SóProvas


ID
3038050
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assombro na porta da Colombo

            Youtubers, influencers e humoristas, com milhões de adeptos nas redes sociais, sequer imaginam a popularidade de que desfrutou Olavo Bilac. Em plena Belle Époque carioca, uma multidinha se formava em frente à confeitaria Colombo só para ver o Príncipe dos Poetas que, no auge dos 30 anos, era uma espécie de monumento da nação, cujos poemas eram devorados e decorados pelos leitores. 

            Como todo príncipe e todo monumento, caprichava na pose. Seu nome completo era um alexandrino¹: Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac. De elegante perfil parnasiano, postava-se de óculos para disfarçar o estrabismo. Também era prognata² e torcedor do Botafogo, mas moçoilas, madames e marmanjos não ligavam. Afinal, ele era capaz de ouvir e entender as estrelas.

            Com o tempo e o estigma (atribuído pelos modernistas) de poeta jocoso, tornou-se sinônimo de formalismo e alienação. Uma injustiça que se reflete hoje: até agora nada se fez para lembrar o centenário de sua morte, que se completa em fevereiro de 2018.

            Acusaram-no de indiferença ao cotidiano dos brasileiros. Besteira. Substituindo Machado de Assis, foi cronista semanal da “Gazeta de Notícias”, entre 1897 e 1908. Escreveu sobre Canudos e detalhou o processo de modernização do Rio. Não se pode entender aquele período sem ler Bilac, que como jornalista envelheceu melhor do que como poeta. 

                Numa crônica de 1901, em que tratou do uso das imagens na imprensa, antecipou a televisão e, incrível, as redes sociais: “Qual de vós, irmãos, não escreve todos os dias quatro ou cinco tolices que desejaria ver apagadas ou extintas? Mas, ai! De todos nós! Não há morte para as nossas tolices!”. De pince-nez³, Bilac iria arrasar como youtuber. 

(Alvaro Costa e Silva. Folha de S.Paulo, 15.02.2018. Adaptado)

1. alexandrino: verso com dozes ílabas poéticas.

2. prognata: indivíduo cujos dentes incisivos da arcada inferior se fecham à frente dos incisivos da arcada superior.

3. pince-nez: um modelo de óculos cuja estrutura era desprovida de hastes e sua fixação era feita apenas sobre o nariz.

De acordo com a concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão da língua, está correta a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    a) O formalismo e a alienação eram...

    b) Infelizmente se mantém

    c) antecipadas ... a televisão e as atuais redes sociais

    d) ... seus poemas e sua fama contagiavam

    e) A revolta de Canudos, entre outras polêmicas, eram discutidas...

  • GABARITO: LETRA C

    A) O formalismo e a alienação era, para alguns críticos, marcas negativas da produção poética de Bilac. → sujeito composto, dois núcleos: o formalismo e a alienação ERAM...

    B) Infelizmente se mantêm um descaso por Bilac, pois não se preveem comemorações para o centenário de sua morte. → o que se mantém? um descaso por Bilac se mantém (terceira pessoa do singular do presente do indicativo).

    C) Antecipadas pelo poeta, ainda no período da Belle Époque, estão a televisão e as atuais redes sociais. → ordem indireta, na ordem direta: A televisão e as atuais redes sociais estão antecipadas pelo poeta, ainda no período da Belle Époque.

    D) Visto como um monumento nacional, seus poemas e sua fama contagiava homens e mulheres de diversas faixas etárias. → o quê contagiava? seus poemas e sua fama CONTAGIAVAM.

    E) A Revolta de Canudos, entre outras polêmicas, eram discutidos por Bilac nas crônicas publicadas no jornal. → o quê era discutido? a revolta de canudos ERA DISCUTIDA.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Estudei que na alternativa D poderia tanto concordar com sua fama (o mais próximo) como com os dois (sua fama e seus poemas) entendi que ambas estariam certas..

    às vezes a gente estuda, acha que entende e erra porque estudou.

  • Fabíola Santos, de fato essa confusão existe, no entanto há a seguinte regra:

    *quando o sujeito for composto e o verbo for anteposto, há a possibilidade de concordância apenas com o núcleo mais próximo OU com ambos e ficar no plural.

    No entanto, na frase da alternativa D, o verbo está posposto ao sujeito composto!!! Por esse motivo não existe a possibilidade de concordância com o núcleo mais próximo!! Entendeu? qualquer coisa me pergunte que tento explicar de outra maneira!

  • Mantém, com acento agudo, está na 3.ª pessoa do singular e mantêm, com acento circunflexo, está na 3.ª pessoa do plural. A palavra mantem, sem acento, não existe. 

