SóProvas



Questões de Meiose


ID
688258
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a meiose é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A meiose é a divisão celular que gera quatro células haploides e pode acontecer em três momentos do ciclo de vida dos organismos: após a fecundação (meiose inicial), ocorre em algumas algas, protistas e fungos; no meio do ciclo (meiose intermediária), está presente em algas multicelulares e plantas; e no final do ciclo (meiose final), que ocorre para formar gametas, em animais e muitos protistas. A meiose, então, não acontece em seres procariotos. Nos animais, a meiose ocorre a partir de células especializadas ou em órgãos (gônadas) destinados à produção de gametas, quando estão presentes. Durante a primeira fase da meiose I, a Prófase I, ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos, fenômeno exclusivo dessa divisão. É nesse momento que pode ocorrer o crossing-over, ou permuta entre as cromátides homólogas, contribuindo para maior variabilidade.


    Letra A correta.


  • A meiose ocorre não só na formação de gametas mas também de esporos nas plantas.

  • Pareamento dos cromossomos é o crossing-over ( troca de material genético formando assim as chiasmas)

    Isto ocorre na profase 1 no paquíteno , quando em meios reducional


ID
716212
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as proposições sobre os processos de divisão celular e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A primeira fase da mitose, também denominada prófase, inicia-se com a formação do fuso acromático e se encerra com o emparelhamento dos cromossomos homólogos.

( ) Na mitose, a divisão de uma célula mãe origina quatro células filhas, geneticamente idênticas.

( ) Em células animais, a citocinese é denominada centrífuga e em células vegetais, recebe o nome de citocinese centrípeta.

( ) Na meiose, o número original de cromossomos é diminuído pela metade nas células filhas produzidas.

( ) Na reprodução sexuada, a meiose é de fundamental importância para manter constante o número de cromossomos de uma espécie.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima pra baixo.

Alternativas

ID
795928
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A meiose é um importante evento celular que permite a maior variabilidade possível dentro das espécies. Quanto a esse evento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Há a formação das fibras do fuso

    b) A profase I é diferente da prófase da mitose, principalmente porque nela ocorre o crossing over

    c) Correta

    d) O sexo homogamético forma apenas um tipo de gameta, como nas pessoas do sexo feminino que só forma gameta X

    e) A  permuta   de   alguns   genes   entre   cromátides  ocorre na profáse I

ID
799228
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:


I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.


II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula.


III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.


IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.


No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em

Alternativas
Comentários
  • A divisão celular associada à reparação de tecidos é a mitose. Nessa divisão, os cromossomos se alinham no plano equatorial da célula durante a metáfase e tem seus centrômeros divididos, assim, separa-se as cromátides irmãs. É importante lembrar que o evento II também acontece na meiose, porém com cromossomos homólogos (evento I), o que possibilita acontecer o evento III (crossing over), que só acontece na meiose. 

    Letra B correta.
  • B. II e IV, apenas.

  • só há homólogos na MEIOSE 1

  • Multiplicação celular = mitose. Nela, não ocorre emparelhamento dos cromossomos homólogos, só na meiose.


ID
799459
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A mosca da fruta ou Drosophila melanogaster apresenta 8 cromossomos em suas células somáticas. (LOPES, 2002).

Após a mitose, para a multiplicação de suas células somáticas, e nas meioses reducional e equacional, para a formação dos gametas desse animal, a mosca da fruta apresentará, respectivamente, os números de cromossomos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A




  • A MITOSE é um processo biologico em que uma célula se divide em duas células filhas com a mesma carga genética, ou seja, com o mesmo numero de cromossomos da célula que as originou.

    A MEIOSE é um processo biologico em que uma célula se divide em quatro células filhas com a metade da carga genética da célula que a originou. A meiose de duas formas. A 1° forma é a meiose I em que a carga genética reduzida a metade e na 2° forma, meiose II, as células originadas da meiose I são novamente divididas, mas, não ocorre a redução da carga cromossomica sendo de chamada de meiose equacional.
  • A célula possui 8 cromossomos simples ( I I I I I I I I ) - célula diploide(2n). Após a duplicação do DNA, na interfase, as células irão manter o mesmo número de cromossomos, entretanto, eles se condensarão e se unirão pelo centrômero, sendo assim, serão 16 cromátides-irmãs (proveniente do material genético duplicado) unidas duas a duas pelo centrômero, formando, dessa forma, 8 cromossomos duplicados ( X X X X X X X X ).

    Na meiose I, esses cromossomos duplicados sofrerão divisão reducional e, nesse processo, os cromossomos homólogos serão separados - 4 em cada célula. (X X X X) e (X X X X).

    Na meiose II, cada célula formada da primeira divisão passará por uma divisão equacional e irá manter o mesmo número de cromossomos, porém, estes estarão em sua forma simples/descondensada, uma vez que cada cromátide-irmã de cada cromossomo homólogo nas duas células será separada para polos opostos no período da anáfase II devido ao encurtamento das fibras de tubulina do fuso mitótico. Assim, (X X / X X) = (I I I I) e |(I I I I) - duas células filhas(n) ; a outra célula formada da primeira divisão também fará o mesmo processo na meiose II: (X X/ X X) = (I I I I) e (I I I I) - duas células filhas(n), com metade do número de cromossomos da célula inicial antes da interfase.

    Me corrijam, caso eu esteja errado, por favor.


ID
851821
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo acerca dos processos de divisão celular:

I – Na mitose, a célula-mãe dá origem a duas células filhas geneticamente idênticas.

II – Em todos os organismos que fazem reprodução sexuada, a produção de gametas se dá por meiose.

III – Na primeira fase da meiose, ocorre o pareamento e a segregação dos cromossomos homólogos.

IV – Na mitose, os cromossomos são alinhados na placa equatorial e ocorre a separação das cromátides irmãs.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Justificativa para o erro do item II:

    Trecho do livro BIOLOGIA MOLECULAR DA CÉLULA (ALBERTS):

    "A reprodução sexuada depende de um processo especializado de divisão celular chamado meiose, que produz células haplóides que portam somente uma única cópia de cada cromossomo. Em muitos organismos ( E NÃO TODOS), as células haploides se diferenciam em células reprodutivas especializadas chamadas de gametas - óvulos e espermatozoides na maioria das espécies. Nessas espécies, o ciclo reprodutivo termina quando um espermatozoide e um óvulo se fundem para formar um zigoto diploide, com potencial de formar um novo indivíduo."

  • Na mitose, as células-filhas geradas são geneticamente idênticas à célula-mãe, item I verdadeiro. Em alguns organismos que também realizam a reprodução sexuada, os gametas podem ser produzidos através da mitose, item II falso. Na fase da prófase, durante a meiose, ocorre o pareamento e segregação dos cromossomos homólogos. E na mitose, as cromátides irmãs são separadas, item III e IV verdadeiros.


    Letra C correta.


  • Exemplos para o item ll ??

  • O item II deve estar errado porque nem sempre são gametas na reprodução sexuada. Nos vegetais são esporos.


ID
1023673
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma célula com 46 cromossomos sofre o processo de meiose. Quantos cromossomos espera- se encontrar em cada célula, como resultado da meiose I e da meiose II, respectivamente?

Alternativas

ID
1034581
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando que nos organismos sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Células originadas pelo processo de meiose são haplóides.

    GABARITO: LETRA C

  • Se não originadas por meiose, são haploides

ID
1438846
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na divisão celular meiótica, ou meiose, pode ocorrer a não disjunção cromossômica. A ocorrência de uma não disjunção cromossômica na primeira divisão da meiose resultará na produção de gametas

Alternativas
Comentários
  • É na anáfase da meiose que surgem os mutações cromossômicas que resultam em Síndrome de Down, Turner, etc 

  • No processo da meiose, assim como na mitose, pode ocorrer a distribuição incorreta de um ou mais cromossomos, fenômeno este conhecido como não disjunção cromossômico. 


    Caso a não disjunção ocorra durante a meiose I, uma das células acaba recebendo dois cromossomos homólogos que não se separaram. Caso a não disjunção cromossômica ocorra durante a segunda etapa da meiose (meiose II), recebe dois cromossomos-irmãos que não se separaram. Dessa forma, o que se observa é a formação de gametas com excesso ou falta de cromossomos. 
     

  • Letra E

    com aumento ou redução no número de cromossomos.


ID
1573903
Banca
SENAC-SP
Órgão
SENAC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma das etapas de uma divisão celular, os cromossomos homólogos migram para polos opostos da célula. Essa etapa é a:

Alternativas
Comentários
  • Falou cromossomo homólogo ---> Meiose I

    Visto que a mitose e a meiose II são as cromátides irmãs 


ID
1611124
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a divisão celular, considerando a prófase I da Meiose I, é CORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Na profáse I da meiose I existem 5 subfases, são elas:

    Leptóteno Inicia-se a espiralização cromossômica, nessa fase os filamentos cromossômicos são finos, pouco visíveis e já é constituído cada um por duas cromátides.

    Zigóteno Começa a atração e o pareamento dos cromossomos homólogos; é um pareamento ponto por ponto conhecido como sinapse cromossômica.

    Paquíteno Nessa fase, a espiralização progrediu sendo assim as duas cromátides de cada homólogo pareado bem visíveis, ou seja, quatro cromátides sendo esse conjunto chamado por tétrade ou par bivalente.

    Diplóteno Ocorre o início afastamento dos homólogos, evidenciam-se entre eles algumas regiões em que estão em contato, essas regiões são chamadas de Quiasmas. Esses quiasmas representam as regiões onde aconteceu o Crossing-Over.

    Diacinese Essa é a fase final, nela ocorre a finalização do afastamento das cromátides, os quiasmas parecem "escorregar" para as extremidades e a espiralização dos cromossomos aumenta.


ID
1614346
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A banana cultivada (Musa x paradisiaca) é um caso típico de partenocarpia, ou seja, de formação de frutos sem que ocorra fecundação. Isso acontece por se tratar de uma planta triploide: as sementes não são formadas porque os gametas apresentam anormalidades no número de cromossomos.

Em qual fase ocorre a distribuição anormal dos cromossomos?

Alternativas

ID
1634503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A continuidade da vida tem como mecanismo principal a reprodução, assexuada ou sexuada. Acerca de processos envolvidos na reprodução humana, julgue o item subsequente. 


A primeira e a segunda divisões meióticas para formação do gameta feminino se completam na ovulação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: A PRIMEIRA DIVISÃO MEIÓTICA SE COMPLETA ANTES DA OVULAÇÃO E A SEGUNDA SÓ SE COMPLETA NA FECUNDAÇÃO.

     

    Antes da ovulação, o núcleo do ovócito secundário inicia a segunda divisão meiótica, mas progride até a metáfase, quando a divisão é interrompida. Se um espermatozóide penetra nesse ovócito, a segunda divisão é completada e novamente maior parte do citoplasma é mantida em uma célula, o ovócito fecundado. A outra célula, o segundo corpo polar, é uma célula também pequena, não funcional, que logo degenera.

    http://www.famema.br/ensino/embriologia/ovogenese.php

  • errado, se completa com a fecundação!!


ID
1725631
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando-se os processos de divisão celular, a meiose difere da mitose por apresentar:

Alternativas
Comentários
  • Gab D

     

    a) duplicação dos cromossomos antes de iniciar o processo de divisão.  ( Meiose não duplica)

    b) migração dos cromossomos para a placa equatorial da célula.  ( Meiose e mitose fazem isso)

    c) separação das cromátides irmãs dos cromossomos homólogos. ( Mitose não tem pareamento de cromossomo homólogo)

    e) alta condensação cromossômica durante a metáfase.  ( Condensação parte da prófase)

  • Léo Mendes,

    a opção "a" se refere ao processo que antecede a meiose e a mitose que é a Interfase onde ocorre a duplicação dos cromossomos na fase S antes de começar o processo de divisão. Não está se referindo a mitose ou meiose proppriemente, por isso essa questao é errada pois não diferem nesse quesito.

    Quanto a alternativa "c" :

    c) separação das cromátides irmãs dos cromossomos homólogos. ( Ambas fazem isso na anafase da mitose e meiose II )

     

     

     

  • Gente, mitose não tem cromossomo homólogo!

  • Na anáfase I da meiose ocorre a segregação independente dos cromossomos homólogos.

    Na anáfase da mitose ocorre a separação das cromátides irmãs.

  • Secreção dos cromossomos homólogos


ID
1725643
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a meiose observa-se:

Alternativas
Comentários
  • O emparelhamento ocorre entre cromossomos homólogos.

    O crossing over ocorre no diplóteno da Profase I da meiose reducional.

     

    A segregação dos cromossomos homólogos ocorre na Anáfase I. 

    As cromátides irmãs serão separadas só na Anáfase II.

     

  • Gab B

     

    Meiose =  emparelha cromossomo homólogo, 1° fase reducional com crossing-over, 2° fase equacional

     

    Erros...

     

    a) o emparelhamento de cromossomos não homólogos, formando os bivalente. 

    c) o emparelhamento de cromossomos não homólogos durante a meiose equacional. 

    d) a permuta (crossing over) entre cromossomos homólogos durante a meiose equacional

    e) a separação das cromátides irmãs durante a segregação dos cromossomos homólogos. ( Cromossomos homólogos se separam na meiose I; cromátides irmas se separam na meiose II

     


ID
1745932
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No nosso corpo ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, nas células do corpo em geral, e a meiose, nas células germinativas. Com relação à mitose e à meiose no corpo humano, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Mitose - É a divisão que resulta em duas novas células. A divisão começa com uma célula que se transforma em duas células idênticas à célula inicial (com a mesma quantidade de cromossomos). Esse processo ocorre em 5 etapas: Profáse, metáfase, anáfase, telófase e intérfase.

    Meiose - Assim como a mitose, a meiose é um processo que divide uma célula em duas células, mas aqui cada célula possui metade dos cromossomos da célula original. O processo da meiose ocorre em 2 fases de 4 etapas cada: Profáse I, metáfase I, anáfase I e telófase I; profáse II, metáfase II, anáfase II e telófase II


    A - Mantem-se o número de cromossomos.

