SóProvas


ID
3037765
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dois países do Sul da Ásia, segundo as agências internacionais de notícias (28.02.2019), “estão à beira de um conflito, após três dias de escalada na disputa” por uma região dominada pelas duas nações. A crise começou após um atentado suicida no qual pelo menos 40 paramilitares de um dos lados foram mortos. O ataque foi reivindicado pelo grupo islamita Jaish e Mohammed (jeM).

(http://twixar.me/ffH3. Adaptado)

Os países beligerantes são

Alternativas
Comentários
  • gab: E

    Em 14 de fevereiro, um ataque suicida com um carro-bomba matou 44 policiais na Caxemira indiana. Foi o ataque mais letal na região em anos. O grupo que reivindicou a autoria, chamado Jaish-e-Mohammad, segue o islamismo e almeja que toda a Caxemira se torne parte do Paquistão. A Índia, de maioria hindu, afirma que o grupo recebe apoio do governo paquistanês, que sempre negou vínculo com extremistas.

    A Caxemira é a região mais militarizada do mundo. Índia e Paquistão têm armas nucleares, portanto a relação entre eles gera maior preocupação internacional. Os demais países que têm bombas atômicas são China, Coreia do Norte, Estados Unidos, França, Israel, Reino Unido e Rússia.

    Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/02/26/Tens%C3%A3o-nuclear-os-novos-confrontos-entre-Índia-e-Paquistão

    Bons estudos.