SóProvas


ID
3035440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue o item subsecutivo.


O ombro doloroso, uma ocorrência comum em pacientes que sofreram AVC, decorre de mecanismos biomecânicos alterados que lesam tecidos moles do complexo articular do ombro, e seu tratamento pode ser promovido com exercícios que estimulem os movimentos de rotação medial da escápula e do úmero.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    A etiologia do ombro doloroso do hemiplégico (ODH) pode estar relacionada com alterações músculo-esqueléticas (Capsulite adesiva , Subluxação glenoumeral , Lesão da coifa dos rotadores, Bursite subacromial, Tendinopatias não relacionadas com coifa dos rotadores, Fratura do úmero, Dor miofascial ) ou neurológicas (Espasticidade, Dor central pós-AVC, Neuropatia periférica -compressão do nervo supra-escapular (rotador medial), Plexopatia braquial por tração, Síndrome de dor regional complexa (SDRC)), sendo muitas vezes multifatorial. As causas mais frequentes são a espasticidade, a capsulite adesiva e a subluxação glenoumeral.