Gabarito: letra E
O serviço social é uma "inscrita na , situa-se no processo de reprodução das ".A emergência dessa profissão no data da . Atualmente, ela está vinculada ao campo das , cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da . Dispõe do contributo de diversas ciências afins, como , , , , , , e . O serviço social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
pt.wikipedia.org/wiki/Serviço_social
GABARITO: LETRA E
→ O trabalho do Assistente Social na Contemporaneidade nos deixou surpresos com as questões contundentes na portabilidade das ações que norteia a profissão, pois a mesma adquire a inteligibilidade no sentido da história sobre sua e pressão nas presentes épocas da cotidianidade. O Serviço Social é uma profissão de natureza eminentemente interventiva que atua no campo das relações humano-sociais. É uma forma de especialização do trabalho coletivo socialmente construído pelos meios sociais, participa do processo global de trabalho, e tem, portanto, uma dimensão sócio-histórica e política construídas, sendo constitutiva e constituinte.
Segundo Iamamoto ao longo de seu desenvolvimento, o Serviço Social foi requerido por organizações estatais, empresariais e filantrópicos, como uma profissão fundamentalmente interventiva, situada no âmbito de serviços sociais previstos pelas políticas sociais públicas e privadas. Desta forma, as demandas do Assistente Social em questão estão inscritas nessa dinâmica social densa de adversidades e contradições. Daí resulta nas denominadas situações de vulnerabilidade e risco social vivenciados na sociedade.
→ Referência: IAMAMOTO , M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Rio de Janeiro: Cortez, 2010.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