SóProvas


ID
3043801
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção a história mítica “La Loba” escrita por Clarissa Pinkola Estés, com tradução de Waldéa Barcellos, para responder a questão.


      La Loba (Adaptado)


      Existe uma velha que vive num lugar oculto de que todos sabem, mas que poucos já viram. Como nos contos de fadas da Europa oriental, ela parece esperar que cheguem até ali pessoas que se perderam, que estão vagueando ou à procura de algo.

      Ela é circunspecta, quase sempre cabeluda e invariavelmente gorda, e demonstra especialmente querer evitar a maioria das pessoas. Ela sabe crocitar e cacarejar, apresentando geralmente mais sons animais do que humanos. (...)

      O único trabalho de La Loba é o de recolher ossos. Sabe-se que ela recolhe e conserva especialmente o que corre o risco de se perder para o mundo. Sua caverna é cheia dos ossos de todos os tipos de criaturas do deserto: o veado, a cascavel, o corvo. Dizem, porém, que sua especialidade reside nos lobos.

      Ela se arrasta sorrateira e esquadrinha as montanhas (...), leitos secos de rios, à procura de ossos de lobos e, quando consegue reunir um esqueleto inteiro, quando o último osso está no lugar e a bela escultura branca da criatura está disposta à sua frente, ela senta junto ao fogo e pensa na canção que irá cantar.

      Quando se decide, ela se levanta e aproxima-se da criatura, ergue seus braços sobre o esqueleto e começa a cantar. É aí que os ossos das costelas e das pernas do lobo começam a se forrar de carne, e que a criatura começa a se cobrir de pelos. La Loba canta um pouco mais, e uma proporção maior da criatura ganha vida. Seu rabo forma uma curva para cima, forte e desgrenhado.

      La Loba canta mais, e a criatura-lobo começa a respirar. E La Loba ainda canta, com tanta intensidade que o chão do deserto estremece, e enquanto canta, o lobo abre os olhos, dá um salto e sai correndo pelo desfiladeiro.

      Em algum ponto da corrida, quer pela velocidade, por atravessar um rio respingando água, quer pela incidência de um raio de sol ou de luar sobre seu flanco, o lobo de repente é transformado numa mulher que ri e corre livre na direção do horizonte.

      Por isso, diz-se que, se você estiver perambulando pelo deserto, por volta do pôr-do-sol, e quem sabe esteja um pouco perdido, cansado, sem dúvida você tem sorte, porque La Loba pode simpatizar com você e lhe ensinar algo — algo da alma.

(Fonte: ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos. Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Tradução Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994, pg. 43-44.)

Sobre a interpretação da história, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → queremos a incorreta:

    → As palavras “circunspecta”, “crocitar” e “cacarejar” são palavras que, na tessitura textual, são responsáveis por caracterizar La Loba como mais próxima dos animais que dos seres humanos. → ao contrário, os sons onomatopeicos fazem com que a La Loba crie uma proximidade com os ANIMAIS.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • não entendi o porquê da C. A frase anterior diz que La Loba evita as pessoas, dando a entender que crocitar e cacarejar são características dela. Automaticamente, isso deixa ela mais próxima dos animais que dos seres humanos. Talvez a C esteja errada porque circunspecta não faz parte dessa aproximação, uma vez que significa cautela, prudência.

  • Gab: C

    > Marquei a alternativa C por acreditar que ser "circunspecta" não necessariamente a aproxima de um animal;

    > Circunspecto: pessoa discreta, atenta, cautelosa.

  • o comentário de Arthur nessa questão fugiu um pouco, concordo com o comentário do Douglas "

  • Não entendi a letra Da. No texto não fala que se transforma em mulher ao ser tocado pela água em momento algum

     Em algum ponto da corrida, quer pela velocidade, por atravessar um rio respingando água, quer pela incidência de um raio de sol ou de luar sobre seu flanco, o lobo de repente é transformado numa mulher que ri e corre livre na direção do horizonte.

  • Pra mim, a chave da questão é a palavra “circunspecta”, que está mais próxima de características humanas.

  • Circunspecta -Circusnpecção é uma característica essencialmente hu-ma-na, de quem é capaz de analisar seus próprios processos mentais. Quem leu sherlock Holmes se lembrou de imediato que esta era uma de suas características principais...