    B - Meiose é a divisão celular que forma espermatozoides e óvulos.

    D - Mitose é a divisão celular que permite o crescimento dos organismos e substituição das células que envelhecem e morrem.

    E - Apenas na meiose ocorre perda de cromossomos durante a divisão celular.

  • A mitose é uma divisão celular do tipo conservativa, ou seja, quando ocorre a divisão mitótica, as células filhas, assim chamadas as células geradas a partir de uma célula mãe, possuem o mesmo numero de cromossomos, ou seja, 2n.
    Já a meiose, é uma divisão celular reducional, ou seja, as células filhas terão metade do numero de cromossomos da célula mãe.

    Alternativa correta: Letra C



  • c) na meiose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com 23 cromossomos.

     

     

     

    Mitose: é a divisão da célula em 2 células geneticamente idênticas, ou seja, com o mesmo conteúdo de DNA. É uma divisão equacional, ou seja, as células-filhas têm número de cromossomos igual ao da célula-mãe. Ocorre em todas as células do nosso corpo.

     

     

    Meiose: é um fenômeno no qual uma célula diploide origina 4 células haploides e geneticamente diferentes. É uma divisão reducional, ou seja, o número de cromossomos das células-filhas é reduzido à metade em relação ao da célula-mãe.

    • Mitose- É uma divisão conservativa, as células geradas possuem 

    o mesmo número de cromossomos da célula original 2n

    • Meiose- É uma divisão celular reducional, as células geradas terão

    metade (1n) da quantidade de cromossomos da célula original (2n)


ID
1749547
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere o processo de divisão meiótica em um homem heterozigótico quanto a uma característica de herança autossômica recessiva (Hh). O número de cópias do alelo h nas células que estão no início da intérfase (A), nas células que estão em metáfase I (B) e naquelas que resultam da segunda divisão meiótica (C) é

Alternativas
Comentários
  • O início da interfase seria o g1, a quantidade continuaria a mesma. Na metafase I teremos os cromossomos duplicados e pareados. E por fim, na segunda meiose a gente pode observar que cada célula vai ter 1 ou 0 alelo h, pq vão ser 4 células, duas com H e duas com h


ID
1912594
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O gato doméstico (Felis domesticus) tem 36 pares de cromossomos em suas células somáticas.

Sabendo disso, o número de cromossomos nos espermatozóides maduros do gato, o número de cromátides-irmãs existentes em uma célula que está entrando na primeira divisão meiótica e o número de cromátides-irmãs que está entrando na segunda divisão meiótica é, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • de nada amigo, força nos estudos, abraço!
  • Na intérfase - período que antecede tanto a mitose quanto a meiose, os cromossomos se duplicam. Assim, ficam 72x2=144 cromossomos. Para entrar na meiose II, já foram formadas duas células, que ainda têm os cromossomos duplicados. Assim, da meiose I pra meiose 2 não ''há intérfase'', porque os cromossomos já entram na meiose II duplicados e , ainda, recombinados.Com 72 cromossomos cada, então, essas duas células entram em meiose II, gerando cada uma duas células-filhas com 36 mas que têm material genético diferente entre si.

  • Tem que ler com atenção e percerber que 36 pares de cromossomos homólogos = 72 cromossomos homólogos 

    1) O espermatozoide é formado a partir da meiose, ou seja, vamos ter 36 cromossomos homólogos nos espermatozoides (metade de 72)

    2) Na primeira divisão meiótica, ainda temos os 72 cromossomos homólogos na célula, ou seja, temos 144 cromátides-irmãs (72 * 2)

    3) Quando chegarmos à meiose II, já teremos separado os cromossomos homólogos (vamos ter 36 cromossomos homólogos), ou seja, 72 cromátides-irmãs (36 *2)

    GAB: E


ID
1982083
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Ao redor do primeiro mês de desenvolvimento embrionário feminino, uma pequena quantidade de células primordiais migra para as gônadas ainda em desenvolvimento e se divide, transformando‐se em ovogônias. As ovogônias começam a entrar na prófase da meiose no terceiro mês, param numa de suas fases, e não progridem para as outras da meiose. Tais células constituem os ovócitos primários.” A fase em que ocorre esse evento é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Os ovócitos iniciam sua primeira divisão meiótica antes do nascimento, mas param na prófase I (na fase do diplóteno) até a adolescência.

  • A divisão celular é interrompida pelo inibidor da maturação do oócito, secretado pelas células foliculares.

  • Não esqueça das fases da Prófase I

    Leptóteno;

    Zigóteno;

    Paquíteno;

    Diplóteno

    Linda Zebra Pastando de Dia

    É só lembrar que a ovulogênese pausa na Prófase I, portanto na ultima fase da P1


ID
2050768
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células podem se dividir por dois processos diferentes: mitose e meiose.
Com relação ao processo da meiose, assinale a afirmativa correta

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    b) Ocorre sinapse de cromossomos, geralmente há formação de quiasmas e de apenas duas células filhas, geneticamente diferentes, como resultado.( Há o surgimento de 4 celulas geneticamente diferentes)

     

    c) Ocorre uma divisão equacional cromossômica seguida de uma divisão citoplasmática. Geralmente ocorre formação de quiasmas.( Ocorre 2 divisões citoplasmaticas: as de meiose I e meiose II )

     

    d) Não ocorre sinapse de cromossomos, mas ocorre uma divisão equacional de cromossomos seguida de uma divisão citoplasmática. ( Ocorre na interfase)

     

    e) Não ocorre sinapse de cromossomos nem quiasmas, mas ocorrem duas divisões citoplasmáticas seguidas. ( Ocorre na interfase)

  • a) Ocorre sinapse de cromossomos e geralmente formação de quiasmas. As células filhas não podem empreender nova divisão meiótica.

  • Mal formulada. As respostas A e C podem ser consideradas como características da Meiose.

  • Vamos analisar cada uma das alternativas:

    A) Está correto! Ocorre sinapse, que se refere ao processo em que os cromossomos homólogos se tornam intimamente ligados um ao outro. E a formação de quiasmas que indica a ocorrência de crossing over. As células filhas, de fato não podem entrar em uma nova divisão meiótica visto que estas já são haploides. 

    B) Está errado, pois na divisão meiótica há formação de 4 células-filhas e não 2.

    C) A divisão meiótica é reducional, e não equacional como afirma o item.

    D) Ocorre sim sinapse entre os cromossomos homólogos.

    E) Ocorrem sim quiasmas na divisão meiótica.

    Portanto, alternativa A está correta. 

  • (A)Celulas filhas podem sofrer mitose, mas não meiose.


ID
2122129
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CBM-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O material genético em humanos está distribuído em 46 cromossomos. Suas células dividem-se por dois mecanismos distintos, a mitose e a meiose. Uma célula humana que sofreu meiose dará origem a uma célula com

Alternativas
Comentários
  • A meiose é propulsora na formação dos gametas , esses que se resumem assim: 1 CÉLULA DIPLOIDE (SOMÁTICA) > 2 CÉLULAS HAPLOIDES > 4 CÉLULAS HAPLOIDES

    LEMBRE-SE QUE A MEIOSE, DIFERENTE DA MITOSE, TEM CARÁTER REDUCIONAL, OU SEJA, DIVIDE NO MEIO UMA CÉLULA DIPLOIDE

    46C>23C


ID
2156788
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.

SANDES, A. R. R.; BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.

Essa troca de segmentos é determinante na

Alternativas
Comentários
  • A permuta genética ou crossing-over ocorre na prófase I da meiose I, ou seja, com essa troca, há uma maior variabilidade genética.
    Alternativa correta: C
  • A permuta genética (crossing-over) corresponde à troca de segmentos entre cromátides não irmãs, ou homólogas, na meiose. Esse fenômeno produz variabilidade genética na formação dos gametas dos animais.

     

    Fonte: Vestibular Uol

     

    Gabarito: C.

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/e7HtYGaJYuw

  • Meiose é a divisão celular focada essencialmente na formação de gametas

  • Permuta, também conhecida na Biologia como crossing over, é em um processo em que nos cromossomos homólogos pareados existe uma troca de informaçãogenética. Essa permutação ocorre durante a Prófase I e é responsável pela criação de gâmetas recombinantes, ou seja, cromossomos que têm novas combinações de alelos.

    Mutação somática – ocorre durante a replicação do DNA que precede uma divisão mitótica. Todas as células descendentes são afectadas, mas podem localizar-se apenas numa pequena parte do corpo. As mutações somáticas estão na origem de certos cancros(*). Não são transmitidas à descendência.

    (*) O cancro é a proliferação anormal de células.

    Gabarito C

  • Letra C

    Meiose 1 => Formação de Gametas...

  • LÊ, RESPIRAR E RESPONDER

    #FÉnaMISSÃO

  • Paquiteno da Meiose I. Promove a variabilidade, através da recombinação genética. E, óbvio que meiose só acontece em células gaméticas.

  • Saber crossing over ajuda a responder essa questão <3

  • Para resolver essa questão, era necessário que tivesse um pouco da base teórica da Meiose, principalmente relacionado ao Crossing-over.

ID
2208346
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os processos de divisão celular (meiose e mitose), verifica-se que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

  • a) Correta- na anáfase I ocorre a separação dos cromossomos homólogos e na ana II a separação das cromátides irmãs, como na mitose.

    b) Incorreta- no final da meiose, uma célula diploide (2n) gera 4 células haploides (n)

    c) Incorreta- ao final da mitose, teremos 2 células idênticas à célula mãe, ou seja, 2n

    d) Incorreta- a variação genética ocorre por causa do crossing over (permutação), que só acontece na prófase I (subfase paquíteno e termina no diplóteno)

    e) Incorreta- Crossing over --> prófase I 


ID
2236507
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O paclitaxel é um triterpeno poli-hidroxilado que foi originalmente isolado da casca de Taxus brevifolia, árvore de crescimento lento e em risco de extinção, mas agora é obtido por rota química semissintética. Esse fármaco é utilizado como agente quimioterápico no tratamento de tumores de ovário, mama e pulmão. Seu mecanismo de ação antitumoral envolve sua ligação à tubulina interferindo com a função dos microtúbulos.

KRETZER, I. F. Terapia antitumoral combinada de derivados do paclitaxel e etoposídeo associados à nanoemulsão lipídica rica em colesterol - LDE. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

De acordo com a ação antitumoral descrita, que função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?

Alternativas
Comentários
  • Uma das características mais comuns das células cancerígenas é o seu ritmo rápido de divisão celular. A fim de acomodar isto, o citoesqueleto da célula está em constante reestruturação. Flexibilidade é a chave. O uso do paclitaxel é um tratamento efetivo para cânceres agressivos porque ele afeta de maneira adversa o processo de divisão celular, acabando com essa flexibilidade. eve sua síntese formal descrita pelo químico K. C. Nicolaou[3].

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paclitaxel

  • A função celular diretamente afetada pelo paclitaxel são os microtúbulos que agem durante a divisão celular, formando as fibras da fusão durante a mitose.
    Alternativa correta: A
  • Resolução: Os microtúbulos atuam durante a divisão celular formando as fibras do fuso mitótico.

    Gabarito oficial: A (Divisão celular.)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-2a-aplicacao-questoes-de-biologia-resolvidas/

  • os microtubolos atuam na fase mitodica e meiotica da divisão celular. 

  • A questão diz que a planta tem crescimento lento (baixa atividade mitódica - responsável pelo crescimento, reposição de células perdidas). O cancêr tem nas suas células intensa atividade mitódica (elas se multiplicam muito rápido e sem a devida organização). Então essa substância, que faz a planta ter baixa divisão celular, vai agir agora nos tumores, desacelerando as divisões.  

  • a tubulina atua, por exemplo, na cicatrização de machucados por meio da divisão celular (mitose)

  • falou em tumor lembra da divisão celular

  • Os microtúbulos formar as organelas centriolas que ficam numa no centro da célula o centrossomo , os centríolos ajudam os cromossomos durante o processo de divisão celular

  • a palavra antitumoral já entregava a questão '-'

  • Letra A

    Uma das características do câncer, é a rápida divisão celular de células cancerígenas. Logo, se o pacitaxel tem função antitumonal, ele ira combater a rápida divisão celular de células cancerígenas.

  • Centriolos, presentes na divisão celular, compostos de microtúblulos maiores, em que está presente a tubulina que é uma enzima composta de 2 aminoácidos. Se interferir na tubulina, impede os centríolos de participar da DIVISÃO CELULAR.

  • Divisão celular - Tumor

    Quanto maior for a divisão celular,mais constante,maior será a probabilidade de desenvolver um câncer.


ID
2259349
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação a Mitose e Meiose, identifique as sentenças Verdadeiras e Falsas e marque a resposta CORRETA:

I) A Mitose é um processo de divisão celular que separa as cromátides irmãs.

II) Mutações que acontecem durante a Meiose são passadas para a prole do indivíduo.

III) A meiose é dividida em duas etapas: Meiose I e Meiose II. Na Meiose I ocorre a separação dos cromossomos homólogos e na Meiose II ocorre a separação das cromátides irmãs.

IV) Todos os gametas femininos do ser humano são produzidos durante o desenvolvimento embrionário, e a cada ovulação, completam a Meiose I.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) Porque a sentença I está errada? Na mitose ocorre a separação das cromátides irmãs.

    A única possibilidade de erro que vejo é que o examinador queria que se considerasse que a mitose não é somente a separação das cromátides irmãs, como se elas já existissem antes da meiose.

     

    b) Porque a sentença II está errada? mutações que ocorrem durante a meiose.

    A única possibilidade de erro que vejo é que o examinador queria que se considerasse a "passagem" da mutação como uma possiblidade e não como algo certo.

  • questao mal elaborada 

  • Palhaçada a questão!!!!!!

  • I. Mitose é um processo de divisão celular, contínuo, onde uma célula dá origem a duas outras células. separação das cromátides ocorre da quarta fase da divisão celular da mitose que chamamos de Anáfase.

