SóProvas


ID
3042511
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre os modelos de Administração Pública no Brasil, aquele que tem como uma característica ser orientado para obtenção de resultados, é conhecido como administração:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    -Foco em Resultados;

    -Eficiência e eficácia;

    -Redução de custos;

    -Técnicas mais flexíveis de gestão;

    -Descentralização;

    -Sempre adaptadas às necessidades do Setor Público.

  • GABARITO: LETRA A

    O modelo gerencial objetiva a obtenção de resultados positivos, prestação de serviços com qualidade, atentando-se principalmente aos anseios da coletividade e, destarte, a eficiência surge como princípio plenamente vinculado à administração gerencial.

    FONTE: CONTEÚDO JURÍDICO.

  • GABARITO LETRA A

    A Administração Publica Gerencial vê a sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, onde os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.

    O foco deixa de ser o controle de processos - apesar de processos racionais, bem feitos e baseados no profissionalismo continuarem sendo importantes - e passa a ser a entrega de resultados.

    Fonte: Estrategia Concursos - Material dirigido para a EBSERH.

  • Gab: A

    >> Falou em controle de resultados falou em gerencialismo;

    >> Falou em controle de procedimentos falou em burocracia.

  • LETRA A

  • Gab- A

    Foco nos resultados

    Prestação de serviço de qualidade

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelos teóricos de Administração Pública. Para responder corretamente a questão, precisamos indicar qual dos modelos de administração tem como uma característica ser orientado para obtenção de resultados.

    A - CORRETA. A Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, às funções econômicas e sociais do estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos expuseram os problemas associados ao modelo anterior (burocracia).

    A eficácia na administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumento da qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário, torna-se essencial. A reforma do aparelho do estado passa a ser orientada, predominantemente, por valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

    B - INCORRETA. Ainda que de forma desorganizada, o patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado, vigorando no Brasil desde a independência até a década de 1930 (alguns consideram desde o período colonial até 1930). Nele não havia qualquer tipo de distinção entre o patrimônio público e o particular, tudo era do soberano, que tinha o poder de usar livremente os bens públicos, sem qualquer tipo de prestação de contas à sociedade. O Estado não buscava prestar serviços à população, que vivia abandonada, largada ao acaso. Os benefícios oriundos da ação estatal eram direcionados a um grupo bem seleto de pessoas. Os interesses do Estados ficavam à disposição dos interesses particulares do soberano, seus familiares e amigos. 

    C - INCORRETA. A Administração Burocrática origina-se na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. É constituída por princípios orientadores do desenvolvimento a profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. No interim, a Administração Burocrática trouxe consigo novos conceitos à Administração Pública, tais como, a separação entre a coisa pública e a privada, regras legais e operacionais definidas previamente, reestruturação e orientação da administração para atender ao crescimento das demandas sociais e aos papéis econômicos da sociedade da época, junto a isso, o conceito de racionalidade e eficiência administrativa no atendimento às demandas sociais

    D e E - INCORRETA. Não existem os modelos de administração chamados de republicana e democrática.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos modelos de Administração Pública no Brasil.

    A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Segundo Chiavenato (2018), essas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.

     
    Vejamos as alternativas:

    A) Gerencial.

    Certo. O modelo gerencial  leva em conta aspectos de eficiência, eficácia e aumento da qualidade dos serviços públicos com foco nos resultados. Um dos fundamentos do modelo gerencial é a tendência de horizontalização de estruturas, objetivando a descentralização da decisão e formas flexíveis de gestão. 

    B) Patrimonialista.

    Errado. O modelo patrimonialista tem como objetivo tornar a Administração pública pessoal, por isso o foco não é o controle de resultados. Neste modelo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano.

    C) Burocrática.

    Errado. O modelo burocrático surgiu no Brasil a partir de meados do século XX, baseado na racionalidade por meio da criação e cumprimento de leis e regras para combater o nepotismo.

    Este modelo enfatiza aspectos formais e estabelece hierarquias rígidas.

    D) Republicana.

    Errado. Não se trata de modelo de Administração Pública aplicado no Brasil.

    E) Democrática.

    Errado. Não se trata de modelo de Administração Pública aplicado no Brasil.

     
    Gabarito do Professor: Letra A.