SóProvas


ID
3044698
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É uma tendência mais presente entre os mais jovens, mas comum em todas as faixas etárias: só na Espanha, o uso diário de aplicativos de mensagens instantâneas é quase o dobro do número de ligações por telefone fixo e celular, segundo dados da Fundação Telefónica.

      A ligação telefônica tornou-se uma presença intrusiva e incômoda, mas por quê? “Uma das razões é que, quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez.

      Perder tempo em um telefonema é uma perspectiva assustadora. No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte, consultamos nossas telas, em média, mais de 40 vezes ao dia.

(Adaptado de: LÓPEZ, Silvia. O último paradoxo da vida moderna: por que ficamos presos ao celular, mas odiamos falar por telefone?. El País – Brasil. 01.06.2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com) 

No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte... (3° parágrafo)


O elemento sublinhado acima enfatiza a seguinte conclusão, proposta pela autora:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Perder tempo em um telefonema é uma perspectiva assustadora. No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte, consultamos nossas telas, em média, mais de 40 vezes ao dia.

    PROCURAMOS UMA FRASE QUE O SENTIDO AINDA CONTINUE ADVERSATIVO

    b)Chega a ser contraditório o comportamento das pessoas que não querem perder tempo com telefonemas mas consultam frequentemente o celular.GABARITO

  • GABARITO: LETRA B

    Perder tempo em um telefonema é uma perspectiva assustadora. No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte, consultamos nossas telas, em média, mais de 40 vezes ao dia. → a conjunção coordenativa adversativa marca uma contraposição de ideias: telefonemas gastam tempo, mas a consulta à tela não incomoda as pessoas, logo:

    → há presença de ideias contraditórias, marcando, dessa forma, comportamentos contraditório, chegamos então à letra "B".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • CUIDADO! Ainda bem que a banca não pesou a mão.

    mas, porém, no entanto, todavia, entretanto... todas essas palavras quebram o ritmo normal do texto e acabam introduzindo uma ideia que contradiz o que até então estava sendo afirmado, apresenta um novo ponto de vista contrário ao primeiro argumento.

  • Gabarito''D''.

    No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte... (3° parágrafo)

    D)Chega a ser contraditório o comportamento das pessoas que não querem perder tempo com telefonemas mas consultam frequentemente o celular.

    > Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. 

  • Gabarito correto é "B" e não "D" como estão postando..

  • GABA CORRETO "B" ATÉ QUE A BANCA MUDE POR MEIO DOS RECURSOS.

  • A letra d nem faz sentido, em nenhum momento do texto fala isso, a resposta é a letra B

  • GABARITO: LETRA B

    → Perder tempo em um telefonema é uma perspectiva assustadora. No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte, consultamos nossas telas, em média, mais de 40 vezes ao dia. → a conjunção coordenativa adversativa marca uma contraposição de ideias: telefonemas gastam tempo, mas a consulta à tela não incomoda as pessoas, logo:

    → há presença de ideias contraditórias, marcando, dessa forma, comportamentos contraditório, chegamos então à letra "d".

    Alfartanos, Força!!!

  • Conjunção adversativa ...

  • Não entendi por que colocaram nos comentários que o o gabarito é D, se de fato é B.

  • Gab letra B.

    Só para relembrar,no entanto é uma conjunção adversativa subordinada.

    Que pode ser substituída por mas, porém, contundo, todavia, entretanto e o apesar de.

  • Gab- B .conjunção COORDENATIVA adversativa .
  • Gabarito: letra B

    Quando estivermos diante de uma conjunção adversativa, devemos esperar uma quebra da expectativa no final.

    Foi o que aconteceu na questão. "Quer dizer que perdemos tempo com telefonemas, mas não perdemos tempo olhando o celular mais de 40 vezes ao dia?! Contraditório".

  • Perder tempo em um telefonema é uma perspectiva assustadora. No entanto, segundo um relatório mundial da Deloitte, consultamos nossas telas, em média, mais de 40 vezes ao dia.

    observamos nesse pequeno trecho do texto a seguinte temática as pessoas não querem perder tempo fazendo ligações, atendendo ligações, mais estão de maneira constante na tela do celular '' no popular estão a todo momento no zap zap'' rsrs.

  • Gab B: no entanto = adversidade sentido oposto

  • É impressão só minha ou a FCC pegou menos pesado nessa prova do TRF? Me digam gente!

  • Anderson Lomba, pegou leve porque é para TI, deve ter cravado nos conhecimentos específicos.

  • GABARITO: B

    "No entanto" é classificado como uma conjunção que da ideia de adversidade. Repare que a própria questão nos trouxe a resposta: "Chega a ser contraditório o comportamento das pessoas que não querem perder tempo com telefonemas mas consultam frequentemente o celular".

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • o RENATO "sumiu daqui" ai chegou o Arthur Carvalho. Seja bem-vindo!

  • Nesse tipo de questão é interessante não se apegar a decoreba das conjunções, e, sim, analisar o contexto.

  • Quando aparecer a conjunção “no entanto” já se sabe que é adversativa e pode também expressar uma ideia contraditória ou oposta à ideia do texto. Podemos observar a presença da conjunção “mas” na resposta, como também da palavra “contraditória”.