    II. As mutações gênicas possibilitam o surgimento de novos genes alelos numa determinada população. Seguindo os mecanismos de seleção natural, se as características determinadas por esses novos alelos forem favoráveis à sobrevivência e à reprodução dos indivíduos num determinado ambiente, essas mutações se estabilizam na populacao.

    III. Correta

    IV. Correta


    fonte: educacao.uol

  • Mal elaborada essa questão!

  • Questão extremamente mal formulada!!!!!

  • Sem sentido!

  • Ué, não entendi a questão. Achei que tinha acertado.

  • Única que estar errada alternativa lV, pois cada ovulação ocorre meiose completa ( 1,2)

    Portanto alternativa b estar correta

  • Questão de possível anulação !!!

  • Aparentemente a única incorreta é a IV.

  • Esse gabarito não está certo!

  • ?????? questão totalmente errada

ID
2259373
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que caracteriza a meiose:

Alternativas
Comentários
  • a) Está correta. A troca de material genético (crossing-over) ocorre na Prófase I, na fase Paquíteno.

    Os erros das demais alternativas:

    b) A duplicação do material genético ocorre na intérfase.

    c) Divisão de uma célula diplóide em quatro células haplóides.

    d) O número de cromossomos é reduzido pela metade.

    e) As cromátides irmãs realmente só se separam na meiose II, na anáfase II. Seria uma questão passível de recurso, pois tem duas respostas corretas.

  •  passível de recurso. A e B , corretas .

  • não tem duplicação do material genetico (dna) depois da meiosis 1 porque isso acontece na S da interfase

  • A letra E também está correta. separação de cromátides-irmãs para pólos opostos da célula em divisão ocorre na ANÁFASE (da mitose) ou ANÁFASE II (da meiose)

  • Pessoal vamos ler com mais atenção..

    A questão pede uma característica e não a fase correta..

    SEPARAÇÃO DAS CROMATIDES IRMÃS TAMBÉM OCORRE NA MITOSE

    Porém a troca de material genético é uma CARACTERÍSTICA da meiose.

    Logo, apenas a letra A está correta.

  • Concordo que é passível de recurso, mesmo entendendo a semântica da questão.

  • No que entendi é para marcar uma CARACTERÍSTICA da Meiose.

    Realmente a letra A e E estão corretas, sendo que a troca genética só acontece na Meiose. E a separação das cromátides irmãs acontecem tanto na Meiose como na Mitose.  Marcando a letra E não vai ser uma característica e sim o que é comum entre elas.

  • Qual é o erro da letra E?


ID
2264656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a gravidez, o diagnóstico do cariótipo fetal pode ser realizado a partir de estudo citogenético laboratorial de alguns materiais, como amostras de placenta, líquido amniótico e sangue.
Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.
A troca aleatória de sequências gênicas entre cromossomos homólogos é um fenômeno que pode ocorrer durante a meiose.

Alternativas
Comentários
  • Durante uma das fases da meiose (Prófase I) ocorre a troca de material genético entre os cromossomos homólogos, processo também denominado de "crossing - over". Este processo é fundamental para o aumento da diversidade genética.

  • Troca de material genético durante a meiose = crossing-over ou permuta.

    Fase paquíteno da Profase I.

    Resposta: Certa.

  • Correto! Essa troca de sequências gênicas entre cromossomos homólogos é o fenômeno que chamamos de crossing over. Este fenômeno justifica a variabilidade genética, tão importante para a sobrevivência das espécies.

    GABARITO: CERTO


ID
2298817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Texto para as questão a seguir.


    O conhecimento sobre o processo de divisão celular, em especial sobre os comportamentos do cromossomo e da molécula de DNA ao longo desse processo, forma a base de entendimento dos mecanismos relacionados à hereditariedade, à manutenção da vida e ao crescimento dos indivíduos, sendo, portanto, um conteúdo central no ensino de ciências e de biologia. Nesse sentido, uma dificuldade no ensino desses processos é a desvinculação desse conteúdo de outros assuntos, como a genética e a biologia molecular.

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que, para um ensino adequado do assunto supracitado, o professor deve evidenciar a conexão entre o comportamento dos cromossomos ao final da meiose I e

Alternativas
Comentários
  • O examinador quer saber que evento está relacionado com o final da MEIOSE I:  

     

    a) a produção de quatro células-filhas a partir de uma célula-mãe. Errado! Quatro células-filhas aparecem ao final da MEIOSE II.

     b) a replicação do DNA. Errado! A replicação ocorre na INTERFASE

     c) a ocorrência de crossing-over. Errado! O crossing over ocorre no "início" da meiose I (PRÓFASE I) e não "ao final" da meiose I, como pediu o enunciado.

     d) a Lei da Segregação Independente. Correto! Etapa: ANÁFASE I.

     e) a ocorrência de mutações no genoma. Errado! Mutações são eventos aleatórios e independentes, não estando vinculadas às fases do ciclo celular. 

     

    Bons estudos!!! 

  • segregação independente, de forma que não serão pares homólogos, que é o que ocorre na anáfase 1, momento em que os pares homólogos após serem''bagunçados''' no crossing over vai ser puxados inteiros e de forma independente para formar a célula n


ID
2372113
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de divisão celular, julgue o item subsecutivo.

Uma característica que eucariotos e procariotos têm em comum em relação ao processo de divisão celular é o fato de que as células desses organismos se dividem por fissão binária.

Alternativas
Comentários
  • me parece que a escrita da questão a deixa dubia, mas sobre o assunto temos:

    processo de divisão celular: torna 2/4 células semelhantes.

    Procariontes se reproduzem em um processo chamado de fissão binária.

    As células eucarióticas reproduzir usando mitose ou meiose.


ID
2384410
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo da meiose, qual das subfases da prófase I está relacionada com a descrição abaixo. “Os cromossomos já se encontram mais condensados e totalmente emparelhados, e o evento mais importante dessa fase é a permuta, o crossing-over, em que cromátides homólogas trocam pedaços equivalentes, resultando em uma nova combinação de genes dos pais.”

Alternativas
Comentários
  •  a) Leptóteno -> cromossomos parecem ser simples em vez de duplos

     b) Zigóteno -> ocorre o emparelhamento dos cromossomos homólogos, entre os quais se forma o complexo sinaptonêmico

     c) Paquíteno

     d) Diplóteno -> os cromossomos emparelhados se separam, embora em alguns pontos permaneçam unidos (quiasmas)

     e) Diacinese -> a cromatina volta a se condensar e o nucléolo desaparece 

  • Alguns autores cosideram esse evento no diplóteno, o que gera algumas controversias.


ID
2389675
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os processos que permitem a formação de novas células são os mecanismos de divisão celular, a mitose e a meiose. Quanto à meiose, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    A alternativa  se refere a mitose e não a meiose

  • Mitose esta envolvida com cançêr, reprodução assexuada e regeneração. 

  • O crescimento e diferenciação de células é feita pelo processo de Mitose . Sendo as mesmas consideradas somáticas ! 

  • A célula-mãe diploide duplica seu material genético e realiza duas divisões celulares SUCESSIVAS, resultando em quatro células-filhas haploides, com metade das informações genéticas que havia na célula mãe.

    Significado de Sucessivo

    adjetivo

    Contínuo; que se repete em sequência; sem interrupção; um após o outro: trabalhou por três dias sucessivos.

    Entre a meiose I e a II, existe um intervalo denominado intercinese.. logo não e tao correto afirmar que é sucessiva. Questão passível de recurso. Não há duvidas de que a opção a ser marcada por ser a mais errada é a letra c, mas isso induz de alguma forma ao erro.

  • A alternativa C envolve tecido, o que já exclui.


ID
2428387
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as informações sobre as etapas necessárias para que ocorra a variabilidade genética em seres vivos com reprodução sexuada.

1. Fertilização aleatória.

2. Crossing over na prófase da meiose II.

3. Segregação independente na anáfase da meiose I.

4. Introdução do órgão reprodutor masculino no órgão reprodutor feminino.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) etapa(s)

Alternativas

ID
2448691
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Meiose é o processo de divisão celular no qual uma célula-mãe (2n) origina quatro células-filhas (n) geneticamente diferentes entre si e diferente da célula-mãe. A respeito desse processo, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F) e, após, assinale a alternativa CORRETA:
1. As cromátides-irmãs são separadas durante a Anáfase I.
2. A Prófase I é essencial para que ocorra a permuta gênica entre cromossomos homólogos.
3. Em um organismo 2n=4 cromossomos, o número de cromossomos em Telófase I e Telófase II é o mesmo, ou seja, n=2.
4. Os quiasmas são essenciais para que as cromátides irmãs, durante a Anáfase II, sejam corretamente separadas para os pólos opostos da célula.
5. O processo de sinapse inicia-se durante o Zigóteno da Prófase I e, no Paquíteno, o complexo sinaptômico está totalmente terminado. Tal fato auxilia no processo de crossing over.

Alternativas
Comentários
  • 1. FALSA -  As cromátides-irmãs são separadas durante a Anáfase II. Na Anafase I ocorre a separação dos cromossomos homólogos

    4. FALSA. Os quiasmas são as regioes onde ocorre a permuta ou crossing over entre as cromátides irmãs, durante a METAFASE I (mais especificamente na subfase Paquiteno)

  • Exatamente o que a Amanda disse, só houve uma confusão necessária corrigir: a subfase do paquíteno ocorre na PROFASE I, e não na METÁFASE I.

  • O paquiteno ocorre na Profase I( Leptoteno, Zigoteno, Paquiteno, diplotono e diacinese)

  • Fiquei em dúvida em relação à: " ...no paquítemo, o complexo sinaptonênico está totalmente terminado."

    No paquíteno ainda há ocorrência do complexo e no diplóteno ocorre a terminalização dos complexos...

    Por favor, me ajudem! Onde estou errada?

    Obrigada!


ID
2511979
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No estudo da meiose, qual das alternativas abaixo está correta?

Alternativas
Comentários
  • Não existe resposta correta...

    "Crossing-over ou intercinese é o estágio entre a 1ª e 2ª divisão meiótica"

    Essa descrição é apenas da intercinese, e não do Crossing over.

  • Na vdd existe.. existe a menos errada hahahah A, cross over, meiose 1 no paquiteno, já as outras estão extremamente erradas

  • tem mais diversificaçao genetica na ocorre na meiotica e sim na meiosica

  • Essa questão me deixou bem confusa!

    O processo que gera essa troca de pedaços entre os cromossomos é chamado de crossing over. 

    Entre estas fases pode haver um período intermediário, chamado de intercinese. Em geral há uma fase curta entre as divisões, chamada de intercinese. 

  • Quem marcou a letra A precisa estudar mais...

    Crossing over NÃO tem nada a ver com intercinese. Esta é uma etapa que pode ocorrer entre as divisões meióticas, enquanto aquele é um processo que ocorre unica e exclusivamente na prófase I (paquíteno) da meiose I.

    Todas as alternativas estão erradas.

    bons estudos.

  • Ufa! Achei que tinha sido só eu que achei essa questão totalmente errada! Crossing-over é totalmente diferente de intercinese. Enquanto esta ocorre durante o final da Telófase I e início da Prófase II, aquela ocorre durante a Prófase I, no período de paquíteno. Questão totalmente confusa e errada. Deveriam ter entrada com recurso e adiado essa questão.

  • Fiquei sem saber o que fazer. Percebi que todas estavam erradas.

  • A pegadinha aqui está no enunciado da alternativa que pode levar a termos duas interpretações. Diz: "Crossing-over ou intercinese é o estágio entre a 1ª e 2ª divisão meiótica". Pode-se imaginar que seja entre meiose I e meiose II, interpretação errada. Aqui a questão se refere ao período entre prófase I, onde ocorre crossing-over, e metáfase I. Olho atento temos que ter rsrs.

  • Letra A correta: a intercinese é uma das fases da "meiose" que é a divisão celular necessária para formação de gametas, ocorrendo em células diploides transformando as em haploides.

    A intercinese ocorre entre a meiose I e a meiose II e é um pequeno intervalo onde não ocorre duplicação de DNA e cada cromossomo mantém suas cromátides.

    Letra B errada: Nas mulheres, os cromossomos do par sexual são iguais e representados por XX. Já os homens possuem um cromossomo sexual X e outro que é chamado de Y, sendo assim, eles são X e Y.

    letra C errada: a mutação e a recombinação genética são responsáveis pela variabilidade genética, garantem que os indivíduos sejam geneticamente diferentes a cada geração. Sem os processos de variabilidade genética, como a recombinação genética e a mutação, a evolução seria extremamente lenta.

    Letra D errada: cromossomos sexuais alossomo, que determinam o sexo. Autossoma ou autossomo ou cromossomas somáticos são cromossomos que não estão ligados ao sexo e fazem parte do patrimônio genético da espécie

    Letra E errada: células com 2 lotes de cromossomos são ditas com diplotes.

  • Pessoal, a formulação dessa questão conduz a dupla interpretação, o que não é recomendável à questões de concursos. Vejam o seguinte: o termo "ou" é Conjunção Coordenada Alternativa que liga orações ou palavras com sentido de alternância ou escolha, levando a equivalências ou exclusões. No caso, em "Crossing-over ou intercinese", pode-se entender que os termos se equivalem, o que merecia ser anulada por falta de clareza.

  • Esse gabarito está definitivamente errado! Crossing-over não tem nada a ver com intercinese. O primeiro é troca de material genético na prófase I (paquíteno) e o segundo SIM é o intervalo entre M1 e M2. Ao meu ver, a menos errada, talvez fosse a letra D.

    Autossoma ou autossomo ou cromossomos somáticos são cromossomos que não estão ligados ao sexo e fazem parte do patrimônio genético da espécie, junto com os cromossomas sexuais. O ser humano possui 44 autossomos que formam 22 pares de cromossomas e mais um par de cromossomas sexuais (alossomo), que determinam o sexo.

  • Questão de português, né?!

    "ou" --> inclui ou exclui. Se o verbo vier no singular exclui 1. Se vier no plural inclui as opções.