  • Dica para as outras assertivas:

    A) O formalismo e a alienação era, para alguns críticos, marcas negativas da produção poética de Bilac.

    Sujeito composto antes do verbo= Plural

    Sujeito composto após o verbo= singular ou plural.

    Chagaram patrão e empregada.

    Chegou patrão e empregada.

    B) Infelizmente se mantêm um descaso por Bilac, pois não se preveem comemorações para o centenário de sua morte.

    1º Identifique o sujeito Um descaso

    2º Encaixe a concordância. se mantém

    D) Visto como um monumento nacional, seus poemas e sua fama contagiava homens e mulheres de diversas faixas etárias.

    1º Identifique o sujeito Seus poemas e sua fama

    2º encaixe a concordância. Contagiavam.

    E) A Revolta de Canudos, entre outras polêmicas, eram discutidos por Bilac nas crônicas publicadas no jornal.

    A revolta de Canudos era discutida.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Na questão, cobra-se a correção gramatical em relação à concordância verbal e à nominal. Nesses casos, basta saber que, de forma simples, a concordância nominal é a correspondência entre substantivos ou nomes substantivados e seus determinantes (adjetivos, artigos, numerais e pronomes), em relação a gênero (feminino/masculino) e a número (singular/plural). Já a concordância verbal diz respeito à correlação de número entre sujeito e verbo, de forma que, se aquele estiver no singular, este também deverá estar, caso contrário ambos devem ficar no plural. Sendo assim, em cada opção, deve-se atentar para a identificação entre substantivos e seus determinantes e entre verbos e sujeitos, para avaliar se a relação de concordância nominal e verbal entre esses respeita os fundamentos gramaticais. Vejamos:

    A)    O formalismo e a alienação era, para alguns críticos, marcas negativas da produção poética de Bilac.

    ERRADA.

    Note que “formalismo" e “alienação" atuam como sujeito do verbo SER na oração. Logo, se o sujeito tem dois núcleos, o verbo obrigatoriamente vai ao plural. Erra-se, portanto, na concordância verbal. Corrigindo, teríamos: o formalismo e a alienação eram, para alguns críticos, marcas negativas da produção poética de Bilac.


    B) Infelizmente se mantêm um descaso por Bilac, pois não se preveem comemorações para o centenário de sua morte.

    ERRADA.

    O que “não se mantém" é “um descaso", ou seja, observe que o sujeito de MANTER tem núcleo singular, “descaso", o que deveria levar o verbo também para o singular, mas não é o que acontece. Vale lembrar que o verbo MANTER é derivado de TER, o que nos remete à seguinte regra de concordância verbal: para diferenciar a 3aps da 3app, o verbo TER não recebe acento na primeira forma verbal, mas é grafado com acento circunflexo na segunda (ele/a tem; eles/as têm); Já os seus derivados, entre eles MANTER, acentuam-se, com o agudo para marcar a 3aps, e com o circunflexo para marcar a 3app (ele/a mantém; eles/as mantêm). Assim, com correção gramatical, passamos a ter: Infelizmente se mantém um descaso por Bilac, pois não se preveem comemorações para o centenário de sua morte.

     
    C) Antecipadas pelo poeta, ainda no período da Belle Époque, estão a televisão e as atuais redes sociais. 
    CORRETA.

    A “televisão e as atuais redes sociais" é que “estão antecipadas pelo poeta", ou seja, o verbo está no plural, concordando corretamente com os núcleos do sujeito composto “televisão" e “redes". Além disso, sendo esses núcleos femininos, os determinantes referentes a eles também estão flexionados nesse gênero (“as atuais redes sociais" e “antecipadas pelo poeta"). Logo, a letra C apresenta correção gramatical quanto à concordância verbal e à nominal.


    D) Visto como um monumento nacional, seus poemas e sua fama contagiava homens e mulheres de diversas faixas etárias. 

    ERRADA.

    É evidente que o sujeito de CONTAGIAR é composto, logo esse verbo deveria estar no plural: Visto como um monumento nacional, seus poemas e sua fama contagiavam homens e mulheres de diversas faixas etárias.


    E) A Revolta de Canudos, entre outras polêmicas, eram discutidos por Bilac nas crônicas publicadas no jornal.

    ERRADA.

    Nota-se, assim como no exemplo da letra D, um desvio de concordância verbal, pois o sujeito “Revolta de Canudos", com núcleo singular, deveria levar o verbo SER a essa mesma categoria de número: a Revolta de Canudos, entre outras polêmicas, era discutida por Bilac nas crônicas publicadas no jornal.


    Resposta: C