Sobre a meiose é correto afirmar que
Sobre a meiose é correto afirmar que
Analise as proposições sobre os processos de divisão celular e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A primeira fase da mitose, também denominada prófase, inicia-se com a formação do fuso acromático e se encerra com o emparelhamento dos cromossomos homólogos.
( ) Na mitose, a divisão de uma célula mãe origina quatro células filhas, geneticamente idênticas.
( ) Em células animais, a citocinese é denominada centrífuga e em células vegetais, recebe o nome de citocinese centrípeta.
( ) Na meiose, o número original de cromossomos é diminuído pela metade nas células filhas produzidas.
( ) Na reprodução sexuada, a meiose é de fundamental importância para manter constante o número de cromossomos de uma espécie.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima pra baixo.
A meiose é um importante evento celular que permite a maior variabilidade possível dentro das espécies. Quanto a esse evento, é correto afirmar:
Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:
I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.
II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula.
III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.
IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.
No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em
A mosca da fruta ou Drosophila melanogaster apresenta 8 cromossomos em suas células somáticas. (LOPES, 2002).
Após a mitose, para a multiplicação de suas células somáticas, e nas meioses reducional e equacional, para a formação dos gametas desse animal, a mosca da fruta apresentará, respectivamente, os números de cromossomos:
Considere as afirmativas abaixo acerca dos processos de divisão celular:
I – Na mitose, a célula-mãe dá origem a duas células filhas geneticamente idênticas.
II – Em todos os organismos que fazem reprodução sexuada, a produção de gametas se dá por meiose.
III – Na primeira fase da meiose, ocorre o pareamento e a segregação dos cromossomos homólogos.
IV – Na mitose, os cromossomos são alinhados na placa equatorial e ocorre a separação das cromátides irmãs.
Estão corretas:
Uma célula com 46 cromossomos sofre o processo de meiose. Quantos cromossomos espera- se encontrar em cada célula, como resultado da meiose I e da meiose II, respectivamente?
Considerando que nos organismos sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, assinale a alternativa INCORRETA.
Na divisão celular meiótica, ou meiose, pode ocorrer a não disjunção cromossômica. A ocorrência de uma não disjunção cromossômica na primeira divisão da meiose resultará na produção de gametas
A banana cultivada (Musa x paradisiaca) é um caso típico
de partenocarpia, ou seja, de formação de frutos sem que
ocorra fecundação. Isso acontece por se tratar de uma
planta triploide: as sementes não são formadas porque os
gametas apresentam anormalidades no número de cromossomos.
Em qual fase ocorre a distribuição anormal dos cromossomos?
A continuidade da vida tem como mecanismo principal a reprodução, assexuada ou sexuada. Acerca de processos envolvidos na reprodução humana, julgue o item subsequente.
Considerando-se os processos de divisão celular, a meiose difere da mitose por apresentar:
Durante a meiose observa-se:
No nosso corpo ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, nas células do corpo em geral, e a meiose, nas células germinativas. Com relação à mitose e à meiose no corpo humano, é correto afirmar que
O gato doméstico (Felis domesticus) tem 36 pares de cromossomos em suas células somáticas.
Sabendo disso, o número de cromossomos nos espermatozóides maduros do gato, o número de cromátides-irmãs existentes em uma célula que está entrando na primeira divisão meiótica e o número de cromátides-irmãs que está entrando na segunda divisão meiótica é, respectivamente:
“Ao redor do primeiro mês de desenvolvimento embrionário feminino, uma pequena quantidade de células primordiais migra para as gônadas ainda em desenvolvimento e se divide, transformando‐se em ovogônias. As ovogônias começam a entrar na prófase da meiose no terceiro mês, param numa de suas fases, e não progridem para as outras da meiose. Tais células constituem os ovócitos primários.” A fase em que ocorre esse evento é conhecida por:
O material genético em humanos está distribuído em 46 cromossomos. Suas células dividem-se por dois mecanismos distintos, a mitose e a meiose. Uma célula humana que sofreu meiose dará origem a uma célula com
O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.
SANDES, A. R. R.; BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).
O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.
Essa troca de segmentos é determinante na
Sobre os processos de divisão celular (meiose e mitose), verifica-se que:
O paclitaxel é um triterpeno poli-hidroxilado que foi originalmente isolado da casca de Taxus brevifolia, árvore de crescimento lento e em risco de extinção, mas agora é obtido por rota química semissintética. Esse fármaco é utilizado como agente quimioterápico no tratamento de tumores de ovário, mama e pulmão. Seu mecanismo de ação antitumoral envolve sua ligação à tubulina interferindo com a função dos microtúbulos.
KRETZER, I. F. Terapia antitumoral combinada de derivados do paclitaxel e etoposídeo associados à nanoemulsão lipídica rica em colesterol - LDE. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
De acordo com a ação antitumoral descrita, que função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?
Em relação a Mitose e Meiose, identifique as sentenças Verdadeiras e Falsas e marque a resposta CORRETA:
I) A Mitose é um processo de divisão celular que separa as cromátides irmãs.
II) Mutações que acontecem durante a Meiose são passadas para a prole do indivíduo.
III) A meiose é dividida em duas etapas: Meiose I e Meiose II. Na Meiose I ocorre a separação dos cromossomos homólogos e na Meiose II ocorre a separação das cromátides irmãs.