    Alternativa A.

  • Entendi. Na alternativa A, temos as duas opções, crossing-over ou intercinese, como uma das duas está certa, essa é a opção correta.

    Também poderíamos pensar que essa é a questão mais verdadeira em relação as outras...

  • Todas estão erradas!!!

  • Recombinação celular ?! Nunca ouvi... Recombinação Gênica ou Genética seria o termo correto.

    • Pede comentário do professor.

ID
2560396
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga. Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá?

Alternativas
Comentários
  • A substância inibe a divisão celular mitótica, inibindo a formação do fuso acromático e paralisando o processo na metáfase. Nesse período, a célula apresenta ainda os 8 cromossomos duplicados, e portanto, obtendo um total de 16 cromátides.

    Alternativa correta: Letra D
  • Resposta: D

    Após o tratamento com uma substância que impede a formação do fuso, cada célula terá 8 cromossomos duplicados e, portanto, 16 cromátides.

    Fonte:Curso Etapa<https://www.etapa.com.br/etaparesolve/etaparesolve/2018/Fuvest/1Fase_300/correcao/conhecimentosgerais/41.pdf>


ID
2574139
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere uma célula animal 2n = 78, que está iniciando um processo de divisão meiótica.


Durante essa divisão celular, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra E

  • Apenas nas meiose 1 tem as 5 subfases.

    Leptóteno. Condensação cromossômica

     

    Zigóteno.  Ligação entre cromossomos homólogos, a sinapse cromossômica

     

    paquítemo. Cromossomos homológos emparelhados formando conjuntos bivalentes ou tétrades. Fase que ocorre o Crossing over.

     

    Diplóteno. as tetrádes podem estar cruzadas formando tipo um X que são as quiasmas.

     

    Diacinese. Terminalização dos quiasmas , os homológos se afastam.

  • Mas a alternativa está escrita errada... não são Létrades e sim Tétrades...

  • Passei maior tempão querendo deduzir o que diabos significa "letrádes"


ID
2733169
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das semelhanças entre os processos de divisão celular mitótico e meiótico corresponde à existência da etapa anáfase em ambos. Porém, na meiose, ocorrem duas etapas anáfases, enquanto na mitose ocorre apenas uma etapa anáfase. Tal diferença é decorrente da

Alternativas
Comentários
  • a)A condensação ocorre em ambos os processos de divisão celular.

    b)  Correta. Mitose a célula somática divide uma vez. Meiose uma célula reprodutiva se divide duas vezes. 

    c) Na mitose o número do cromossomos continua o mesmo. Na meiose é reduzido pela metade.

    d) Errado. Mitose cada célula é diploide (2n), contendo o mesmo número de cromossomos. Meiose cada célula é haploide (n), contendo a metade do número de cromossomos da célula original.

     

    e) Errado. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe, na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.

     

    fonte: diferença.com

  • Na meiose I, ocorre divisão dos cromossomos homólogos. Na meiose II, ocorre a divisão das cromatides- irmãs. Portanto, duas divisões. Na mitose, ocorre apenas a separação das cromatides irmãs para os lados opostos da celula, na fase Anáfase. Alternative correta: B

  • Em 25/09/2018, às 11:53:51, você respondeu a opção B.Certa!

    Em 04/09/2018, às 18:43:35, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 22/08/2018, às 20:36:26, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 22/08/2018, às 20:02:28, você respondeu a opção E

     

     

    Que a minha vontade de vencer, sempre supere a de desistir.

  • Vamos analisar as alternativas.

    A) A condensação cromossômica ocorre tanto na mitose quanto na meiose, portanto o item está incorreto.

    B) Correto! Na meiose há apenas uma duplicação do material genético, seguida de duas divisões. Enquanto que, na mitose há apenas uma duplicação do DNA, seguida de uma divisão.

    C) A duplicação cromossômica ocorre na interfase, tanto na mitose quando na meiose. 

    D) Errado. Ao final do processo meiótico temos a redução da ploidia.

    E) Na meiose, temos formação de duas células filhas haploides, partindo de uma célula diploide. Na mitose, temos a formação de duas células-filhas diploides, pois a divisão é equacional.

    Portanto, alternativa B está correto.

  • O próprio enunciando já informa a resposta.

  • Essa questão trata do processo de divisão celular da mitose e da meiose, onde ambas apresentam a etapa anáfase, ocorrendo duas na meiose e apenas uma na mitose. Pede-se a explicação por existir essa diferença nos processos de divisão celular. As divisões celulares ocorrem dependendo da complexidade do organismo e do tipo de célula: germinativa (meiose), que é especializada em reprodução; ou somática (mitose), crescimento que constitui os tecidos de um organismo. Essas divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. O ciclo celular segue as etapas abaixo:
    • Prófase: Os centríolos migram para lados opostos da célula, formando fibras do fuso entre eles. Os cromossomos duplicados na interfase se condensam e formam espirais. O nucléolo e a carioteca se dissolvem.

    • Metáfase: Os cromossomos se prendem nas fibras do fuso pelo centrômero e migram para o centro da célula, e as cromátides irmãs se separam.

    • Anáfase: As cromátides (cromossomos filhos) separam-se pelo encurtamento das fibras de fuso, sendo levadas para os lados opostos da célula.

    • Telófase: Os cromossomos filhos chegam aos polos opostos e se descondensam, formando uma nova carioteca e isolando o núcleo. Os nucléolos reaparecem dentro dos núcleos, e o citoplasma se divide, reorganizando as organelas.

    Na mitose, ocorre uma divisão celular que resulta em duas células-filhas idênticas, com mesmo número de cromossomos e características genéticas, e ela é dividida nessas quatro fases listadas acima: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Na meiose, ocorrem duas divisões celulares consecutivas, sendo chamada de meiose I e meiose II, resultando em quatro células-filhas haploides. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site biologiatotal.com.br


    Fonte da imagem: site brasilescola.uol.com.br



    Tal diferença é decorrente da


    A) condensação cromossômica no início do processo que ocorre apenas na mitose. A condensação dos cromossomos ocorre na fase prófase e em ambos os processos de divisão celular, mitose ou meiose. Incorreta.


    B) existência de duas divisões consecutivas na meiose e de apenas uma divisão na mitose. A meiose apresenta duas divisões consecutivas, com a redução de cromossomos em meiose I, e a separação das cromátides em meiose II, enquanto na mitose há apenas a separação das cromátides para resultar duas células-filhas iguais. CORRETA.


    C) duplicação cromossômica no início do processo que ocorre apenas na meiose. A duplicação dos cromossomos ocorre na fase S (síntese do DNA) na mitose e na meiose antes de iniciar o processo de divisão celular. Incorreta.

    D) duplicação da ploidia celular ao final do processo meiótico, enquanto na mitose tal ploidia se reduz. A ploidia celular na mitose não se altera, e na meiose ela não se duplica, a quantidade total de cromossomos é reduzida pela metade na formação dos haploides. Incorreta.


    E) formação de duas células filhas diploides na meiose e de quatro células filhas haploides na mitose. A meiose resulta em quatro células-filhas haploides, enquanto a mitose resulta em duas células-filhas diploides. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
2769880
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fertilização e a meiose alternam nos ciclos de vida sexuada, mantendo sempre constante o número de cromossomos em cada espécie de uma geração para a próxima. Analise as afirmativas sobre a meiose, segundo REECE et al. (2015):

I. A meiose é precedida pela duplicação dos cromossomos, que ocorre durante a interfase, antes do início da meiose I.
II. A meiose I é denominada divisão reducional, porque diminui o número do conjunto cromossômico de dois (diploide) para um (haploide).
III. Na meiose II, que também é chamada de divisão equacional, ocorre a separação das cromátides irmãs, produzindo células-filhas haploides. O mecanismo para separação das cromátides-irmãs é virtualmente idêntico na meiose II e na mitose.
IV. No início da metáfase I, cada cromossomo pareia com seu homólogo, alinhando gene com gene, e ocorre o crossing over.
V. Devido ao crossing over que ocorreu na meiose I, as duas cromátides-irmãs de cada cromossomo não são geneticamente idênticas na meiose II.
VI. A meiose somente ocorre durante a formação dos gametas. Na produção dos gametas na espécie humana, a meiose reduz o número cromossômico de 46 (dois conjuntos) para 23 (um conjunto).

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Crossing-over ocorre na Profase l (Paquíteno) 

  • Apenas I, II, III e V.

  • (I. A meiose é precedida pela duplicação dos cromossomos, que ocorre durante a interfase, antes do início da meiose I.) A um esta errada, pois não ocorre a duplicação dos cromossomos e sim do DNA!! A questão esta errada.

  • Essa questão tá meio bugada.

  • meiose equacional???

    não reduz os cromossomos, metade da célula mãe ???

    logo não seria reducional ???

  • (I. A meiose é precedida pela duplicação dos cromossomos, que ocorre durante a interfase, antes do início da meiose I.) A um esta errada, pois não ocorre a duplicação dos cromossomos e sim do DNA!! A questão esta errada....

  • O essa da VI está nessa questão de conjuntos? Onde está o erro?

  • Perdida. A divisão equacional acontece na Metáfase e não na Anáfase que é a separação das cromatides-irmãs .

  • Helaine Lima, A divisão Equacional é todo o segundo processo de divisão da meiose, ou seja, a meiose II, pois mantem o numero de cromossomos, já a Meiose I é chamada de divisão Reducional.

  • Irene o que está errado na VI é que diz que nos gametas os cromossomos reduzem de 46 para 23, mas gametas nunca tem 46 cromossomos, apenas 23. E eles se duplicam não se multiplicam, ou seja, o número de cromossomos nunca aumenta, o que aumenta é a quantidade de DNA.

  • A resposta correta deveria ser a letra E,Porque só número 1 estar errada

  • Tem que prestar muita atenção na afirmativa VI. Os gametas não possuem 46 cromossomos, eles só têm 23..

    Questão pegadinha.

  • Galera, na minha humilde opinião, o erro da VI está em afirmar que a meiose somente realiza a formação de gametas, lembrem se que se trata de uma questão de Biologia, e a meiose também está relacionada à formação de esporos em vegetais.

  • VI. A meiose somente ocorre durante a formação dos gametas. Na produção dos gametas na espécie humana, a meiose reduz o número cromossômico de 46 (dois conjuntos) para 23 (um conjunto). ERRADA!

    Conforme o ciclo, a meiose pode ser classificada como: zigótica, gamética ou espórica. O último tipo de meiose citado é encontrado, por exemplo, em antóceros. Esse tipo caracteriza-se pela alternância de gerações haploide e diploide. O estágio diploide multicelular é chamado de esporófito e nele ocorre a meiose, que produz células haploides chamadas de esporos. Os esporos, por sua vez, dão origem à fase haploide, denominada gametófito que produz gametas e dará origem a próxima geração de esporófitos.

  •  IV. No início da metáfase I, cada cromossomo pareia com seu homólogo, alinhando gene com gene, e ocorre o crossing over. (errada).

    crossing-over ocorre durante a prófase I


ID
2773648
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UEMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No século XVII, o cientista inglês Robert Hooke dedicou-se à observação da estrutura da cortiça e constatou que ela era formada por um grande número de cavidades preenchidas com ar, as quais chamou de células. Hoje, sabemos que as células são preenchidas pelo citoplasma e mantêm seu formato devido ao citoesqueleto, que também é responsável pelos movimentos celulares, formação de pseudópodos e deslocamentos de organelas. Considerando a participação do citoesqueleto na mitose, é correto afirmar que fármacos que interferem na formação de microtúbulos, como a colchicina, interrompem a mitose em qual das seguintes fases?

Alternativas
Comentários
  • LETRA: A

     

    Comentário: 

     

    Na METAFASE ocorre:

    1. a formaçao dos centríolos nos polos

    2. fuso formado 

    3. "Aparecimento" da Placa Equatorial 

    4. Condensação Máxima do  DNA (feita através da colchina, vinblastina)
     


ID
2790979
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.


Peixe se reproduz sem sexo e desafia teoria de extinção da espécie


A teoria da evolução sugere que as espécies que se reproduzem de forma assexuada tendem a desaparecer rapidamente, uma vez que seu genoma acumula mutações mortais ao longo do tempo, Mas um estudo sobre um peixe lançou dúvidas sobre a velocidade desse declínio. Apesar de milhares de anos de reprodução assexuada, o genoma da molinésia-amazona (amazon molly, em inglês), que vive no México e no sul dos Estados Unidos, é notavelmente estável e a espécie sobreviveu. Os detalhes do trabalho foram publicados na revista Nature Ecology and Evolution.


Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/internacional43062040


Sobre a reprodução dos seres vivos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • C)


    Pois os procariontes são unicelulares em sua grande maioria. A forma mais comum de reprodução é assexuadamente por fissão binária




ID
2834062
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a divisão celular, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A (errada): Não ocorre redução da ploidia

    Alternativa B (correta):

    Alternativa C (errada): Não ocorre segregação e sim condensação

    Alternativa D (errada):Os gametas haploides são originados a partir das células filhas haploides e posteriormente pela separação dos cromossomos homólogos na meiose I

    Alternativa E (errada): O crossing-over ocorre durante a meiose

  • Não existe mitose II.

  • A) Ao final da mitose ocorre redução da ploidia da célula por meio da separação das cromátides-irmãs.

    Ploidia: é o número de conjuntos completos de cromossomos presentes em uma células

    Não ocorre a redução da ploidia na mitose! Na mitose uma célula mãe (2n) origina duas células-filhas idênticas (2n). A redução da ploidia somente ocorre na meiose, no processo de meiose I.

    B) Os gametas haploides são originados por meio da separação dos cromossomos homólogos que ocorre na meiose I.

    Gametas = meiose

    haploide  = n  = 1 cromossomo

    Correta! A separação dos cromossomos homólogos (2n) ocorre na meiose I, a qual origina cromossomos haploides (n)

    C) A segregação dos cromossomos homólogos ocorre durante a mitose I, originando gametas haploides.

