-
GABARITO: LETRA E
→ linda, santa, sonsa → em vermelho: dígrafos nasais (somente um som: ~i, ã, õ), logo são palavras que tem 5 letras e 4 fonemas (sons), as três têm 12 fonemas juntas.
→ tinha → dígrafo consonantal "nh", somente um som, logo: 5 letras e 4 fonemas.
→ são, então, 16 fonemas ao total.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
As quatro palavras apresentam dígrafos. Os três primeiros são dígrafos vocálicos (linda, santa e sonsa) e o último é consonantal (tinha). Como sabemos que dígrafo é o encontro de duas letras que formam um único som, fica fácil perceber que as quatro palavras possuem 4 fonemas. Logo, 4+4+4+4= 16 fonemas.
Gabarito: E
Link para o assunto: https://www.todamateria.com.br/digrafo/
-
Se tivesse a opção 4 todo mundo erraria. kkkkkk
As quatro palavras possuem quatro fonemas logo 4x4= 16
-
GAB EEEE
4*4=16
LINDA -> LINDA -> LÎ.DA (5L / 4F)
SANTA -> SANTA -> SÃ.TA (5L / 4F)
SONSA -> SONSA -> SÕ.SA (5L / 4F)
TINHA -> TINHA -> TI.&A (5L / 4F)
-
linda/ santa/ sonsa: dígrafos vocálicos.
tinha: dígrafo consonantal.
-
Para quem quiser entender um poucos mais sobre fonema:
Fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. Fonologia é a disciplina que estuda cada um dos sons da voz.
Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.
Em português, por exemplo, os sons "p" e "b" em "pala" e "bala" são dois fonemas diferentes, enquanto na palavra "dedo" o som do primeiro e do segundo "d" são alofones. O fone é a concretização do fonema enquanto que os alofones consistem em variações fônicas.
Em muitas palavras, o fonema corresponde a uma letra. No entanto, é importante lembrar que o fonema é a representação sonora, enquanto a letra é a representação gráfica.
Nas palavras do primeiro exemplo, manto (m-ã-t-o) e canto (c-ã-t-o), devido à nasalização das vogais, cada palavra possui 5 letras e apenas 4 fonemas.
O mesmo fonema também pode ser representado por diferentes letras do alfabeto. É o caso do fonema “z” (som de z) nas palavras: azedo, asilo, exigente.
Por outro lado, uma mesma letra pode representar um ou mais fonemas. Um desses casos é a letra “x” que é pronunciada como:
z (exame)
s (texto)
ks (toxina)
ch (enxame)
Um estudo mais aprofundado dos fonemas permite a classificação dos mesmos em: vogais (o fonema é produzido sem nenhum obstáculo à sua passagem), semivogais (ditongos i e u) e consoantes (o fonema é produzido após passar obstáculos como lábios, língua, dentes, palato, véu palatino e úvula).
Saiba mais sobre .
-
Gabarito: E
-
questão mal formulada.
-
Só poderiam ter colocado "os termos em destaque, ao total, possuem quantos fonemas ?
-
LETRAS - DÍGRAFO = FONEMAS
EX: LINDA
5 - 1 : 4 FONEMAS