SóProvas


ID
3035443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue o item subsecutivo.


Durante uma atividade terapêutica proposta ao paciente hemiplégico, o aparecimento de reações associadas pode ser indicativo de que tal atividade esteja acima da capacidade momentânea do paciente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    O programa fisioterapêutico de reabilitação de paciente com sequelas de AVE, deve conter o esboço dos recursos terapêuticos a serem utilizados, ministrando- os de forma a estimular as atividades funcionais, evitando movimentos estereotipados, reações associadas anormais ou estimular a evolução das doenças progressivas. Para isso, é necessário observar as funções que o paciente está apto a realizar com a mínima assistência possível em cada fase do tratamento e estimulá-las, incorporando-as em suas atividades de vida diária e de vida prática. Tanto a preparação como a própria atividade funcional devem obedecer uma sequência construtiva. Devemos considerar que, nas doenças progressivas devem ser evitados exercícios que causem fadiga muscular e, consequentemente, piorem a evolução da doença.

    FONTE: Revista de Neurociências . Artigo: Modelos de Reabilitação Fisioterápica em Pacientes Adultos com Sequelas de AVC Isquêmico