    A separação dos cromossomos homólogos (2n) ocorre na MEIOSE I, a qual uma célula diploide (2n) separam os cromossomos homólogos originando células haploides (n)

    D) A meiose origina gametas haploides por meio da separação das cromátides-irmãs.

    A etapa da meiose que origina gametas haploides (n) é a meiose I, na qual ocorre a separação dos homólogos de uma célula diploide (2n). Esse processo é dado quando uma célula diploide (2n) origina duas células haploides (n), através da separação de seus cromossomos homólogos, na etapa de anáfase I.

    A separação das cromátides-irmãs é dada na meiose II, a qual duas célula haploide (n) originam quatro células haploides(n)

    n = número de cromossomos

    E) O crossing over ocorre durante a mitose, podendo produzir gametas recombinantes.

    O crossing over ocorre durante a meiose. Deforma mais detalhada, o crossing over ocorre na meiose I, mais especificamente, no processo de prófase I em sua etapa 3, denominada Paquíteno.

    Caso você tenha muitas dúvidas sobre esses conceitos, aconselho a assistir a playlist no Youtube do professor Kennedy Ramos chamada Citogenética, é excelente!


ID
2835628
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A troca de material genético pelo crossing over pode resultar em novas combinações da informação genética no cromossomo recombinante. A fase do ciclo celular em que ocorre crossing over é a

Alternativas
Comentários
  • Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética
  • crossing over ocorre na prófase 1 na sub-fase paquíteno.

  • O crossing over acontece na prófase I, da meiose I. 

    Portanto, alternativa A está correta.

  • O crossing-over ou permuta gênica ocorre na prófase I da meiose I, mais especificamente em um estágio chamado paquíteno.

  • GAB. A)

    prófase I da meiose I.


ID
2847922
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a divisão celular, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Venha comigo amiguinhos !

    Cromátides-irmãs é na MITOSE - A mitose mantém as células em 2N

    Cromossomos homólogos é na MEIOSE - A meiose produz gametas haploides 1N

  • Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos.

    Cada mitose produz duas células iguais à de origem. (2n)

    Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe. (1n)

  • é justamente na metáfase 1 que ocorre o emparelhamento na linha do equador para , em seguida, a anáfase pegar os CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS E SEPARÁ-LOS.

    É uma característica fundamental , pois só assim que a meiose I consegue se transformar em células haploides ( dividir-se pela metade): Pegando os cromossomos e dividindo-os, e não dividindo as cromatides-irmãs

    LETRA B

    APMBB

  • Mitose = duas células

    Meiose = quatro células

    Grupo de questões CFO:

    https://t.me/+wR55_2rksTc3MTQx


ID
2941888
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As modificações morfológicas que ocorrem durante o pareamento são a base para dividir a prófase meiótica em cinco estágios sequenciais. O estágio, depois dos complexos terem se desfeito, onde os eventos individuais de recombinação por entrecruzamento entre cromátides não irmãs podem ser vistos como conexões inter-homólogas chamadas de quiasmas, é o:

Alternativas
Comentários
  • Diplóteno (do grego, diplóos = duplo) – ocorre a desinapse dos homólogos com o desmonte da escada central do complexo sinaptonêmico (não envolvendo os eixos protéicos não histônicos que contribuem na condensação de cada cromossomo). Com o final da desinapse, os cromossomos homólogos tentam se afastar, no entanto são mantidos próximos devido aos quiasmas (do grego, chiasma, cruz), pontos onde ocorreu a recombinação gênica entre as cromátides homólogas, e que os mantêm ainda unidos. Na gametogênese feminina, em humanos, a fase de diplóteno pode se estender por anos. Os ovócitos I estacionam nesta fase ao sétimo mês do desenvolvimento fetal e podem assim permanecer até a puberdade.

  • A fase dos quiasmas é o diploteno

  • Meiose - Prófase I, fase + longa, é dividida em 5 subfases:

    LEPTÓTENO = separação dos centríolos

    ZIGÓTENO = emparelhamento dos cromossomos homólogos

    PAQUÍTENO = permutação para o Croassing over

    DIPLÓTENO = visualização dos quiasmas

    DIACINESE: separação.

  • Como vimos, quiasmas são sobreposições que evidenciam o crossing over. Estas sobreposições podem ser observadas a partir do Diplóteno.

    Portanto, alternativa E está correta.

  • Lembrando que o enunciado não pede a fase do crossing-over (paquíteno), mas sim a da visualização do quiasma (diplóteno).


ID
3041914
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pessoas que apresentam Síndrome de Down são em geral trissômicas para o cromossomo 21. Esse problema ocorre predominantemente devido à não disjunção do par cromossômico na

Alternativas
Comentários
  • A disjunção dos pares cromossômicos ocorrem na anáfase I da meiose. Portanto, a trissomia é decorrente de problema nessa etapa meiótica.

  • Como ele disse que não ocorre a separação, você deve saber qual a fase que ocorreria a separação celular.

    O macete que eu tenho é para se lembrar do nome das fases é:

    Papai mamãe andaram treinando

    Papae : profase

    Mamãe: metafase

    Andaram: anafase

    Treinando: telofase

    Prófase: fase mais longa; os cromossomos começam a se condensar, o centríolo se duplica formando-se o fuso acromático (ou mitótico) e os ásteres; tanto a carioteca quanto o nucléolo desaparecem.

    Metáfase: melhor fase para o estudo do cariótipo; os cromossomos, já condensados, aparecem dispostos no equador do fuso. Essa etapa termina com a duplicação dos centrômeros.

    Anáfase: os cromossomos migram para pólos opostos.

    Telófase: cromossomos chegam aos pólos e sofrem descondensação; desaparecem os ásteres e o fuso, e ressurgem a carioteca e o nucléolo; a etapa chega ao seu fim com a divisão do citoplasma (citocinese).

    Meiose: uma célula diplóide (2n) origina 4 células haplóides (n); ocorre por meio de duas divisões sucessivas sem duplicação do material genético nas fases intermediárias. A meiose tem a função de manter constante o número de cromossomos das espécies e, ainda, permite a variabilidade genética. Isso porque a meiose reduz o número de cromossomos pela metade e faz com que os gametas se recombinem.

  • Questão com gabarito errado! Cuidado, pessoal.


ID
3047680
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maioria das espécies de seres eucariotos que se reproduz sexuadamente apresenta, em seu ciclo de vida, uma alternância entre a meiose e a fertilização. O tempo desses dois eventos nos ciclos de vida varia, dependendo da espécie. No entanto, podemos reconhecer padrões gerais nos ciclos de vida dos principais grupos de eucariotos. Conforme o ciclo, a meiose pode ser classificada como: zigótica, gamética ou espórica.


O último tipo de meiose citado é encontrado, por exemplo, em quais organismos e como pode ser caracterizado de forma geral o ciclo desses organismos?

Alternativas

ID
3179377
Banca
IDCAP
Órgão
CONSED-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Definimos Dictióteno como:

Alternativas
Comentários
  • Chama-se de um estágio de dictióteno a permanência de uma  na fase de  I da divisão , durante a . O ovócito que encontra-se nesse estágio só irá recontinuar a meiose pouco antes da . Assim, os ovócitos permanecem em dictióteno desde o nascimento da mulher, até pelo menos sua .

  • Dictióteno = fase em que a meiose estaciona no embrião feminino(mais precisamente na sub fase Diploteno) e permanece assim até a puberdade, onde ocorre a continuidade da ovogênese

  • Dictióteno é a fase em que a ovulogênese permanece parada na prófase I (o ovócito I fica na prófase I) até que a garota menstrue e o ovócito, então, continue a meiose e passe para ovócito II (este que pode ser fecundado).


ID
3257752
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a meiose, analise as afirmativas seguintes.

1) No processo de meiose, ocorrem duas divisões celulares; porém, a duplicação cromossômica acontece antes da primeira divisão.
2) Durante a meiose II, ocorre a condensação dos cromossomos e a fixação em novo fuso.
3) Na anáfase II, os centrômeros se dividem para que as cromátides sigam para polos opostos.
4) Na prófase I, os cromossomos se condensam, ocorre o rompimento da membrana nuclear e a formação dos fusos.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Afinal de contas, o que duplica durante a interfase é o cromossomo ou o DNA?

  • Um cromossomo duplicado contém duas moléculas de DNA, logo, o que duplica é o DNA mas ainda sim, dizemos que o cromossomo está duplicado.

  • Onde está o erro do item 4?

  • Bruno, eu acho que o erro é sobre a formação dos fusos.. eles ocorrem na metáfase, não é?!

  • 1) No processo de meiose, ocorrem duas divisões celulares; porém, a duplicação cromossômica acontece antes da primeira divisão. V -> a duplicação ocorre durante a interfase, que ocorre antes da divisão

    2) Durante a meiose II, ocorre a condensação dos cromossomos e a fixação em novo fuso. V -> meiose II é similar a mitose

    3) Na anáfase II, os centrômeros se dividem para que as cromátides sigam para polos opostos. V -> A meiose II é similar a mitose, na anáfase I é que os cromossomos homólogos se separam e não as cromátides.

    4) Na prófase I, os cromossomos se condensam, ocorre o rompimento da membrana nuclear e a formação dos fusos. F -> É fase mais complexa e duradoura, sendo subdividida em 5 fases, onde os cromossomos homólogos formam pares e ocorre crossing-over entre eles. A questão descreve a metáfase I

  • 4) Na prófase I, os cromossomos se condensam, ocorre o rompimento da membrana nuclear e a formação dos fusos.

    Quanto à "formação dos fusos", creio que o enunciado esteja se referindo ao fuso mitótico.

    Fuso mitótico é conjunto de fibras do áster, fibras polares e fibras cromossômicas.

    Porém, só se pode falar em fibras cromossômicas, ou fibras do cinetócoro, quando alguns microtúbulos das fibras polares unem-se aos cinetócoros, e isso ocorre somente na metáfase I.

    Logo, creio que este, e somente este, seja o motivo de o enunciado estar errado, ou seja, ao afirmar que os fusos estejam já formados durante a prófase I.


ID
3282136
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fase celular em que o citoplasma de uma célula animal é dividido em dois para formar duas células filhas é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Citocinese = Divisão do citoplasma

    Cariocinese = Divisão Da Carioteca (membrana nuclear)

  • Citocinese: fase final dos processos de divisão celular das células eucarióticas, caracterizada pela efetiva separação das duas células após a formação completa dos dois novos núcleos.

  • Etapas da Interfase

    A interfase, maior fase do ciclo celular, é dividida em três etapas básicas: G1, S e G2. A letra S é usada para simbolizar a palavra Synthesis, ou seja, a fase de intensa síntese de DNA. Já G1 e G2 fazem referência à palavra Gap, que significa intervalo, ou seja, os períodos G1 e G2 indicam o antes e o depois da produção do DNA.


ID
3302707
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com os conhecimentos de biologia celular e molecular, é correto afirmar que a mitose é um dos processos de divisão celular mais comuns nas células eucarióticas. Esse mesmo processo é dividido didaticamente em 4 fases, a saber

Alternativas
Comentários
  • D

    Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

  • Como vimos logo acima, as fases da meiose na ordem que ocorrem são: 

    1º prófase

    2º metáfase

    3º anáfase 

    4º telófase

    Portanto, alternativa E está correta. 

  • ProMeto a Ana Telefonar
  • RESUMO PARA NÃO ESQUECER:

    MITOSE 4 FASES:

    PRÓFASE: inicio da condensação da cromatina, desaparecimento da carioteca, desaparecimento do nucléolo, formação do fuso mitótico.

    METÁFASE: máxima condensação dos cromossomos, alinhamento na placa metafásica.

    ANÁFASE: separação das cromátides irmãs, migração para os polos das células.

    TELÓFASE: descondensação dos cromossomos, desaparecimento do fuso mitótico, formação da carioteca e do nucléolo, citocinese (separação das células).

  • Prófase,Metáfase,Anáfase e Telófase.

    Papai,mamãe andaram treinando.


ID
3302725
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em qual subfase da Prófase I acontece a permutação genética entre cromossomos homólogos chamada de Crossing-over?

Alternativas
Comentários
  • Paquiteno

  • As fases da prófase I são:

    Leptoteno, zigoteno, paquiteno, diploteno, diacinese.

    lembra que P de paquiteno, P de permutação ou crossing-over.

    letra A

  • O Crossing-over ( permutação) acontece no diplóteno.

    Ocorrem quebras casuais nas cromátides e uma troca de pedaços entre as cromátides homólogas, fenômeno conhecido como crossing-over (ou permuta). Em seguida, os homólogos se afastam e evidenciam-se entre eles algumas regiões que estão ainda em contato. Essas regiões são conhecidas como quiasmas (qui corresponde à letra “x” em grego). Os quiasmas representam as regiões em que houve as trocas de pedaços. Essa fase da prófase I é o diplóteno (diplós = duplo).

    Bibliografia: www.sobiologia.com.br

  • P(permutacao)aquitono

  • Como vimos, é necessário saber que o crossing over acontece na subfase Paquíteno. 

    Portanto, alternativa A está correta.

  • Essa questão, ao meu ver, esta incorreta. A Permutação genética ocorre na Fase Diplóteno da Prófase I da Meiose I. Se fosse na hora da prova, eu colocaria Paquíteno, pois seria a resposta menos errada entre as disponíveis.

  • Paquíteno (do grego pachýs, grosso) é uma das cinco subfases da Prófase I da meiose. ... No paquíteno é onde ocorre também o fenômeno mais importante da meiose, o chamado crossing-over ou permutação que é responsável pela distinção de aparência de todos os seres vivos eucarióticos.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paqu%C3%ADteno#:~:text=Paqu%C3%ADteno%20(do%20grego%20pach%C3%BDs%2C%20grosso,da%20Pr%C3%B3fase%20I%20da%20meiose.&text=No%20paqu%C3%ADteno%20%C3%A9%20onde%20ocorre,todos%20os%20seres%20vivos%20eucari%C3%B3ticos.

