GABARITO: LETRA A
Orientação para o marketing
Quando adotam esse tipo de orientação, as empresas passam a produzir produtos que realmente atendem às necessidades dos seus clientes. Ou seja, há uma preocupação em saber quais são, de fato, as dores dos consumidores, para que, a partir daí a companhia consiga desenvolver produtos ou serviços que supram essas necessidades encontradas.
Orientação para produção
Na orientação para produção, a concepção é que os consumidores preferem produtos baratos e fáceis de serem encontrados, pois eles não estão interessados em refinamentos, mas sim no próprio produto. Aqui, encaixam-se empresas de distribuição em massa, que desejam baratear o custo de produção com o aumento da produtividade.
Orientação para vendas
Essa orientação defende que os consumidores não compram em quantidades suficientes. Diante disso, as empresas se esforçam, com promoções e estratégias de venda, de modo que a resistência natural deles seja quebrada e, com isso, a empresa consiga gerar sempre mais e mais compras, que é a principal intenção da orientação para vendas.
Orientação de marketing holístico
O termo “holístico” significa “igual ao todo”. Sendo assim, podemos dizer o marketing holístico tem como propósito se atentar à diversas etapas, processos e relações. Isto é, não foca apenas nos clientes, mas também na sociedade, nos concorrentes, fornecedores e até nos próprios funcionários, que devem trabalhar de forma conjunta e harmonicamente.
Orientação para produto/serviço
Nesse caso, acredita-se no poder da qualidade e do desempenho do produto ou serviço que é comercializado. Segundo essa orientação, basta produzir algo que é bom e que tenha preços justos que os consumidores se interessam. Ao contrário da orientação para o marketing, não há um pensamento de solucionar problemas ou satisfazer necessidades.
IGNIÇÃO DIGITAL.