-
Fornecedores monopolistas não.
Monopolistas: são os fornecedores de produtos exclusivos. Geralmente fixam o preço que acham interessante para a sua empresa. Cobram pela exclusividade do produto, alegando valor agregado. Não têm concorrentes. O interesse pela aquisição parte do comprador, ou seja, a unidade, na necessidade de algum produto comercializado e não substituível, é dependente deste fornecedor.
-
ERRADO
O departamento de compras deve sempre manter em seu cadastro um registro de, no mínimo, três fornecedores HABITUAIS para cada tipo de material.
Os fornecedores monopolistas têm produtos singulares; dessa forma, estipulam o preço que quiserem ,pois sabem que os compradores dependem destes produtos. Logo, não há ampla concorrência para que se possa favorecer economia na aquisição de produtos.
QUADRIX/CRN10/2018 - Os fornecedores monopolistas são sempre consultados em uma coleta de preços. ERRADO
CESPE/MTE/2014 - O departamento de compras deve manter regularmente em seu cadastro um registro de no mínimo três fornecedores para cada tipo de material, principalmente daqueles fornecedores do tipo monopolista, com produtos de difícil encomenda. ERRADO
-
Exceção que tem caído muito , se liga ..... a regra é manter cadastro com ,no mínimo, três fornecedores habituais para cada tipo de material , mas existe essa ressalva ....MONOPOLISTAS NÃO !!!!!!!!!!
-
ERRADO
-
se é monopolista nem tem outros 2 pra compor 3
-
Dias (2015) apresenta uma classificação para fornecedores em monopolistas, habituais e especiais:
a) Fornecimento monopolista – Monopolistas são os fabricantes de produtos exclusivos dentro do mercado; normalmente, o volume de compra é que determina o grau de atendimento e relacionamento. Ocorre também na maioria das vezes uma atenção bem pequena dos vendedores para seus clientes; são os chamados “apanhadores de pedido”, porque não existe uma preocupação de venda; o fornecedor é consciente de seu monopólio. Nesses casos, o comprador tem de manter o interesse da aquisição.
b) Fornecedores habituais – são normalmente os fornecedores tradicionais que sempre são consultados numa coleta de preços; eles possuem uma linha de produto padronizada e bastante comercial. Geralmente são os fornecedores que prestam melhor atendimento, pois sabem que existe concorrência e que seu volume de vendas está ligado à qualidade de seus produtos e ao tratamento dado ao cliente.
c) Fornecedores especiais – são os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão de obra e até mesmo fabricação de produtos, que requerem equipamentos especiais ou processos específicos e que normalmente não são encontrados nos fornecedores habituais.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Errado
Classificação de fornecedores
Com exceção de fornecedores do tipo monopolista, o Departamento de Compras deve sempre manter em seu cadastro um registro de no mínimo três fornecedores para cada tipo de material.
Marco Aurélio E Dias. 5º edição 2010. p.321