    • Paquíteno: cada par de cromossomos homólogos possui quatro cromátides, constituindo uma bivalente ou tétrade, formada por cromátides-irmãs: as que se originam de um mesmo cromossomo e as cromátides homólogas: as que se originam de cromossomos homólogos. Essas podem sofrer uma ruptura na mesma altura, e os dois pedaços podem trocar de lugar, realizando uma permutação ou crossing over. Como os cromossomos são portadores de genes , ocorre uma recombinação gênica .
    • Diplóteno: os cromossomos homólogos começam a se afastar, mas permanecem ligados pelas regiões onde ocorreu a permutação. Tais regiões constituem os quiasmas.

    Obs.: Não há uma diferenciação clara entre as subfases paquíteno e diplóteno, mas pelo que li, o crossing over é realmente na subfase do paquíteno (troca de "pedaços") e, a partir daí os cromossomos começam a se afastar (diplóteno) mas mantendo o X da troca. Portanto, considerar PAQUÍTENO como a subfase que OCORRE o crossing over.


ID
3351004
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na meiose gamética que ocorre nos animais, há duas divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células. Essas divisões apresentam duas etapas, denominadas primeira divisão meiótica e segunda divisão meiótica. Cada uma é composta por quatro fases e, em cada fase, acontece um evento diferente. Qual evento está relacionado à Prófase I?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

    Mas acredito que tenha duas respostas, pois a letra A também me parece umas das fases da Prófase 1.

    A - A união dos cromossomos pelos quiasmas e sua máxima condensação (Prófase 1 - Diacinese - Meiose)

    B - A formação da placa equatorial pelos pares de cromossomos duplicados e emparelhados (Metáfase 1 - Meiose)

    C - A separação dos centrômeros, permitindo, assim, a separação completa das duas cromátides (Anáfase - Mitose)

    D - O emparelhamento dos cromossomos homólogos, ficando possível notar que cada par possui quatro cromátides (Prófase 1 - Zigóteno - Meiose)

    Se eu estiver errada, por favor, me corrijam.

    Bons estudos!

  • Acredito que o erro da letra A está na máxima condensação, que só ocorre na Metáfase.

  • Na verdade, é na diacinese da prófase I que a condensação cromossômica é máxima.

  • Na prófase I da meiose, os filamentos de cromatina, duplicados, iniciam sua condensação. Cada cromossomo se coloca ao lado do sue homólogo. Os centríolos duplicados migram para polos opostos da célula. Desaparecem o nucléolo e a carioteca. As fibras do fuso ligam-se aos centrômeros dos cromossomos.

  • Máxima condensação= metafase

  • Alternativa D

    Prófase I –  Nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).


ID
3570100
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2013
Disciplina
Biologia
Assuntos

A meiose é um processo complexo, e erros na disjunção (separação) dos cromossomos homólogos na meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II levam à formação de gametas com número anormal de cromossomos. 

             
Se um dos gametas anormais participar da fecundação, será formado um zigoto com número anormal de cromossomos, chamados aneuploidias, que são consideradas mutações cromossômicas numéricas. 
         
Nas aneuploidias, pode haver um número maior ou menor de cromossomos. 
      
Por exemplo: quando há um cromossomo a mais no par homólogo, fala-se de trissomia; quando há um cromossomo a menos, fala-se em monossomia. 
               
Um exemplo do que estamos falando é a Síndrome de Edwards, alguns dos sinais clínicos dessa síndrome são: cabeça pequena e estreita; olhos afastados; boca e queixo pequenos; pés deformados; anomalias graves no coração, nos rins e no sistema genital. 
                                 
Geralmente, os portadores sobrevivem até cerca de um 1 ano de idade, e possuem cariótipo com 47 cromossomos. 

Essa aneuploidia acontece especificamente em qual par cromossômico?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    A síndrome de Edwards ( aneuploidia) é uma doença genética causada por uma trissomia do cromossomo 18, ou seja, uma condição em que a pessoa carrega três cópias do cromossomo 18, em vez de duas.


ID
3726460
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução sexuada entre os seres vivos está associada a grande gasto energético em disputas de território, acasalamento e meiose, além da exposição a diversos riscos, tais como parasitismo, predação e lutas por parceiras. Apesar dos riscos, este mecanismo é adotado pela maioria das espécies multicelulares.

Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir:

I- A variabilidade genética dos indivíduos, advinda da reprodução sexuada, garante a formação de populações heterogêneas com maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo e mais chances para enfrentar mudanças ambientais e novas pressões seletivas.

Porque

II- A variabilidade genética na reprodução sexuada é gerada tanto pelo processo de crossing-over durante a formação dos gametas quanto pela combinação dos genomas no momento da formação do zigoto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • questão mal elaborada.


ID
3734299
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Quaraí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com base nos conhecimentos atuais sobre meiose, cromossomos e genes, podemos interpretar as conclusões de Mendel e explicar, em nível celular e até molecular, como suas leis são válidas. As células do corpo da maioria dos organismos são _____________, ou seja, nelas os cromossomos ocorrem aos pares. Os cromossomos de um mesmo par apresentam os mesmos tamanho e forma, por isso são chamados de cromossomos _____________. No cromossomo, o local onde um gene está situado é chamado de ________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Diploides - Homólogos - Locus gênico

  • Vamos por partes: 

    Como vimos, nas células da maioria dos seres vivos, os cromossomos ocorrem aos pares, sendo, portanto, diploides.

    Cromossomos que apresentam mesmo tamanho e forma são chamados de pares ou cromossomos homólogos.

    Por fim, vimos que o local onde um gene está situado é chamado de locus.

    Portando, alternativa A está correta.


ID
3760471
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sumé - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução sexuada entre os seres vivos está associada a grande gasto energético em disputas de território, acasalamento e meiose, além da exposição a diversos riscos, tais como parasitismo, predação e lutas por parceiras. Apesar dos riscos, este mecanismo é adotado pela maioria das espécies multicelulares.

Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir:
I- A variabilidade genética dos indivíduos, advinda da reprodução sexuada, garante a formação de populações heterogêneas com maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo e mais chances para enfrentar mudanças ambientais e novas pressões seletivas.

Porque
II- A variabilidade genética na reprodução sexuada é gerada tanto pelo processo de crossing-over durante a formação dos gametas quanto pela combinação dos genomas no momento da formação do zigoto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva II é uma explicação correta de como a variabilidade ocorre, fato. Porém não acho que seja uma justificativa do porquê dessa variabilidade genética dos indivíduos, advinda da reprodução sexuada, garantir a formação de populações heterogêneas com maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo. Para justificar isso, seria preciso falar sobre eventos como seleção natural. Mas enfim, próxima!


ID
3775639
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as informações abaixo, referentes a meiose.

I. Na segregação aleatória dos cromossomos homólogos, são separados os alelos de origem materna e paterna.
II. A segregação aleatória dos homólogos é uma das fontes de variabilidade genética.
III. Podem ocorrer não disjunção de cromossomos, originando gametas com número n alterado.

Está correto o que consta de

Alternativas
Comentários
  • trissomia deixou de existir?
  • O erro da III provavelmente se deve ao fato de ser a não disjunção das cromátides irmãs e não dos cromossomos, é o único motivo pelo qual consigo ver essa opção como errada.

  • por que a III está errada? questão mal elaborada.

  • Estranha essa questão. Acho que a III tá certa.
  • Essa questão traz afirmativas referente a meiose em três tópicos. Os processos de divisão celular dependem do tipo de célula, se germinativa (especializada em reprodução) ou somática (constitui os tecidos de um organismo). A meiose é o processo das células germinativas que geram os gametas. 
    Nessa divisão celular, são geradas quatro células-filhas, e cada célula-filha apresenta metade do número de cromossomos da célula-mãe. Nesse processo, ocorrem duas divisões celulares em sequência: meiose I e meiose II. Na meiose I, temos as seguintes etapas: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I; E na meiose II, temos as etapas: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Analisando as afirmativas:

    I. Na segregação aleatória dos cromossomos homólogos, são separados os alelos de origem materna e paterna. Tanto os alelos originados da mãe quanto do pai são separados (Anáfase I). VERDADEIRA.

    II. A segregação aleatória dos homólogos é uma das fontes de variabilidade genética. Essa é uma fonte da variabilidade, pois a escolha para onde o cromossomo vai é aleatória, aumentando o cruzamento genético. VERDADEIRA.

    III. Podem ocorrer não disjunção de cromossomos, originando gametas com número n alterado. As cromátides irmãs podem não se separar (Anáfase II), gerando indivíduos com variação no número de cromossomos (euploidia e aneuploidia). VERDADEIRA.

    Está correto, então, o que consta de:
    a) I, apenas. As opções II e III também são verdadeiras. Incorreta.

    b) I e II, apenas. A opção III também é verdadeira. Incorreta.

    c) II, apenas. As opções I e III também são verdadeiras. Incorreta.

    d) III, apenas. As opções I e II também são verdadeiras. Incorreta.

    e) I, II e III. Todas as opções são verdadeiras. CORRETA.

    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do professor: Letra E, em discordância com a resposta informada pela banca examinadora.

  • Meiose 1 - Na meiose pode ocorrer a não disjunção se os cromossomos homólogos não se separarem, e isto pode levar à produção de gametas aneuploides (óvulos ou espermatozoides).

    Meiose 2 - A não disjunção também pode ocorrer na meiose II, quando as cromátides irmãs (ao invés dos cromossomos homólogos) não se separam. Novamente, alguns gametas irão conter cromossomos a mais ou a menos.

    Existem dois disturbios geneticos ocasionados por esses fatores e um deles é a trissomia.

    Embriões humanos nos quais falta uma cópia de qualquer autossomo (cromossomo não sexual) não se desenvolvem até o nascimento. Em outras palavras, monossomias autossômicas humanas são sempre letais. Isto porque os embriões têm uma "dose" muito baixa de proteínas e de outros produtos que são codificados pelos genes do cromossomo que falta^3

    A maioria das trissomias autossômicas também impedem que um embrião se desenvolva até o nascimento. Mas uma cópia extra de algum dos cromossomos menores (13, 15, 18, 21, ou 22) pode permitir que o indivíduo afetado sobreviva por um curto espaço de tempo após o nascimento, ou em alguns casos, por muitos anos. Quando um cromossomo extra está presente, ele pode causar problemas no desenvolvimento devido ao desequilíbrio entre os produtos dos genes do cromossomo duplicado e os produtos dos genes de outros cromossomos^3

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/sex-linkage-non-nuclear-chromosomal-mutations/a/aneuploidy-and-chromosomal-rearrangements#:~:text=A%20n%C3%A3o%20disjun%C3%A7%C3%A3o%20tamb%C3%A9m%20pode,pode%20acontecer%20durante%20a%20mitose.

  • Acredito que a III esteja errada porque quando ocorre a não disjunção, aumenta ou diminui o número de cromossomos, porém não podemos considerar que isso gera uma alteração no número n, já que para alterar o número n, teria que multiplicar o número de cromossomos característicos da espécie. Por exemplo, humanos são 2n = 46 cromossomos. Um número n alterado seria algo como 3n = 69 cromossomos. E não é isso que ocorre nas não disjunções cromossômicas. Pegando por exemplo a trissomia do 21, que tem 47 cromossomos, se percebe o aumento do número de somente "um" cromossomo , e não de todo o conjunto n.

    Porém, eu caí nessa pegadinha também. A banca foi maldosa.

  • A afirmação I também está confusa, pois a segregação ocorre após o crossing over, ou seja, não há uma separação total dos alelos maternos e paternos.


ID
3798406
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As estratégias de reprodução sexuada são adaptações dos organismos aos ambientes. Elas determinam os ciclos de vida dos milhões de espécies de eucariontes. Esses ciclos são classificados em:

Haplobionte haplonte (como o dos fungos saprófitos Rhizopus);
Haplobionte diplonte (como o dos Animalia);
Diplobionte (como o das plantas Embryophyta).

A principal diferença entre esses ciclos consiste no momento em que ocorre

Alternativas

ID
3800563
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os eventos relativos à meiose, apresentados a seguir:

I. Permutação cromossômica na primeira divisão da meiose.
II. Disposição ao acaso dos cromossomos homólogos emparelhados no equador da célula na primeira divisão da meiose.
III. Alinhamento dos cromossomos nas placas equatoriais de cada célula na segunda divisão da meiose.

É CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3806293
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O núcleo eucariótico contém nucleoplasma, nucléolo e cromatina delimitados pela carioteca. A cromatina é associada a proteínas e constitui parte do material genético das células. O núcleo é responsável pelo metabolismo e pela divisão da célula. O ciclo celular é o conjunto de processos que ocorre numa célula viva entre duas divisões celulares. Ele consiste na interfase e na mitose. A mitose propriamente dita compreende a divisão do núcleo e a citocinese – divisão do citoplasma. Quanto aos componentes do núcleo e dos processos de divisão mitótica e meiótica e aspectos deles decorrentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3816409
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre os processos de divisão celular.

I - Como resultado da Mitose, temos duas células com metade do número de cromossomos da célula que lhes deu origem.
II - Na Meiose, uma célula diploide pode dar origem a quatro células haploides.
III - A Mitose é um tipo de divisão celular equitativa e conservativa, em relação ao número de cromossomos.
IV - As fases da Mitose são: Prófase, Metáfase, Anáfase e Diacinese, ocorrendo nesta sequência.

Estão corretas somente as afirmativas

Alternativas

ID
3866923
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O crescimento e o desenvolvimento de cada organismo dependem em grande parte da multiplicação do crescimento e da diferenciação de suas células, começando com o zigoto. As formas com reprodução sexuada também dependem, na maioria dos casos, diretamente da divisão celular para a formação das células sexuais, ou gametas. A divisão das células nucleadas consiste de duas atividades distintas, mas integradas, a divisão do núcleo, chamada de _______________, e a do citoplasma, chamada de _____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    chama-se cariocinese à divisão do núcleo celular. Consiste na última fase da mitose, que é o processo pelo qual o material genético de uma célula se divide entre duas células-filhas. Já citocinese é o processo no qual o citoplasma duma célula eucariota se divide para formar duas células filhas. Consiste, portanto, na divisão do citoplasma.

