SóProvas


ID
3043090
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Pais e filhos: tão perto, tão longe

                                                                                                        Valdeli Vieira


      A sociedade contemporânea se assenta, segundo vários pensadores das ciências humanas, por uma polaridade: de um lado o excesso, de outro a falta. No entanto, há muitos anos a psicanálise nos ensina: todo excesso esconde uma falta. Vivemos um momento sócio-histórico de excessos de trabalho, compromissos, desejos, expectativas e estímulos que atingem indistintamente crianças, adolescentes e adultos.

      Vivemos ocupados, com agendas cheias de cursos, reuniões, compromissos e atividades extracurriculares. Não há tempo a perder e nunca antes tivemos tanto a sensação de estarmos correndo em busca do tempo perdido. A excelência de desempenho acompanha a todos na escola, no trabalho, nos demais ambientes em que estamos inseridos. Estamos conectados permanentemente e devemos estar disponíveis todo o tempo.

      Esse ambiente de estimulação e exigências constantes, no qual às vezes damos conta das demandas que nos são impostas por nós mesmos ou pelo outro, e outras vezes não, tem uma única consequência a todos: a exaustão.

      Exaustos, ao chegarmos a casa, só queremos ficar mergulhados no nosso mundo, para de certa forma termos (ainda que na nossa fantasia) uma compensação pelas frustrações enfrentadas ao longo do dia. E é nesse ponto que começamos a nos distanciar do nosso parceiro e dos nossos filhos, porque passamos a nos tornar indisponíveis ao outro.

      Educar filhos, formá-los, é tarefa para a vida inteira e exige disposição, tempo, vitalidade e dedicação, e o fato é que, embora na teoria estejamos todos comprometidos com isso, na prática nem sempre estamos dispostos. Terceirizamos essas tarefas para professores, psicólogos, avós e babás. E, quando não temos essas pessoas à disposição, silenciamos as crianças dando-lhes a possibilidade de passar horas diante de alguma telinha: se antes era a televisão, hoje vemos crianças em idades cada vez mais precoces com um Ipad na mão. Não queremos ser perturbados no nosso mundo, no nosso silêncio e, sem percebermos, vamos criando abismos nas nossas relações.

(Valdeli Vieira Pais e filhos: tão perto, tão longe (adaptado) REVISTA E: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/13291_PAISEFILHOS. Acesso 10.06.2019)

Assinale a alternativa em que há palavra ou expressão em sentido figurado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → queremos o sentido FIGURADO, sentido conotativo (conto de fadas); denotativo (sentido real, dicionário).

    → Exaustos, ao chegarmos a casa, só queremos ficar mergulhados no nosso mundo… → expressão que faz referência a uma atitude que simboliza isolamento, distanciamento, usado no sentido figurando, não é ao pé da letra que se fica mergulhado no mundo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gabarito E.

     ·        A… hoje vemos crianças em idades cada vez mais precoces com um Ipad na mão. - Sentido literal/Denotativo "dicionário".

    ·        B… uma compensação pelas frustrações enfrentadas ao longo do dia.- Sentido literal/Denotativo "dicionário".

    ·        C… é tarefa para a vida inteira e exige disposição, tempo, vitalidade e dedicação…- Sentido literal/Denotativo "dicionário".

    ·        D… porque passamos a nos tornar indisponíveis ao outro- Sentido literal/Denotativo "dicionário".

    ·        E Exaustos, ao chegarmos a casa, só queremos ficar mergulhados no nosso mundo- Sentido Figurado/Conotativo "conto de fadas". - Gabarito

    Dicio: Significado de Mergulhar

    verbo transitivo Imergir num líquido; introduzir na água; afundar. Esconder-se, desaparecer: o sol mergulhou no mar. verbo intransitivo Precipitar-se de grande altura; executar mergulho: o avião mergulhou, para atacar posições inimigas.

  • Essa questão exige que o candidato saiba o significado de sentido figurado e sentido literal das palavras. Sabemos que no uso da língua costumamos dar significados não-dicionarizados às palavras que usamos. Por exemplo, podemos dizer que "o copo está meio cheio" para nos referimos claramente ao copo e ao líquido que o preenche, ou podemos usar as palavras como uma metáfora, uma expressão idiomática, para nos referir o lado positivo de alguma situação. Com a leitura atenta e apurada, podemos notar como e quando esses sentidos figurados ocorrem. Uma boa prática é tentar sempre lembrar do significado dicionarizado da palavra; é assim que o dicionário descreve essa palavra?

    Pensando nisso, de acordo com o enunciado da questão, devemos procurar o sentido figurado em uma das expressões abaixo. Vamos, então, para a análise de cada opção:


    Letra A: INCORRETA. Essa opção está incorreta, pois não há sentido não-dicionarizado. Segundo o trecho: "hoje vemos crianças em idades cada vez mais precoces com um Ipad na mão", todas as palavras significam exatamente o descrito no dicionário.Perceba que a expressão usada na opção foi na mão e não à mão. Estar à mão é estar acessível ao toque, porém, na opção, o sentido era literal. O objeto estava na mão das crianças. Por isso a resposta esta incorreta.

    Letra B: INCORRETA. Nessa opção não há sentido figurado. Segundo o trecho: "uma compensação pelas frustrações enfrentadas ao longo do dia.", as pessoas se frustram ao longo do dia. Em ambas as expressões o sentido é literal. Frustração é um sentimento, por isso precisa estar ligado à pessoa ou indivíduo. Apesar desta palavra não estar escrita, podemos inferir que a autora está tratando sobre pessoas, por isso, faz sentido dizer que elas sintam algo. Portanto, a palavra esta no seu sentido literal. Quanto à ao longo o dia, a expressão está correta, significa no discorrer de um período de tempo, ali representado pela palavra dia. Portanto, igualmente no seu sentido literal. Como estamos procurando o sentido figurado, essa opção está incorreta. 

    Letra C: INCORRETA. Nessa opção, o trecho analisado é: "é tarefa para a vida inteira e exige disposição, tempo, vitalidade e dedicação". No caso, vida inteira significa realmente o período de tempo de uma vida. Não há ali sentido figurado, pois estamos tratando e algo que vai acontecer recorrentemente. Haveria exagero, e por assim dizer um indício de linguagem figurado, caso a referência extrapolasse o tempo de vida, como por exemplo dizer: "é tarefa para quinhentos mil anos". Nessa afirmação não haveria certeza, e sim exagero. Por essa opção não representar uma linguagem figurada, ela está incorreta.

    Letra D: INCORRETA. Nessa opção, segundo o trecho: "porque passamos a nos tornar indisponíveis ao outro", não há linguagem figurada. Ao dizer que as pessoas tornam-se indisponíveis, há uma menção a falta de atenção, o que é exatamente o que a palavra indisponível pode significar, segundo o dicionário e segundo o contexto do discurso. Indisponível está adjetivando essas pessoas mencionadas pelo discurso. Por não apresentar linguagem figurada, essa opção está incorreta.

    Letra E: CORRETA. Nessa opção, "Exaustos, ao chegarmos a casa, só queremos ficar mergulhados no nosso mundo", mergulhar é um verbo que no dicionário significar a ação de entrar, ingressar o corpo em um líquido. Somente em uma linguagem figurada, ou metaforicamente, podemos compreender que mergulhar significa estar imerso em algum pensamento. No caso, estar mergulhado no nosso mundo, está significando essa indisponibilidade citada pela autora. Os indivíduos se colocam na posição de solidão ao se fecharem nos seus pensamentos. Por isso, essa opção está correta.


    Gabarito do professor: Letra E.