-
ERRADO
Apesar de ser um método utilizado no sistema clássico (ultrapassado) de compras, o sistema de 3 cotações recomenda que seja mantido certo vínculo com (3) fornecedores já qualificados pelo setor de compras, como os fornecedores habituais, por exemplo. Esse método é um verdadeiro paradoxo, pois diz fomentar a segurança e justiça no preço e a busca de novos fornecedores. Ora, esse sistema só afirma que a empresa consultou pelo menos 3 fornecedores diferentes para a aferição de preços; não é nada mais do que isso. Sabemos que as empresas se aproveitam disso para a formação de cartéis de preços ou ate mesmo para o uso de laranjas com CNPJ's que sequer correspondem a empresas de fato.
Foi só uma explanação. A questão só quer saber se não devem ser pré-selecionados os fornecedores já qualificados, o que está ERRADO, pois, como eu ja disse: O comprador fica amarrado nesses três cotadores de preços somente para usar a demagogia de que foi ampla a consulta, o que não é verdade.
-
dica de concurseiro: quase sempre que uma questão traz uma afirmação categórica (por exemplo o 'sempre') é pra ficar com os 3 pés atrás, pois geralmente está incorreto.
-
No sistema de compras a três cotações, recomenda‐se sempre que não sejam pré‐selecionados os concorrentes qualificados, de modo a ter uma concorrência com o maior número de cotações possível. Resposta: Errado.
Faça isso e sua demissão estará pronta antes mesmo de apertar o enter.
-
O sistema de compras a 3 cotações parte do principio de se ter um número minimo de cotações de cadastrados para encorajar novos competidores , essa pré seleção é super importante para evitar dispêndio de tempo , reduzir custo operacional e motivar a competição. Portanto item incorreto !!!! há sim essa pré seleção , essa é a base do conceito !
-
ERRADO
-
Errado
Operação do sistema de compras
Sistema de compras a três cotações: tem por finalidade partir de um número mínimo de cotações para encorajar novos competidores. A pré-seleção dos concorrentes qualificados evita o dispêndio de tempo com um grande número de fornecedores, dos quais boa parte não teria condição para fazer um bom negócio.
Marco Aurélio E Dias. p.281