  • Cariocinese - Divisão da Carioteca (Membrana Nuclear);

    Citocinese - Divisão do Citoplasma.

  • Lembrando que:

    Na célula animal a citocinese é centrípeta - ocorre da periferia para o centro da célula.

    Na vegetal a citocinese é centrífuga - ocorre do centro para a periferia da célula.


ID
3925396
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose.


I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.

II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula.

III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.

IV. Divisão dos centrômeros, resultando na separação das cromátides irmãs.


No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão contidos somente em

Alternativas
Comentários
  • Mitose: Processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos.

    • Desenvolvimento do organismo;
    • Manutenção da homeostase;
    • Renovação dos tecidos;
    • Reprodução assexuada;

    ===

    I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados. (Meiose I --> Prófase I: Zigoteno)

    II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula. (Mitose: Metáfase)

    III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos. (Meiose I --> Prófase I: Paquiteno)

    IV. Divisão dos centrômeros, resultando na separação das cromátides irmãs. (Mitose: Anáfase): Não disjunção cromossômica, isto é, uma célula com mais cromossomos do que a outra.

    GAB.: B) II E IV (pertencem à mitose)


ID
3961558
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de reprodução celular, ocorrem os processos de mitose e meiose que apresentam características diferenciadas na produção de novas células. A troca de partes dos cromossomos na meiose, chamada de crossing-over, ocorre normalmente na etapa conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gab A: Ocorre na prófase I, no paquíteno.

  • Falou em crossing over, automaticamente lembre- se da prófase I


ID
4001347
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao discutirem entre si sobre os processos de divisão celular, três alunos de uma escola chegaram às seguintes conclusões:

1) João afirma que, se em um espermatócito primário, com 46 cromossomos, ocorrer um erro de não separação do par de homólogos do cromossomo 21 na meiose I, metade dos gametas resultantes desta célula terá dois cromossomos 21, e a outra metade não apresentará esse cromossomo.
2) Maria afirma que, se em um dos espermatócitos secundários, não ocorrer separação das cromátides irmãs do cromossomo 21, metade dos gametas resultantes apresentará apenas um cromossomo 21, 25% terão dois cromossomos 21, e 25% não terão cromossomo 21.
3) Pedro afirma que alterações cromossômicas estruturais, tais como as duplicações gênicas, envolvendo o par de homólogos 21, na primeira ou na segunda divisão meiótica, resultarão em todos os gametas portando dois cromossomos deste tipo.

Poderá ocorrer Síndrome de Down na situação descrita por:

Alternativas

ID
4007260
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo diploide possui o genótipo AaBbCc. Sabendo- -se que esses alelos segregam-se independentemente durante a meiose sem mutação, assinale a alternativa que ilustra corretamente um possível espermatócito II, produzido por esse indivíduo, com os seus respectivos alelos.

Alternativas

ID
4017640
Banca
VUNESP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em

Alternativas
Comentários
  • ANÁFASE I: Aqui ocorre a diminuição da carga genética, com a separaçao dos cromossomos homólogos (disjunção). Cada fibra do fuso encurta e carrega junto um cromossomo (duplicado ainda) para o seu polo. Caso ocorra um erro (não disjunção), teremos a formação de células com número de cromossomos diferentes.

  • meiose

    anáfase I: separação dos cromossomos homólogos

    anáfase II: separação de cromátides irmãs


ID
4019992
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma célula com 8 cromossomos sofre meiose e origina:

Alternativas

ID
4023514
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre os processos de divisão celular.


I - Como resultado da Mitose, temos duas células com metade do número de cromossomos da célula que lhes deu origem.

II - Na Meiose, uma célula diploide pode dar origem a quatro células haploides.

III - A Mitose é um tipo de divisão celular equitativa e conservativa, em relação ao número de cromossomos.

IV - As fases da Mitose são: Prófase, Metáfase, Anáfase e Diacinese, ocorrendo nesta sequência.


Estão corretas somente as afirmativas

Alternativas

ID
4025620
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum a multiplicação desordenada de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Com relação ao câncer e ao processo de divisão celular, assinale o que for correto

A meiose é essencial para a regeneração e o crescimento de tecidos, além disso permite a formação de gametas.

Alternativas

ID
4027657
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No corpo humano, uma célula germinativa que realiza meiose produz quatro células com metade do número de cromossomos da célula original. Essa redução no número de cromossomos deve-se à

Alternativas

ID
4029421
Banca
UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ciclos de vida de organismos com reprodução sexuada têm características em comum, como a meiose e a fertilização. O que acontece entre esses dois eventos pode variar dependendo do tipo de ciclo de vida. Considerando os tipos de ciclo de vida dos seres com reprodução sexuada, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Haplobionte é o organismo que não exibe alternância de gerações, isto é, cujo ciclo de vida transcorre em uma só fase, haploide ou diploide. Assim, a letra C está correta ao afirmar que os animais possuem ciclo de vida Haplobionte Diplonte, ocorrendo meiose gamética.


ID
4042093
Banca
PROGESP- UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos organismos vivos multicelulares, a meiose é um mecanismo que tem como sua principal função:

Alternativas
Comentários
  • Os gametas são relacionados a reprodução sexuada, então, como se trata de uma questão de meiose(reprodução sexuada) a alternativa A é a correta.

  • *Obs: em organismo unicelulares meiose é sinônimo de reprodução.

    Em pluri é produção de gametas.

  • Acabamos de ver que a função principal da meiose é justamente a produção dos gametas!

    Portanto, alternativa A está correta.

  • A mitose é responsável pela formação de celular germinativas, ou seja, óvulos ou espermatozóides, além de manter a quantidade de cromossomos constantes dentro da espécies.

    Gabarito: A


ID
4044736
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma célula em metáfase II, é possível observar

Alternativas

ID
4061083
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a meiose é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O pareamento dos cromossomos homólogos é exclusivo da divisão meiótica na metáfase I.


ID
4065541
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Da fusão dos gametas masculino e feminino, ambos haplóides, surge a célula-ovo ou zigoto, em que se restabelece o número diplóide.
Comparando-se a quantidade de DNA encontrada no núcleo das células somáticas de um camundongo, podemos afirmar que é igual:

Alternativas

ID
4067335
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A meiose é um processo de divisão celular em que são formadas quatro células com o número de cromossomos reduzido à metade (n cromossomos). Esse processo é dividido em duas etapas (Meiose I e Meiose II), e cada etapa é subdividida em várias fases. Nessas fases, ocorrem vários eventos:


I. clivagem (quebra) das cromátides homólogas e troca de trechos entre elas.
II. deslocamento das cromátides irmãs para pólos opostos da célula.
III. ocorrência da citocinese e formação das duas células, as quais possuirão n cromossomos cada uma.
IV. deslocamento dos cromossomos homólogos para pólos opostos da célula.
V. emparelhamento dos cromossomos homólogos na placa metafásica (equatorial) da célula.


Os eventos I, II, III, IV e V correspondem, respectivamente, às seguintes fases:

Alternativas

ID
4075954
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A meiose é um processo de divisão celular em que são formadas quatro células com o número de cromossomos reduzido à metade (n cromossomos). Esse processo é dividido em duas etapas (Meiose I e Meiose II), e cada etapa é subdividida em várias fases. Nessas fases, ocorrem vários eventos:


I. clivagem (quebra) das cromátides homólogas e troca de trechos entre elas.
II. deslocamento das cromátides irmãs para polos opostos da célula.
III. ocorrência da citocinese e formação das duas células, as quais possuirão n cromossomos cada uma.
IV. deslocamento dos cromossomos homólogos para polos opostos da célula.
V. emparelhamento dos cromossomos homólogos na placa metafásica (equatorial) da célula.


Os eventos I, II, III, IV e V correspondem, respectivamente, às seguintes fases:

Alternativas

ID
4083187
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células dos seres vivos, durante o crescimento, passam por um processo de divisão celular chamado (I)_____. Esse processo é contínuo, mas, por motivos didáticos, é divido em fases: (II)______ , (III)_____ , anáfase e telófase. O momento da separação do citoplasma no final é chamado de (IV)_____.

Alternativas

ID
4087639
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A continuidade da vida na Terra deve-se à reprodução, ou seja, à capacidade de os organismos produzirem descendentes semelhantes a si mesmos. Sobre a reprodução dos seres vivos, assinale o que for correto.

Os animais apresentam ciclo de vida haplobionte diplonte, com a fusão de dois gametas haploides, originados por meiose gamética, e formação de zigoto diploide.

Alternativas

ID
4093039
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de formação de gametas para os seres vivos que se reproduzem de forma sexuada é conhecido como meiose. A principal característica desse processo é

Alternativas

ID
4166140
Banca
Univap
Órgão
Univap
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A meiose é um evento celular dos organismos sexuados que tem como resultado a formação de células haplóides a partir de células diplóides. De acordo com esse evento, analise as afirmativas abaixo.


I. Durante a prófase da meiose I ocorre o crossing over que é a permuta entre segmentos das cromátides irmãs do mesmo cromossomo.
II. Ao fim da meiose ocorre uma redução, pela metade, do número cromossômico das células, o que é fundamental na manutenção do número constante de cromossomos da espécie.
III. Na anáfase I e II ocorre, respectivamente, a separação das cromátides irmãs e dos cromossomos homólogos.
IV. Na metáfase II, os pares de cromossomos homólogos duplicados posicionam-se na placa equatorial da célula.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • na meiose 1 ocorre a separação dos cromossomos homólogos e na 2 a separação das cromátides-irmãs?

  • esse gabarito está errado. Não vejo equívocos na alternativa II, enquanto a III está claramente errada, já que na anáfase 1 se separam os cromossomos homólogos e na anáfase 2 se separam as cromátides irmãs.


ID
4202968
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um indivíduo originado do cruzamento entre dois organismos, um com genótipo SSTTUU e outro com genótipo ssttuu, poderá apresentar, após uma meiose, o seguinte número de gametas distintos

Alternativas

ID
4203292
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga.

Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá?

Alternativas
Comentários
  • Cromossomos presentes no processo de divisão celular estão inicialmente duplicados e, portanto, cada um deles contém duas cromátides. Se a célula é 2n= 8 cromossomos (duplicados), possuem, portanto, 16 cromátides.

  • As cromátides estarão em número dobrado.


ID
4204261
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual das alternativas abaixo apresenta os nomes de duas formas de divisão celular:

Alternativas
Comentários
  • Se errar essa , já sabe rs

  • Essa é pra não zerar


ID
4209382
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma determinada espécie de animal possui célula 2n = 6 cromossomos. Qual alternativa apresenta a ilustração de uma célula dessa espécie na metáfase da segunda divisão por meiose?

Alternativas

ID
4213948
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Embora as divisões celulares mitose e meiose sejam realizadas com objetivos diferentes em alguns aspectos, ambas apresentam semelhanças.


Analise as proposições em relação à informação, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Em ambas ocorre a duplicação do DNA antes de se iniciar o processo da divisão celular.

( ) Tanto a meiose quanto a mitose se caracterizam pela redução no número de cromossomos.

( ) A meiose se caracteriza por duas divisões celulares e o número de cromossomos presentes, no início da divisão, não fica reduzido nas células originadas ao final do processo.

( ) Uma diferença importante entre elas é que na mitose ocorre a separação dos cromossomos homólogos, enquanto que na meiose se separam apenas as cromátides.

( ) A meiose é uma divisão que ocorre, principalmente, em tecidos epiteliais com a finalidade de repor as células mortas.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  a mitose é um processo de divisão celular equacional, isto é, ela não reduz o número de cromossomos

  • a meiose é um de divisão celular reducional ,pois ao final do processo as celulas filhas tem apenas metade dos cromossomos


ID
4216909
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante um dos processos de divisão celular, o pareamento de cromossomos homólogos possibilita a ocorrência de eventos cuja repercussão se traduz em

Alternativas
Comentários
  • quando dois cormossomos homologos se emparelham, ocorre o chamado crossing over, cuja função é aumentar a variabilidade genética

  • A fase mais importante da prófase I é o fenômeno chamado crossing over ou permuta.

  • "Pareamento", "emparelhamento" de cromossomos → fenômeno conhecido como sinapseMeiose (não ocorre na Mitose) → especificamente, na etapa de Prófase I, na qual ocorre troca de genes entre as cromátides dos cromossomos homólogos → aumento da variabilidade genética

    Gabarito : (D)


ID
4869991
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ciclos de vida de organismos com reprodução sexuada têm características em comum, como a meiose e a fertilização. O que acontece entre esses dois eventos pode variar dependendo do tipo de ciclo de vida. Considerando os tipos de ciclo de vida dos seres com reprodução sexuada, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
    • Este ciclo de vida ocorre na espécie humana. Em idade reprodutiva, o organismo produz por meiose os gametas, que são células sexuais com metade do número de cromossomos da espécie, ou seja, são células haplóides. A meiose deste ciclo ocorre na formação de gametas, por isso é chamada de meiose gamética. Da união destes gametas origina-se um zigoto diplóide, e quando estiver sexualmente maduro irá produzir gametas por meiose, finalizando este ciclo de vida e começando outro.

ID
4964608
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na meiose ocorre a aproximação de filamentos axiais de cromossomos homólogos formando o complexo sinaptonêmico. Cada bivalente, que surge neste momento, é constituído por:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    quatro cromátides, duas por cromossomo. Este evento ocorre durante a prófase I.


ID
5107021
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dois cromossomos homólogos pareados, quando ligados e formados os quiasmas, trocam alguns fragmentos entre si e se complementam. Esse processo que aumenta a variabilidade genética devido a essas trocas, ocorre em um processo chamado:

Alternativas
Comentários
  • Quiasmas são as permutas que ocorrem entre cromátides irmãs que permitem a variedade de gametas. 

    www.infoescola.com

  • Resposta: C - Crossing Over

  • Variabilidade Genética => Crossing Over

    LETRA C


ID
5118646
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao examinar uma célula em um microscópio eletrônico, um pesquisador observou que os pares de cromossomos homólogos desta célula estavam todos pareados na sua placa equatorial. Também observou pares de centríolos nos polos da célula e, ao seu redor, fibras do áster.

