-
GABARITO: C
a) estabelece metas e protocolos claros para uma vida efetivamente saudável.
Não há como dizer que comer cereal seja uma meta e protocolo claro para ter vida saudável. A propaganda não estabelece isso como verdade, ela apenas quer vender seu produto dizendo que ele é bom para uma vida saudável.
b) associa positivamente a frugalidade dos hábitos alimentares à saúde do consumidor.
Pelo contrário, a simplicidade não faz parte do modus operandi do consumismo.
c) justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores.
d) dissocia criticamente as vantagens do produto e a expectativa do comprador.
Não há dissociação crítica das vantagens e a expectativa, do contrário não seria uma propaganda de um produto, pois iria contra a intenção de vendê-lo.
e) busca atrair o consumidor para as qualidades intrínsecas de um produto saudável.
Esta alternativa talvez pode trazer algum tipo de dúvida, mas imagino que o erro seja dizer que o produto seja saudável, quando na verdade a propaganda faz referência ao estilo de vida saudável. Mesmo assim não vejo muito sentido. Vamos esperar o gabarito definitivo.
-
GABARITO: LETRA C
→ de acordo com o texto: Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
→ resposta da questão: justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores (voracidade → com o sabor maravilhoso do “quero mais!”, gera gula, vontade de repetir).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Gabarito''C''.
Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
>RESOLUÇÃO: O que se lê na parte de trás da caixa de cereal reflete a lógica do capitalismo baseada no consumo cada vez mais voraz.
Não há valorização pelo que de fato é o produto, mas sim pela interesse que ele desperta nos consumidores.
Fonte:Direção Concursos.
Estudar é o caminho para o sucesso.
-
Gabarito letra C. -justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores.
A propaganda traz essencialmente a seguinte mensagem: se você comer este cereal no meio da tarde, estará tendo uma vida saudável. Então, o cereal deixa o gosto de “quero mais”, instiga o consumo contínuo, instiga a voracidade. Em outras palavras: é bom porque dá vontade de comer mais e mais.
Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
-
Alguém pode explicar onde "justifica o valor do produto"?
Não seria extrapolação ao texto?
-
Entendo a "voracidade que ele (produto) desperta nos consumidores", em razão do trecho "Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”."
No entanto, "justifica o valor do produto" me parece extrapolar o conteúdo do texto. Extensão interpretativa que não deveria ser admitida.
-
FCC dando uma de FGV, loucura total.
-
Ai se a moda pega... FGV 2, o filme: O inimigo agora é outro!
-
Não há lógica associada ao texto com relação ao trecho "justifica o valor do produto".
-
Gabarito C.
??
Porém, não consegui verificar a justificação do valor do produto...Aguardemos cenas dos próximos capítulos....
-
Agora a gente é obrigado a entender esse valor como de valorização, e não o sentido relacionado ao custo do produto --'
-
O fato é : -Não há justificativa que corresponde à resposta da banca!!
Raramente digo isto, mas essa questão deveria ser anulada.
-
Se anular que seja uma q eu errei, não essa q eu acertei kkkkkkkkkkkk
-
Acredito que a ideia de "refeição saborosa" associada ao "estilo de vida saudável" (que realmente não tem nada haver se a refeição é saborosa ou não), na cabeça do examinador, justificam o valor do produto. Esse tipo de propaganda é muitíssimo comum em inúmeros produtos, visando o lucro e não a saúde do consumidor.
-
Também achei mal elaborada.
-
Pra que serve a frase na caixa de cereal? Pra convencer o consumidor a comprá-lo, ou seja, pra justificar o valor do produto. E o "sabor maravilhoso do quero mais" se refere justamente à voracidade que ele desperta no consumidor.
Sem falar que dava pra fazer por eliminação, porque as outras alternativas não tem sentido algum.
-
Causou confusão pela palavra "valor" quanto ao seu sentido, pois achei que se referia a preço. ¬¬
-
Extrapolação, ponto. (Se mantida a letra "C")
-
Gab: C
“Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
> O produto vale muito justamente pela "gula" que ele desperta em quem o consome.
-
-
Que isso, dona FCC? Tá andando demais com essa tal de FGV por aí
-
No final do segundo parágrafo é a resposta : Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso
do “quero mais!”.
-
Frugalidade = moderação alimentar.
-
Ao meu entender esta questão é de interpretação - inferência. Talvez a maioria do pessoal está confundindo inferência com compreensão, pois aquela vai além do que está escrito no texto por meio de inferência dedutiva exemplo - quero mais! dando a entender a voracidade e insaciedade.
Por favor corrija-me se estiver errado
-
Gabarito C.
Concordo com a Keli. Entendo que a parte do desperta a voracidade do consumidor está correta, situei-me no trecho
"O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. "
Agora....quanto ao valor....hummm...forçou a barra demais...enfim!
Segue o jogo!
-
Meu Deus, professora! Com todo o respeito, o autor do texto NÃO critica a frugalidade! Pelo contrário! O autor do texto explica que "o consumismo trabalhou duro, com a ajuda da psicologia e da vontade popular, para convencer as pessoas de que a indulgência com os excessos é algo bom, ao passo que a frugalidade significa auto-opressão".
-
Simples entendimento das palavras chave nas alternativas.
“Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.
a propaganda:
A) estabelece metas e protocolos claros para uma vida efetivamente saudável. (Metas = Objetivos)
B) associa positivamente a frugalidade dos hábitos alimentares à saúde do consumidor. (Frugalidade = Moderação Alimentar)
C) justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores. (Voracidade = Atributo daquele que devora, grande apetite)
D) dissocia criticamente as vantagens do produto e a expectativa do comprador. (Crítica - oposição)
E) busca atrair o consumidor para as qualidades intrínsecas de um produto saudável. (Intrínsecas - Faz parte do íntimo, essência própria, particular)
PS: VALOR = sentido de $$ ou sentido de existência (ex: O herói mostrou o seu valor.)