SóProvas


ID
3044722
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               A mensagem desejada


      Brigaram muitas vezes e muitas vezes se reconciliaram, mas depois de uma discussão particularmente azeda, ele decidiu: o rompimento agora seria definitivo. Um anúncio que a deixou desesperada: vamos tentar mais uma vez, só uma vez, implorou, em prantos. Ele, porém, se mostrou irredutível: entre eles estava tudo acabado.

      Se pensava que tal declaração encerrava o assunto, estava enganado. Ela voltou à carga. E o fez, naturalmente, através do e-mail. Naturalmente, porque através do e-mail se tinham conhecido, através do e-mail tinham namorado. Ela agora confiava no poder do correio eletrônico para demovê-lo de seus propósitos. Assim, quando ele viu, estava com a caixa de entrada entupida de ardentes mensagens de amor.

      O que o deixou furioso. Consultando um amigo, contudo, descobriu que era possível bloquear as mensagens de remetentes incômodos. Com uns poucos cliques resolveu o assunto.

      Naquela mesma noite o telefone tocou e era ela. Nem se dignou a ouvi-la: desligou imediatamente. Ela ainda repetiu a manobra umas três ou quatro vezes.

      Esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas. Três ou quatro por dia, em grossos envelopes. Que ele nem abria. Esperava juntar vinte, trinta, colocava todas em um envelope e mandava de volta para ela.

      Mas se pensou que ela tinha desistido, estava enganado. Uma manhã acordou com batidinhas na janela do apartamento. Era um pombo-correio, trazendo numa das patas uma mensagem.

      Não teve dúvidas: agarrou-o, aparou-lhe as asas. Pombo, sim. Correio, não mais.

      E pronto, não havia mais opções para a coitada. Aparentemente chegara o momento de gozar seu triunfo; mas então, e para seu espanto, notou que sentia falta dela. Mandou-lhe um e-mail, e depois outro, e outro: ela não respondeu. E não atendia ao telefone. E devolveu as cartas dele.

      Agora ele passa os dias na janela, contemplando a distância o bairro onde ela mora. Espera que dali venha algum tipo de mensagem. Sinais de fumaça, talvez.

(Adaptado de: SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2013, p. 71-72) 

Esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas. Três ou quatro por dia, em grossos envelopes. Que ele nem abria. (5° parágrafo)


O trecho acima está corretamente reescrito em:

Alternativas
Comentários
  • Não sou mega blaster em Português, mas fiz o seguinte raciocínio:

    A, C, D - Erradas pois não há crase antes de verbo (à abrir).

    Fiquei entre B e E

    Na B, "Quando tinha se esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas: tinha três ou quatro por dia, em grossos envelopes, de que ele nem chegava a abrir. "

    Achei o "esgotada" estranho, aí, reescrevi a frase ao contrário... " Quando a fase eletrônica se esgotou"... Erro!!!

    Assim, fiquei com a E - Gabarito!

  • GABARITO: LETRA E

    A) Ao se ver esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas: aparecia três ou quatro por dia, em grossos envelopes, aos quais ele nem chegava à abrir. → crase antes de verbo, já eliminamos.

    B) Quando tinha se esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas: tinha três ou quatro por dia, em grossos envelopes, de que ele nem chegava a abrir. → nenhum termo exige a preposição "de", logo o correto seria: os quais ou somente "que".

    C) Tendo esgotado-se a fase eletrônica, começaram as cartas: haviam três ou quatro por dia, em grossos envelopes, o que ele nem chegava à abrir. → crase antes de verbo, já eliminamos.

    D) Depois de ter sido esgotado a fase eletrônica, começaram as cartas: somava-se três ou quatro por dia, em grossos envelopes, as quais ele nem chegava à abrir. → crase antes de verbo, já eliminamos.

    E) Após ter se esgotado a fase eletrônica, começaram as cartas: eram três ou quatro por dia, em grossos envelopes, os quais ele nem chegava a abrir.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Além dos erros apontados pelos colegas, acredito que também está incorreta a concordância dos verbos subsequentes ao sinal de dois pontos nas alternativas A, B e C, visto que devem concordar com o termo 'cartas', o qual está implícito no período.

    Em relação à alternativa D, o verbo 'haver' é impessoal, assim está incorreto o emprego do termo 'haviam'.