Assim, pode-se concluir que esse pesquisador estava observando uma célula que se encontrava numa etapa da divisão celular responsável pela:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Explicando:

    Quando a questão menciona fibras do áster, diretamente já podemos eliminar as alternativas A, C, D. Isso porque a mitose das células vegetais é acêntrica (sem centríolos) já dos animais é cêntrica (com centríolos) chamada de astral.

    Outro ponto que leva a alternativa B é o pareamento de homólogos que ocorre na meiose I, que resultará no final do ciclo na formação de gametas.

  • quando se fala em pares de cromossomos homólogos na placa equatorial

    remete-se a meiose ( metáfase I ) uma vez que a pareação de cromossomos só acontece na meiose...

    na mitose ha uma fila indiana de cromatidetes-irmas ligadas pelo centromero.

    ou seja, sao apenas 1 cromossomo homologo na frente do outro e nao pareado


ID
5148151
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao processo de gametogênese, na primeira meiose, durante a prófase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    FASES DA PRÓFASE I:

    1. LEPTÓTENO: condensação dos cromossomos;
    2. ZIGÓTENO: pareamento dos cromossomos homólogos;
    3. PAQUÍTENO: permuta, ou troca de material genético entre cromossomos homólogos (CROSSING-OVER);
    4. DIPLÓTENO: visualização dos quiasmas; pontos de contato entre bivalentes;
    5. DIACINESE: terminalização dos quiasmas (vão para as "pontas" dos cromossomos pareados), separação dos cromossomos duplicados.
  • Alternativa D

    a) Metáfase

    b) Anáfase I

    c) Telófase I

    d) CERTA

    Erros? Avisem -me

    Foco, Força e Fé.


ID
5148154
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fertilização do oócito por dois espermatozoides ou a não separação do segundo corpúsculo polar na segunda divisão meiótica resulta em:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar porque não se trata de uma triploidia? Aliás, existe esse denominação "triploidia"?

  • Resposta: C - Poliploidia

  • Também não entendi por que não poderia ser uma triploidia...

  • A triploidia é um tipo específico de poliploidia, questão passível de recurso e anulação.

  • Boa tarde!

    Também não entendi o motivo de não ser TRIPLOIDIA a resposta certa.

  • Pode ocorrer que um par de cromossomoshomólogos durante a primeira meiose ou as cromátidesirmãs de um cromossomo durante a segunda meiose não se separem (não-disjunção), assim haverá gametas com os dois membros de um par cromossômico, totalizando 24 cromossomos, e outros sem nenhum membro de um par cromossômico, portanto, com apenas 22 cromossomos. Ao se combinarem com os gametas normais do sexo oposto, formam embriões com 47 cromossomos (trissomia de um cromossomo) ou 45 cromossomos (monossomia de um cromossomo): são situações de aneuploidia.

    A deleção, a duplicação e a inversão de partes de cromossomos e ainda a translocação de um segmento do cromossomo para outro também podem gerar síndromes semelhantes àquelas observadas após a não-disjunção.

    A fertilização do oócito por dois espermatozoides ou a não separação do segundo corpúsculo polar na segunda divisão meiótica resulta em poliploidia.

    Metade das gestações termina em aborto espontâneo nas primeiras semanas, devido principalmente às anormalidades cromossômicas. Essa seleção prévia é responsável pela baixa incidência ao nascimento (0,5%) de crianças afetadas

    https://www.ufrgs.br/livrodeembrio/ppts/2.gametog%C3%AAnese.pdf


ID
5148775
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dois cromossomos homólogos pareados, quando ligados e formados os quiasmas, trocam alguns fragmentos entre si e se complementam. Esse processo que aumenta a variabilidade genética devido a essas trocas, ocorre em um processo chamado:

Alternativas
Comentários
  • Variação Genética = Crossing Over

    Alternativa C

  • Variação genética = Crossing Over

    Resposta: C

  • Alternativa C

    A relação existente entre meiose e variabilidade é baseada principalmente na ocorrência de crossing-over.

    O crossing é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.

    Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo14.php

  • Crossing Over só acontece na Prófase I , específico na fase Paquiteno.

    Aula do Prof Samuel Cunha


ID
5268850
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A meiose é um processo formado por duas divisões celulares consecutivas. Na primeira divisão ocorre

Alternativas
Comentários
  • na prófase 1 , eles sem juntas, cada um com seu par corretamente,

    na matafase1 ha o alinhamento na placa equatorial, porem esse alinhamento é feito em pares de 2 cromossomos homólogos, um ao lado do outro....isso indica a meiose, porque na mitose esses cromossomos ficam em fila, um em cima do outro e nao há crossing over

    na anáfase ocorre a separação dos cromossomos homologos , cada uma para um lado do fuso mitótico... reduzindo o material genético pela metade

    e por fim temos a telófase 1 que faz a parecer a carioteca e prepara a célula para um nova prófase para nao mais dividir o material, e sim multiplicar ( ocorre uma mitose)

  • Na meiose I ocorre a separação dos cromossomos homólogos;

    Na meiose II ocorre a separação das cromátides-irmãs

  • Pergunta: Então na MEIOSE I não ocorre CITOCINESE

  • citocinese faz parte do processo de divisão celular, correspondendo à fase de separação citoplasmática das células, após a divisão do núcleo. Este processo ocorre no final da meiose II e da mitose, assegurando a separação das células-filhas.

    A Intercinese é a o processo que ocorre na Meiose I para Meiose II

    Aula do prof: Samuel Cunha https://www.youtube.com/watch?v=f5B5sZZ4vuQ


ID
5287279
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cromossomos homólogos se movem em direção a polos opostos de uma célula em divisão durante a:

Alternativas
Comentários
  • Se fala de cromossomos homólogos só pode ser meiose

    na meiose II os cromossomos vão ser separados em cromátides

    portanto, meiose I é o certo

  • Mitose : Ocorre a separação de cromátides irmãs para os polos opostos na anáfase.

    Meiose I : Ocorre separação dos cromossomos homólogos para os polos opostos na anáfase

    Meiose II : Ocorre separação de cromátides irmãs para os polos opostos na anáfase.

    Gabarito: meiose I


ID
5352787
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes às fases da meiose.

( ) Na subfase de zigóteno da prófase I, ocorre a formação do complexo sinaptonêmico.
( ) Na prófase II, na subfase de diplóteno, ocorre o crossing-over.
( ) Na fase de diacinese I, ocorre a separação das cromátides-irmãs.
( ) Ao final da anáfase I, os cromossomos homólogos estão separados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • A meiose apresenta duas divisões: meiose I e meiose II. Na divisão I a primeira fase é a Prófase que é dividido em mais 5 Outras fases chamada de: Leptóteno ( ocorre o aparecimento dos cromossomos em funções espiralização dos cromonemas); Zigóteno ( cromossos homólogos se juntam firmando pares, é como se os cromossomos se abrassassem- sinapses cromossômica) ; paquíteno ( grande condensação, pois suas cromatides se dispõem paralelas, os cromossomos homólogos entrelaçam as suas cromáticas em pontos bem definidos, porém totalmente aleatórios. E esse entrelaçamento, que é chamado de crossing-over); diplóteno visualização da duplicidade da verdade bem como alguns quiasmas); Diacinese (O nucléolo vai se desfazer por completo, separação dos homólogos).


ID
5360626
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitos dos fenômenos que ocorrem na mitose também acontecem na meiose. São exemplos a sequência de alterações no núcleo e no citoplasma, os períodos de prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase, a formação do fuso mitótico, a condensação dos cromossomos, a evolução dos centrômeros etc. Considere os itens descritos abaixo e assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a mitose e a meiose:


(1) A mitose ocorre nas células somáticas e a meiose, nas células sexuais;

(2) Na mitose cada replicação do DNA é seguida por uma divisão celular; portanto, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de DNA que a célula-mãe e um número diploide de cromossomos. Na meiose, por outro lado, cada replicação do DNA é seguida por duas divisões celulares (meiose I e meiose II), das quais resultam quatro células haploides que contêm metade do DNA;

(3) Na mitose a síntese de DNA ocorre durante a fase S e, depois, a fase G2. Na meiose a fase S é muito longa e a fase G2 é breve ou inexistente;

(4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se);

(5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres);

(6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética.

Alternativas
Comentários
  • MAL ELABORADA

  • Ow questão mal feita! Aff.

  • A questão fala sobre as divisões celulares mitose e meiose, que possuem fenômenos em ambos os casos, como os períodos de prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase, entre outros. Pede-se a alternativa correta que indica as diferenças entre a mitose e meiose. As divisões celulares ocorrem dependendo da complexidade do organismo e do tipo de célula: germinativa (meiose), que é especializada em reprodução (produz gametas); ou somática (mitose), crescimento que constitui os tecidos de um organismo.
    As divisões celulares ocorrem em fases: a fase G1 de crescimento celular, a fase S onde ocorre a síntese do DNA e duplicação da molécula, e a fase G2, de crescimento e síntese de proteína necessária para a divisão. Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com idêntico material genético, e na meiose, cada célula-filha apresenta metade dos cromossomos da célula-mãe. A meiose possui duas etapas, a meiose I (reducional) e a meiose II (equacional). Na mitose, ocorre uma divisão celular que resulta em duas células-filhas idênticas, com mesmo número de cromossomos e características genéticas, e ela é dividida nessas quatro fases listadas acima: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Na meiose, ocorrem duas divisões celulares consecutivas, sendo chamada de meiose I e meiose II, resultando em quatro células-filhas haploides. Durante a divisão celular, ocorre a recombinação gênica (crossing-over) responsável pela variabilidade genética, que acontece durante a meiose, na prófase I. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
     

    Fonte da imagem: site educamaisbrasil.com.br


    Analisando os itens:

    (1) A mitose ocorre nas células somáticas e a meiose, nas células sexuais; A meiose forma gametas (células sexuais) e a mitose é responsável pelo crescimento (células somáticas). Verdadeira.

    (2) Na mitose cada replicação do DNA é seguida por uma divisão celular; portanto, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de DNA que a célula-mãe e um número diploide de cromossomos. Na meiose, por outro lado, cada replicação do DNA é seguida por duas divisões celulares (meiose I e meiose II), das quais resultam quatro células haploides que contêm metade do DNA; Mitose forma 2 células 2n, meiose forma 4 células n. Verdadeira.

    (3) Na mitose a síntese de DNA ocorre durante a fase S e, depois, a fase G2. Na meiose a fase S é muito longa e a fase G2 é breve ou inexistente; Na mitose e na meiose a síntese de DNA ocorre durante a fase S (duplicação), porém na meiose a fase G2 é bem curta, pela ocorrência de duas divisões celulares sucessivas. Verdadeira.

    (4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se); Na mitose, os cromossomos não são dependentes, eles realizam a divisão celular de forma independente em todas as etapas. Falsa.

    (5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres); A mitose geralmente ocorre em 30min, e a meiose dura em média 70min, o período mais longo é o da interfase, onde não ocorre divisão celular. Falsa.

    (6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética. A meiose gera variabilidade genética pela combinação de material genético diferente de pai e mãe, e pelo crossing-over, a mitose gera mesma quantidade de material genético (idêntico) em células-filhas. Falsa.


    Considere os itens descritos abaixo e assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a mitose e a meiose:

    A) 1, 2 e 3. Os três primeiros itens sobre as diferenças entre mitose e meiose são verdadeiros. CORRETA.

    B) 2, 3 e 4. O item 4 não é verdadeiro, apenas os itens 2 e 3. Incorreta.

    C) 4, 5 e 6. Os itens 4, 5 e 6 não são verdadeiros sobre as diferenças entre mitose e meiose. Incorreta.

    D) 1, 3 e 5. Apenas os itens 1 e 3 são verdadeiros, o item 5 é falso. Incorreta.

    E) 2, 4 e 6. Apenas o item 2 é verdadeiro, os itens 4 e 6 são falsos. Incorreta.




    Gabarito do Professor: A
  • A. 1 2 e 3

  • (4) Na mitose cada cromossomo evolui de modo dependente. Na meiose, durante a primeira de suas divisões, os cromossomos homólogos relacionam-se entre si (pareiam-se) e trocam partes de suas moléculas (recombinam-se);

    Na mitose cada cromossomo evolui de forma independente.

    (5) A duração da mitose é curta (aproximadamente uma hora), enquanto a duração da meiose é bem longa (vários anos nos homens e 24 h nas mulheres);

    A mitose é um tipo de processo de divisão celular que ocorre desde a primeira célula até a morte (no decorrer da vida), já a meiose acontece somente até a formação do gameta.

    (6) Na meiose, o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas (exceto quando ocorrem mutações gênicas ou aberrações cromossômicas), enquanto a mitose gera grande variabilidade genética.

    A meiose é um importante fator para a ocorrência da variabilidade genética nos organismos de reprodução sexuada. Esse tipo de divisão celular é um processo reducional, ou seja, a partir de uma célula-mãe são originadas quatro células-filhas com metade do número de cromossomos. 

  • E a meiose espórica nas plantas? Questão deveria ter sido anulada.


ID
5397697
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) Considere os seguintes eventos:
I. segregação de cromossomos homólogos
II. recombinação
III. segregação de cromátides irmãs
IV. alinhamento dos cromossomos na placa equatorial.
Desses, os que ocorrem tanto na mitose quanto na meiose são:

Alternativas
Comentários
  • Questão errada

    o Correto é I e IV

    A separação da cromátide irmã ocorre na anáfase II (Meiose)

  • A separação de cromossomos homólogos se dá somente na meiose I (homólogos do pai e da mãe); de cromátides irmãs (que contêm o mesmo material genético, estão ligadas pelo centrômero), tanto na meiose II quanto mitose
  • Recombinação é o mesmo que crossing over?

  • GAB E

    APMBB