A entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência.
O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”.
A entropia negativa também é chamada de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem.
Acesso em: < significados.com>
A questão cobrou conhecimento sobre temas relacionados à Teoria Geral dos Sistemas (TGS) e solicitou a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de organização em sistema aberto.
A) CORRETA.
De acordo com o autor requisitado pela banca, Chiavenato, "a homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido pela autorregulação, ou seja, pelo autocontrole. É a capacidade que o sistema tem de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade".
B) CORRETA.
As organização recebem do meio externo entradas (inputs) para que essas sejam processadas, sejam elas: informações, energia ou materiais (recursos). Chiavenato (2014, pág 473) cita que nenhum sistema é autocontido ou autossuficiente, por isso necessita receber insumos do ambiente.
C) CORRETA.
Após o processamento do sistema, há a obtenção dos resultados, saídas ou outputs.
D) CORRETA.
Transformação ou processamento consistem em modificar aquilo que foi recebido nas entradas. "A organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados, mão de obra treinada, serviços, etc. Essas atividades acarretam alguma reorganização das entradas." (CHIAVENAO, 2014)
E) INCORRETA.
Entropia é a característica dos sistemas que explica que ele tende à destruição, ao caos, à morte. Já a entropia negativa (ou negentropia) representa um meio de essas organizações continuarem a existir, de sobreviverem e restabelecerem a sua energia.
Então, o erro da assertiva é trazer o conceito de entropia e não o de negentropia (entropia negativa).
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA E.