IV) Todos os gametas femininos do ser humano são produzidos durante o desenvolvimento embrionário, e a cada ovulação, completam a Meiose I.
Marque a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que caracteriza a meiose:
Texto para as questão a seguir.
O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.
Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo.
Uma característica que eucariotos e procariotos têm em
comum em relação ao processo de divisão celular é o fato
de que as células desses organismos se dividem por
fissão binária.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as informações sobre as etapas necessárias para que ocorra a variabilidade genética em seres vivos com reprodução sexuada.
1. Fertilização aleatória.
2. Crossing over na prófase da meiose II.
3. Segregação independente na anáfase da meiose I.
4. Introdução do órgão reprodutor masculino no órgão reprodutor feminino.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) etapa(s)
Considere uma célula animal 2n = 78, que está iniciando um processo de divisão meiótica.
Durante essa divisão celular, pode-se afirmar que:
Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.
Peixe se reproduz sem sexo e desafia teoria de extinção da espécie
A teoria da evolução sugere que as espécies que se reproduzem de forma assexuada tendem a desaparecer rapidamente, uma vez que seu genoma acumula mutações mortais ao longo do tempo, Mas um estudo sobre um peixe lançou dúvidas sobre a velocidade desse declínio. Apesar de milhares de anos de reprodução assexuada, o genoma da molinésia-amazona (amazon molly, em inglês), que vive no México e no sul dos Estados Unidos, é notavelmente estável e a espécie sobreviveu. Os detalhes do trabalho foram publicados na revista Nature Ecology and Evolution.
Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/internacional43062040
Sobre a reprodução dos seres vivos, é INCORRETO
afirmar que:
A troca de material genético pelo crossing over pode resultar em novas combinações da informação genética no cromossomo recombinante. A fase do ciclo celular em que ocorre crossing over é a
Sobre a divisão celular, é correto afirmar:
A maioria das espécies de seres eucariotos que se reproduz sexuadamente apresenta, em seu ciclo de vida, uma alternância entre a meiose e a fertilização. O tempo desses dois eventos nos ciclos de vida varia, dependendo da espécie. No entanto, podemos reconhecer padrões gerais nos ciclos de vida dos principais grupos de eucariotos. Conforme o ciclo, a meiose pode ser classificada como: zigótica, gamética ou espórica.
O último tipo de meiose citado é encontrado, por exemplo, em quais organismos e como pode ser caracterizado de forma geral o ciclo desses organismos?
Definimos Dictióteno como:
A fase celular em que o citoplasma de uma célula animal é dividido em dois para formar duas células filhas é conhecida como
A meiose é um processo complexo, e erros na disjunção (separação) dos cromossomos homólogos na meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II levam à formação de gametas com número anormal de cromossomos.
Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em
Uma célula com 8 cromossomos sofre meiose e origina:
Os ciclos de vida de organismos com reprodução sexuada têm características em comum, como a meiose e a fertilização. O que acontece entre esses dois eventos pode variar dependendo do tipo de ciclo de vida. Considerando os tipos de ciclo de vida dos seres com reprodução sexuada, é correto afirmar:
Em uma célula em metáfase II, é possível observar
Embora as divisões celulares mitose e meiose sejam realizadas com objetivos diferentes em alguns aspectos, ambas apresentam semelhanças.
Analise as proposições em relação à informação, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Em ambas ocorre a duplicação do DNA antes de se iniciar o processo da divisão celular.
( ) Tanto a meiose quanto a mitose se caracterizam pela redução no número de cromossomos.
( ) A meiose se caracteriza por duas divisões celulares e o número de cromossomos presentes, no início da divisão, não fica reduzido nas células originadas ao final do processo.
( ) Uma diferença importante entre elas é que na mitose ocorre a separação dos cromossomos homólogos, enquanto que na meiose se separam apenas as cromátides.
( ) A meiose é uma divisão que ocorre, principalmente, em tecidos epiteliais com a finalidade de repor as células mortas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Durante um dos processos de divisão celular, o pareamento de cromossomos homólogos possibilita a ocorrência de eventos cuja repercussão se traduz em
A meiose é um processo formado por duas divisões celulares consecutivas. Na primeira divisão ocorre
Cromossomos homólogos se movem em direção a polos opostos de uma célula em divisão durante a:
Muitos dos fenômenos que ocorrem na mitose também acontecem na meiose. São exemplos a sequência de alterações no núcleo e no citoplasma, os períodos de prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase, a formação do fuso mitótico, a condensação dos cromossomos, a evolução dos centrômeros etc. Considere os itens descritos abaixo e assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a mitose e a meiose:
(1) A mitose ocorre nas células somáticas e a meiose, nas células sexuais;
(2) Na mitose cada replicação do DNA é seguida por uma divisão celular; portanto, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de DNA que a célula-mãe e um número diploide de cromossomos. Na meiose, por outro lado, cada replicação do DNA é seguida por duas divisões celulares (meiose I e meiose II), das quais resultam quatro células haploides que contêm metade do DNA;
(3) Na mitose a síntese de DNA ocorre durante a fase S e, depois, a fase G2. Na meiose a fase S é muito longa e a fase G2 é breve ou inexistente;
(4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se);
(5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres);
(6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto
quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética.