SóProvas


ID
3041914
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pessoas que apresentam Síndrome de Down são em geral trissômicas para o cromossomo 21. Esse problema ocorre predominantemente devido à não disjunção do par cromossômico na

Alternativas
Comentários
  • A disjunção dos pares cromossômicos ocorrem na anáfase I da meiose. Portanto, a trissomia é decorrente de problema nessa etapa meiótica.

  • Como ele disse que não ocorre a separação, você deve saber qual a fase que ocorreria a separação celular.

    O macete que eu tenho é para se lembrar do nome das fases é:

    Papai mamãe andaram treinando

    Papae : profase

    Mamãe: metafase

    Andaram: anafase

    Treinando: telofase

    Prófase: fase mais longa; os cromossomos começam a se condensar, o centríolo se duplica formando-se o fuso acromático (ou mitótico) e os ásteres; tanto a carioteca quanto o nucléolo desaparecem.

    Metáfase: melhor fase para o estudo do cariótipo; os cromossomos, já condensados, aparecem dispostos no equador do fuso. Essa etapa termina com a duplicação dos centrômeros.

    Anáfase: os cromossomos migram para pólos opostos.

    Telófase: cromossomos chegam aos pólos e sofrem descondensação; desaparecem os ásteres e o fuso, e ressurgem a carioteca e o nucléolo; a etapa chega ao seu fim com a divisão do citoplasma (citocinese).

    Meiose: uma célula diplóide (2n) origina 4 células haplóides (n); ocorre por meio de duas divisões sucessivas sem duplicação do material genético nas fases intermediárias. A meiose tem a função de manter constante o número de cromossomos das espécies e, ainda, permite a variabilidade genética. Isso porque a meiose reduz o número de cromossomos pela metade e faz com que os gametas se recombinem.

  • Questão com gabarito errado! Cuidado, pessoal.