SóProvas


ID
3040546
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              [Valores da propaganda]


      Na sociedade moderna, a mesma voz que prega sobre as coisas superiores da vida, tais como a arte, a amizade ou a religião, exorta o ouvinte a escolher uma determinada marca de sabão. Os panfletos sobre como melhorar a linguagem, como compreender a música, como ajudar-se etc. são escritos no mesmo estilo de propaganda que exalta as vantagens de um laxativo. Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.

      Na altamente desenvolvida divisão de trabalho, a expressão tornou-se um instrumento utilizado pelos técnicos a serviço do mercado. Um romance é escrito tendo-se em mente as suas possibilidades de filmagem, uma sinfonia ou poema são compostos com um olho no seu valor de propaganda. Outrora pensava-se que cada expressão, palavra, grito ou gesto tivesse um significado intrínseco; hoje é apenas um incidente em busca de visibilidade.

(Adaptado de: HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976, p. 112) 

No primeiro parágrafo do texto, o autor

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → a mesma voz que pre ga sobre as coisas superiores da vida, tais como a arte, a amizade ou a religião, exorta o ouvinte a escolher uma determinada marca de sabão [...] Um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.

    → ou seja: atesta a capacidade de um redator de escrever desde um texto de grande importância até um anúncio publicitário.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gabarito''C''.

    RESOLUÇÃO:

    >No primeiro parágrafo, o autor afirma que a “mesma voz” que exorta coisas superiores da vida, como religião, amizade e arte, também é capaz de recomendar uma compra de um sabão ou laxativo.

    >Isso fica bem evidente no seguinte trecho: “Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.”

    Fonte:Direção Concursos.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Letra (c)

    Os panfletos sobre como melhorar a linguagem, como compreender a música, como ajudar-se etc. são escritos no mesmo estilo de propaganda que exalta as vantagens de um laxativo. Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.

  • CUIDADO! Alternativa parcialmente certa não é uma alternativa correta.

    A) O autor não valoriza nada, e associa características.

    B) Discriminação? Quêee!!! Nada haver.

    C) Corretíssima! Não atoa ele associa a arte à panfletagem.

    D) Como assim? O primeiro parágrafo diz o inverso do que encontra nessa alternativa.

    E) Não, ele associa características. O mesmo esmero aplicado à arte está também sendo utilizado nos panfletos.

  • Na Verdade (afirmação), um redator hábil...

    Gab: C

  • Na Verdade (afirmação), um redator hábil...

    Gab: C

  • Meio que na bicuda, mas foi.

  • Claro, sem dúvida há maior relevância nos assuntos trazidos por primeiro no argumento do autor, como: melhorar a linguagem, compreender a música, ajudar-se e etc...

    Portanto, o fato de ele afirmar que um redator hábil poderia elaborar tanto um quanto o outro tipo de propaganda deixa claro que aqueles que dominam a linguagem da propaganda comercial estão aptos a propagar matérias de maior relevância TAMBÉM.

    Boa sorte a todos. ;)

  • Me desculpem, mas essa questão não alternativa certa e deveria ter sido anulada dado que o final da alternativa C "estão aptos a propagar matérias de maior relevância." não tem correspondência nenhuma o que é dito no texto

  • GABARITO: C

     

    Em primeiro Lugar, seja técnico, se o enunciado pediu para responder conforme o primeiro parágrafo, não procure resposta em outro ou na ideia geral do texto!

     

    a) valoriza a arte dos grandes redatores, a partir da qual se torna possível distinguir um texto comercial de um texto convincente. 

     

    ERRADO:

    No primeiro parágrafo a ideia que todos as propagandas são comerciais, não sendo possível distingui-las, mesmo as que são da arte ou religião...

     

    b) acusa a discriminação que atinge os publicitários, em vez de criticar mais duramente os maus profissionais de outras áreas. 

     

    ERRADO: 

    A ideia do primeiro parágrafo não é acusar nem criticar, mas sim afirmar que qualquer propaganda o fim é a comercialização.

     

    c) afirma que aqueles que dominam a linguagem da propaganda comercial estão aptos a propagar matérias de maior relevância.

     

    CORRETO:

    O primeiro parágrafo é para dizer que quem domina a linguagem da propaganda com certeza tem conquistado espaço para matérias de maior relevância. Lembre-se coisas importantes devem ser realizadas por pessoas que tem competência para tal ato.

    "Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles."
     

    d) defende a ideia de que marcas de sabão ou laxativos não podem vender tão bem quanto produtos sobre os quais pesa menos preconceito. 

     

    ERRADO:

    No primeiro parágrafo a ideia é que produtos com uma boa propaganda vendem bem e não sobre a qualidade dos produtos, mas sim da qualidade da propaganda.

     

    e) atesta que os panfletos redigidos com maior arte são aqueles cujos autores também dominam a linguagem das artes ou da religião.

     

    ERRADO:

    De acordo com o primeiro parágrafo os panfletos que são redigidos por quem domina a arte de escrever obtêm sucesso na comercialização.

     

  • Não é necessário ter lido qualquer dos autores para notar o caráter eminentemente crítico do primeiro parágrafo. A crítica faz referência à redução dos "debates superiores" à linguagem publicitária. Na verdade, o ponto de vista do autor parece apontar justamente no sentido contrário. Se o verbo "estar" fosse conjugado como "estariam", alternativa C poderia ser considerada certa.

  • gabarito C

    resolução

    Leitura do texto com explicações: https://youtu.be/Uh2cE9il7IM?t=3302

    questão: https://youtu.be/Uh2cE9il7IM?t=3617

     

    fonte: Hora da Verdade TRF3: Português - Estratégia Concursos - Prof. Décio Terror

  • No primeiro parágrafo, o autor afirma que a “mesma voz” que exorta coisas superiores da vida, como religião, amizade e arte, também é capaz de recomendar uma compra de um sabão ou laxativo.

    Isso fica bem evidente no seguinte trecho: “Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.”

    Gabarito: C

  • exorta: no contexto do texto significa induzir alguém.

  • Relevância? Não entendi, achava que uma coisa relevante era uma coisa que tem valor para as pessoas.