado de relativa tensão em que se encontra permanentemente um músculo normal em repouso

     

    Hipertonia Elástica (Espasticidade) – Lesão do MTN superior (córtex e medula) – sinal do canivete ( resistência inicial no movimento, seguida de redução da resistência , conforme ângulo-arco do movimento aumenta). Os músculos antigravitacionais são afetados. Aumento de tônus por liberação piramidal. Afeta a musculatura extensora de membros inferiores e a musculatura flexora de membros superiores. Hiperreflexia Profunda (Reflexo tricipital, bicipital, patelar aumentados); - Hiperreflexia Superficial – Cutâneo-Plantar em extensão (Sinal de Babinski) e Sinal de Hoffman. Este tipo de hipertonia apresenta como características: Depender da velocidade do movimento; - Acometer os grupos musculares antigravitacionais.

    Hipertonia Plástica (Rigidez) – Lesão dos núcleos da base (Parkinson) – sinal da roda denteada (resistência ao estiramento muscular com interrupções) e do cano de chumbo. . Os músculos como um todo são afetados, com leve predomínio flexor.

    OBS:Complementando.....ALTERAÇÕES DO TÔNUS – ESCALA DE ASCHWORTH MODIFICADA