Ao meu ver a questão deveria ser anulada, pois como consta no CP:
Crime impossível
Art. 17 - Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.
Já a questão traz: IV - Para que ocorra o crime impossível, é preciso que a ineficácia do meio e a impropriedade do objeto sejam absolutas. Se forem relativas, haverá tentativa delituosa.
Na minha opinião o uso do "e" na questão a torna passível de anulação, pois traz sentido diverso do disposto no CP, dando a entender que as duas situações tem que estar presentes para configurar o crime impossível. Assim a questão só teria a assertiva II como correta anulando a questão.
Cleriston Pereira, eu não vou nem explicar o seu erro que você mesmo criou, quem leu atentamente a questão sabe que a alternativa IV está CORRETÍSSIMA.
Pessoal,
Sabendo que o item II (definição de arrependimento eficaz) está correto, eliminamos 3 alternativas, quais sejam: "A", "B" e "E".
Sobrando a "C" e a "D".
Decorrendo da mesma lógica, se verificando o item III, percebemos que é falso por que atos preparatórios de um crime não são puníveis, salvo se constituir crime autônomo.
Sobrando a alternativa "D", item II e IV estão corretos.
FORÇA / FOCO / FÉ !
GABARITO - D
I Responde por tentativa de homicídio a mãe que suspende a amamentação do filho a fim de causar a sua morte, todavia, após determinado período, desiste da consumação do delito e alimenta a criança. ( ERRADO )
Não responde por tentativa, pois desistiu voluntariamente de prosseguir na execução , logo restam os resultados praticados.
_____________________________________________
II O arrependimento eficaz tem seu lugar quando o agente, tendo já ultimado o processo de execução, desenvolve nova atividade que impede a produção do resultado delituoso.
ITER CRIMINIS
I___________ __________________I
Execução CONSUMAÇÃO
Ente a execução e a consumação podem acontecer : Tentativa, desistência voluntária , arrependimento eficaz, Crime impossível.
Na desistência voluntária : Eu posso continuar, mas não quero
Na Tentativa : Eu quero continuar , mas não posso
No Arrependimento eficaz : Esgoto a execução, mas impeço a consumação.
_______________________________________________
III Quando o processo preparatório de um crime é interrompido por circunstâncias alheias à vontade do agente, fala-se em tentativa perfeita ou crime falho. ( ERRADO )
Na tentativa perfeita / acabada ou crime falho - Esgoto os atos executórios.
Na tentativa imperfeita / Inacabada / tentativa propriamente dita - Não esgoto os atos executórios.
________________________________________________
IV Para que ocorra o crime impossível, é preciso que a ineficácia do meio e a impropriedade do objeto sejam absolutas. Se forem relativas, haverá tentativa delituosa.
CORRETO ! Adoção da teoria Objetiva temperada ou intermediária.
___________________________________________________
V Diante da prática de um crime de roubo mediante grave ameaça, se o agente, por ato voluntário, restituir a coisa subtraída até o recebimento da denúncia, terá a pena reduzida de um a dois terços, a teor do que dispõe o Código Penal, que prevê o instituto do arrependimento posterior.
Não cabe arrependimento posterior em crimes com violência ou grave ameaça à pessoa.