SóProvas


ID
3038596
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Constitui-se em uma Lei Ordinária, de natureza transitória, pelo fato de se vincular ao exercício financeiro subsequente ao que foi editada.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • GABARITO LETRA C.

    LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): Uma das três leis em sentido formal (lei ordinária) que compõem o sistema orçamentário brasileiro. É a lei orçamentária propriamente dita, possuindo vigência para um ano. Ela estima a receita e fixa a despesa do exercício financeiro, ou seja, aponta como o governo vai arrecadar e como irá gastar os recursos públicos. Para maiores detalhes, ver “Classificação por Esfera Orçamentária”.

    O Orçamento Público no Brasil (Orçamento Geral da União) inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei.

    O documento contém a estimativa de arrecadação das receitas federais para o ano seguinte e a autorização para a realização de despesas do Governo. Porém, está atrelado a um forte sistema de planejamento público das ações a realizar no exercício. 

  • formada por Hierarquia :. *PPA ~LDO~LOA.

  • O PPA vincula 4 exercícios. A LDO, 2: o de elaboração da LOA e o de execução desta.

  • Gab. Certo

    A LOA é uma lei ordinária formal, pois percorre todo o processo legislativo (discussão, votação, aprovação e publicação).

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Questão sobre os instrumentos básicos de planejamento do setor público (PPA, LDO e Orçamentos Anuais).

    Conforme o Manual Técnico do Orçamento (MTO), o orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada. No setor público, de acordo com a CF88, art. 165, temos basicamente 3 instrumentos legais de planejamento (leis ordinárias). Sinteticamente, do mais estratégico para o mais operacional, são eles:

    (1) Plano Plurianual (PPA), estabelece Diretrizes, Objetivos e Metas (DOM) para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, para 4 anos.

    (2) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), compreende o detalhamento das metas e prioridades para cada ano, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.

    (3) Lei Orçamentária Anual (LOA), compreende a fixação das despesas e previsão das receitas, são os recursos necessários para a realização dos objetivos em cada ano, compreendendo o orçamento fiscal, da seguridade social e de investimento.

    Feita a revisão geral, vamos analisar cada alternativa:

    A) Errado, não existe esse instrumento. O examinador quis confundir com o PPA.

    B) Errado, a LDO não se vincula ao exercício financeiro subsequente. Por exemplo, veja que a LDO 2020 orienta a elaboração da LOA 2021, compreende as metas e prioridades de 2021 e ainda inclui as despesas de capital para 2022.

    C) Certo, como vimos, a LOA tem natureza transitória pois é editada ano após ano, fixando as despesas e estimando as receitas para cada exercício financeiro a que se refere.

    D) Errado, o PPA tem duração de 4 anos.  

    E) Errado, não existe esse instrumento.


    Gabarito do Professor: Letra C.