Gab. Errado
Recebimento de Materiais
Ato administrativo de grande importância no contexto da racionalização de materiais, a rotina do recebimento tem início quando chega o pedido e o responsável assina o canhoto do rodapé de uma via da nota fiscal, atestando que a mercadoria foi devidamente recebida, considerando liquidada a transação comercial.
No recebimento dos produtos deve-se confrontar a nota fiscal com um pedido ou um conhecimento de carga (recibo dado pelo transportador para os bens que foram aceitos para o transporte); checar as quantidades; verificar se há danos e, se houver, reporta-los por meio de relatório; inspecionar os produtos se necessário.
[...]
Ao se constatar desconformidades não resolvíveis, procede-se a recusa parcial ou total das mercadorias, anotando-se as circunstâncias que motivaram a recusa no verso da 1ª via da Nota Fiscal e nos documentos do transportador.
Desta forma, a Nota Fiscal pode acompanhar a mercadoria recusada de volta ao fornecedor, em que o transportador confere a mercadoria bem como a assinatura no canhoto da Nota Fiscal e no conhecimento de transporte.
Obs.: Para conferir as fases do recebimento, veja a Q1042499.
Loreni T. Brandalise
GABARITO: E.
As compras não autorizadas ou em desacordo com a programação de entrega devem ser recusadas, transcrevendo-se os motivos no verso da Nota Fiscal. Outro documento que serve para as operações de análise de avarias e conferência de volumes é o "Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga", que é emitido quando do recebimento da mercadoria a ser transportada.
As divergências e irregularidades insanáveis constatadas em relação às condições de contrato devem motivar a recusa do recebimento, anotando-se no verso da 1a via da Nota Fiscal as circunstâncias que motivaram a recusa, bem como nos documentos do transportador. O exame para constatação das avarias é feito através da análise da disposição das cargas, da observação das embalagens, quanto a evidências de quebras, umidade e amassados.
FONTE:https://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/suprimentos/nocoes-basicas-de-almoxarifado.