SóProvas


ID
3042247
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Texto I

                         A influência da música na sociedade

                                                                                                      Diego Kobylinski


      A música é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é, em especial, uma forte presença artística na cultura.

      O feito de cantar ou escutar uma canção pode desencadear efeitos emocionais numa pessoa. Tristeza, alegria, nostalgia, raiva, muitos são os sentimentos que veem aos ouvintes da música. Esses sentimentos, quando contidos em várias pessoas, podem gerar movimentos sociais. Como exemplo, os movimentos: punk, grunge, alternativo e emotivo (este, o mais popular no Brasil). Muitos movimentos buscavam, como meta, uma maior liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida na sociedade.

      Portanto, a música pode ser considerada uma das artes que mais influenciam na sociedade. Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, provocando um declínio cultural.

      Ocorrendo o declínio cultural, ocorre juntamente o declínio da educação, com o declínio da educação, aumenta a facilidade de alienação. Situação perfeita para os monopolizadores da nossa sociedade. [...]

      A população tem que entender como é preciso uma melhoria na arte nacional, pois, por meio dessa melhoria, poderão ocorrer efeitos muito significativos na educação. Projetos sociais com o intuito de incentivar as crianças a trabalhar com a música e a arte em geral, especialmente nas favelas, facilidade ao acesso a instrumentos musicais, e outras ações podem, juntas, modificar aos poucos a cultura da nossa sociedade, melhorando, assim, a nossa qualidade de vida.

Adaptado de: https://inverta.org/jornal/edicao-impressa/445/cultura/a-influencia-da-musica-na-sociedade Acesso em: 13/04/2018.

Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o texto I.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → queremos uma alternativa INCORRETA:

    → O autor defende que a prática da censura pode ser uma forma de fazer com que a música volte a ter mais qualidade atualmente. → incorreto, visto que, de acordo com o texto, a CENSURA é uma vilã, ou melhor, foi uma vilã: Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, provocando um declínio cultural.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! AVANTE NA LUTA!

  • O GABARITO É B.

    Arthur Carvalho se equivocou embora tenha fundamentado corretamente.

  • Analisando as alternativas uma a uma:

    Alternativa A – O autor dá exemplos de estilos musicais que se articularam a movimentos sociais.

    Concorda com o texto, o autor cita dois movimentos sociais associados à estilos de música conforme expresso no fim do segundo parágrafo:

    “Como exemplo, os movimentos: punk, grunge, alternativo e emotivo (este, o mais popular no Brasil). Muitos movimentos buscavam, como meta, uma maior liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida na sociedade.”

    Alternativa B – O autor defende que a prática da censura pode ser uma forma de fazer com que a música volte a ter mais qualidade atualmente.

    É o gabarito pois discorda do texto, o autor não defende a prática da censura, ele define tanto a alienação quanto a censura como vilãs que contribuem para o declínio cultural, conforme expresso no final do terceiro parágrafo:

    “Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, provocando um declínio cultural.”

    Alternativa C – O autor critica a alienação tanto daqueles que a ela se submetem por não terem acesso a uma educação adequada, quanto daqueles que a impõem, por interesses financeiros.

    Concorda com o texto, no 3.º parágrafo o autor fala do monopólio das mídias e do descaso da sociedade com a qualidade musical:

    “Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, provocando um declínio cultural.”

    Alternativa D – O autor recomenda o investimento em projetos voltados para a educação artística em sentido amplo.

    Concorda com o texto, o autor cita estes possíveis projetos no último parágrafo: 

    “Projetos sociais com o intuito de incentivar as crianças a trabalhar com a música e a arte em geral.”

    Alternativa E – O autor acredita que a relação estabelecida entre arte e educação pode impactar a sociedade positiva ou negativamente.

    Concorda com o texto, o autor expressa esta fé no último parágrafo:

    “ ...por meio dessa melhoria, poderão ocorrer efeitos muito significativos na educação. Projetos sociais com o intuito de incentivar as crianças a trabalhar com a música e a arte em geral (...) podem (...) modificar aos poucos a cultura da nossa sociedade, melhorando, assim, a nossa qualidade de vida.”

  • A lesra A tambem esta errada, Pq o autor diz que o sentimentos nas pessoas que gera os movimentos sociais citados.

    Na Alternativa A – O autor dá exemplos de estilos musicais que se articularam a movimentos sociais. Esta falando que os estilos musicais se articulam com movimentos sociais, como se os movimentos existissem antes ou separado deles.

    Porem a B esta mais errada, concordo com o gabarito