SóProvas


ID
3036616
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O dimensionamento de pavimentos urbanos e rodoviários leva em consideração a ação de carga de cada roda do veículo e as ações do tempo (variação térmica e higrométrica), sendo que eles podem ser formados por várias camadas, como: o revestimento, base, sub-base e reforço de subleito. Qual tipo de pavimento NÃO se enquadra como subdivisão de um revestimento asfáltico?

Alternativas
Comentários
  • subdivisão de um revestimento asfáltico, pavimento rígido geralmente de concreto.

  • O DNIT Define 3 tipos de Pavimento: Flexível, Rígido e Semirrígido.

    A definição de pavimento flexível segundo o DNIT é:

    “Pavimento que consiste em uma camada de rolamento asfáltica e de base, constituída de uma ou mais camadas, que se apóia sobre o leito da estrada sendo que a camada de rolamento pode-se adaptar-se à deformação da base quando solicitada.”

    Para pavimento rígido o mesmo órgão define como: “Pavimento cujo revestimento é constituído de concreto de cimento.”

    Temos ainda o pavimento semirrígido cuja definição dada pelo DNIT é: “Pavimento que tem uma deformabilidade maior que o rígido e menor que o flexível constituído de uma base semiflexível (solocal, solo-cimento, solo alcaltroado, etc.) e de camada superficial flexível (concreto asfáltico, tratamento superficial betuminoso).”  

    Gabarito E. Pavimento Rígido.

  • Gabarito: E

    Tipos de pavimentos asfálticos:

    Pavimento Flexível (PF): é aquele em que a camada de revestimento é de asfalto, a base é material granular, e a sub-base é de material granular ou solo.

    Pavimento Semi-Rígido (PS-R): é aquele em que a camada de revestimento é de asfalto, a base é de material cimentício e a sub-base é de material granular ou solo.

    Pavimento Invertido (PI): é aquele em que a camada de revestimento é de asfalto, a base é de material granular e a sub-base é de material cimentício.

    Pavimento “Deep-Strength” (PDS): é aquele em que a camada de revestimento e a base são de asfalto e a sub-base é de material granular ou solo.

    Pavimento “Full Depth-Strength” (PFDS): é aquele em que a camada de revestimento, a base e a sub-base são de asfalto.

    Fonte: https://patologiaifap.wordpress.com/2014/05/19/patologia-nos-pavimentos-2/