  • Agora tem que decorar o dicionário todo KKKKK

  • Marquei por eliminação.

    gab C

  • Tá aí a importância da leitura e do entendimento do vocabulário linguístico

    Gab. C

  • IBFC sendo IBFC...

  • Circunspecta - cautelosa

  • ERRADO: As palavras “circunspecta”, “crocitar” e “cacarejar” são palavras que, na tessitura textual, são responsáveis por caracterizar La Loba como mais próxima dos animais que dos seres humanos.

    Não é possível inferir que apenas estas três palavras são responsáveis por aproximar o personagem a um ser humano. Entendo que a primeira pergunta que vem a nossa mente é por exemplo "como um ser humano poderia cacarejar", mas lembrem-se pessoal, que se trata de um MITO e nesse caso é possível que haja outras características que ultrapassariam as animais. No caso deve-se levar em consideração o texto todo e nesse contexto não é possível dizer que mais caraterísticas humanas ou animais, justamente por se tratar de um mito.

  • Questão com mais de uma alternativa incorreta..

  • Prezados colegas, não concordo com o Gabarito. Para mim a correta é a LETRA B. Por quê?

    Ela é circunspecta, quase sempre cabeluda e invariavelmente gorda, e demonstra especialmente querer evitar a maioria das pessoas. Ela sabe crocitar e cacarejar, apresentando geralmente mais sons animais do que humanos.

    Eu entendo que está errado dizer que

    "La Loba simpatiza com o que pode se perder no mundo, por isso, recolhe ossos abandonados em lugares como montanhas e leitos secos de rios e também parece esperar no deserto por pessoas perdidas que estejam à procura de algo

    Questão mal elaborada. Esse é meu parecer.

    rsr

  • Pessoal, há uma passagem logo no inicio do texto onde o autor dizExiste uma velha que vive num lugar oculto de que todos sabem...

    EU MARQUEI A LETRA " C " POR CONTA DESSA " VELHA "

  • Marquei a B expressão "... recolhe ossos abandonados..." não encontrei trecho que remete a palavra abandono.

  • Gabarito C

  • Essa questão foi bem cagada por sinal

  • A explicação menos pior é a de que "circunspecta" não caracteriza um animal.Mesmo assim, questão altamente subjetiva

  • 1 .

    2 , .

    3 , , , , , , , , , .

    A palavra circunspecto aparece também nas seguintes entradas:

    , , , , , , , , , , , , , , , , , , , 

    entendo que poderiam ter posto a letra C como errada por causa da palavra circunspecto, entretanto se usarmos um de seus sinonimos como reservado, cauteloso, vigilante, podem ser atribuídos a comportamentos animais junto com as outras caracteristicas dada a ela no decorrer do texto se encaixaria mais comesses sinonimos.

    Portanto para mim seria a letra D, pois quem se transforma em mulher é um dos lobos que saem correndo e não a pilha de ossos que ela montou, pois fala em a terra treme e o lobo (esta mais personificado como algo que ja existe do que aquele ossos) abre os olhos

  • Concordo que a incorreta ser a "C" gera confusão! Acrescento que a "D" também está incorreta, no entanto a questão deveria ser anulada!

    "D) As criaturas-lobo, revividas pelo canto de La Loba, ao saírem correndo pelo desfiladeiro, em algum momento de sua corrida, quer pela velocidade ou quer por terem sido tocadas por algo – como a água, um raio de sol ou de luar – transformam-se em mulheres."

    Trecho de texto: "Em algum ponto da corrida, quer pela velocidade, por atravessar um rio respingando água, quer pela incidência de um raio de sol ou de luar sobre seu flanco, o lobo de repente é transformado numa mulher que ri e corre livre na direção do horizonte."

    Em relação a água, quando na alternativa diz "por terem sido tocadas por algo - como a água" não necessariamente seria como diz no texto "por atravessar um rio respingando água", o texto restringe ao fato de transformar-se em mulher caso atravesse o rio! Por exemplo, uma suposição, e se levar chuva.. também se tranformaria?!

    Este seria meu recurso/parecer!!!