A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a concepção do homem, segundo algumas abordagens administrativas.
Na teoria da Administração científica, o homem era visto como motivado unicamente pelas recompensas financeiras e materiais. Essa visão do homem foi responsável por muitas críticas à teoria. Autores apontavam que havia uma visão limitada acerca das reais necessidades dos homens.
Como o homem é visto pelas teorias administrativas
- Homem Econômico – Teoria da Administração Científica e Clássica: o homem econômico (homo economicus) é aquele que é tido como egoísta, material e utilitarista.
- Homem Social – Teoria das Relações Humanas/Humanística: o homem social, da Teoria das Relações Humanas, é motivado por recompensas simbólicas e sociais.
- Homem Organizacional – Teoria Estruturalista: considera o homem organizacional, como um ser flexível, político, com participação em vários sistemas sociais. A sua ênfase está na estrutura, nas pessoas e no ambiente.
- Homem Funcional – Teoria Geral dos Sistemas: para a Teoria dos Sistemas o homem é funcional, ele desempenha um papel específico, inter-relacionado com os demais.
- Homem Administrativo – Teoria Comportamental: o homem administrativo é aquele que a maneira satisfatória algo e não a otimizada, é um tomador de decisão que leva em conta os aspectos subjetivos, como a intuição. Esse é o homem para a Teoria Comportamental.
- Homem Complexo – Teoria da Contingência: na visão da teoria contingencial, o homem é dotado de um sistema complexo de percepções, valores, características e necessidades pessoais.
A alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.