  • OFF: Graças a Deus ela criou vergonha na cara kkkk

  • CUIDADO! Crase é o seu céu ou inferno, é você quem decide. Grave as regras.

    A seguir destaco o principal erro de cada alternativa.

    A) Não se usa crase antes do verbo (à abrir)

    B) A preposição "de" foi acrescentada de forma indevida, pois nenhum termo a exige. Ficou na dúvida? Substitua "de que" por "dos quais"... viu só, sem sentido - agora se a frase tivesse somente a preposição "que" estaria correta, substituindo o "que" por "os quais" o sentido permaneceria inalterado.

    C) Não se usa crase antes do verbo (à abrir)

    D) Não se usa crase antes do verbo (à abrir)

    E) Correta.

  • Eu acertei a questão analisando os pronomes relativos (as quais, os quais ...), referente ao termo "grossos envelopes" e não referente "as cartas".

    GROSSOS ENVELOPES -> Palavra masculina no plural:

    Logo, única alternativa que relaciona corretamente "grossos envelopes" com o pronome relativo é a letra E)

    ... Grossos envelopes, os quais ele nem chegou a abrir.

    Depois de ver os comentários dos colegas percebi que também dava para analisar a questão através do crase.

  • Pessoal, nao deveria ser esgotada na letra E para combinar com fase eletronica? 

  • Acho que você esteja certa, Rosângela Helena. A concordância deveria ter ocorrido. Mas como as outras estavam muito erradas poderíamos tê-la escolhida. Mas, na minha opinião, caberia recurso. Isso é uma opinião de alguém que não é professor e não detém conhecimento para validar ou invalidar uma questão. Apenas uma opinião.

  • Gabarito E.

    Caracaaa... que texto! Ela se humilhou, tomou vergonha na cara e ele se ferrou no final. kkkkkk

  • "ter se esgotado a fase eletrônica" é voz passiva sintética e nela, diferentemente da voz passiva análitica, não varia em gênero. Se fosse na análitica, teriamos "ter sido esgotadA a fase eletrônica". Ninguem escreve "ter-se comprada bola" em vez de "ter-se comprado bola". Letra E está absolutamente correta

  • É proibido uso de crase ANTES de VERBO ( eliminando 3 alternativas)

    HAVER É IMPESSOAL, logo esta incorreto a forma ''HAVIAM''

    por eliminação, GABARITO LETRA ''E''

  • O que está matando o QC é o problema de os professores não comentarem as questões e os comentários errados que os alunos insistem em fazer. GENTE SE VC NÃO TEM CERTEZA NÃO COMENTA.

    Alguns comentários errados, vamos corrigir pq eles foram mt pretensiosos:

    A Rosângela Helena da Silva e o Gabriel Garcia e o Diogo Graça estão errados.

    "Após ter se esgotado a fase eletrônica".

    Isso daí é infinitivo pessoal composto (ter+verbo particípio) . O "se" não é partícula apassivadora, dá pra discutir se é índice, reflexivo ou parte integrante do verbo, mas essa discussão foge da questão. O particípio concordaria só se fosse voz passiva analítica ou predicativo.

    Exemplo:

    "A fase eletrônica foi esgotada pelo tempo"

    "A fase eletrônica está esgotada"

    Só pra corrigir o comentário do Diogo Graça, voz passiva acontece com verbo ser/estar e particípio e não com o verbo ter.

  • GAB E

    Uma dica: O PR QUE se refere a envelopes.

  • Isso mesmo Mayara. Ninguém se atentou para a concordância dos verbos.

    Fora os erros da crase, a única alternativa que está correta a conjugação verbal é na letra "E"

  • GABARITO: LETRA E

    A) Ao se ver esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas: aparecia (apareciam) três ou quatro por dia, em grossos envelopes, aos (os) quais ele nem chegava à (a) abrir.

    B) Quando tinha se esgotada (esgotado) a fase eletrônica, começaram as cartas: tinha (tinham) três ou quatro por dia, em grossos envelopes, de que (que) ele nem chegava a abrir.

    C) Tendo (se) esgotado-se a fase eletrônica, começaram as cartas: haviam (havia) três ou quatro por dia, em grossos envelopes, o que ele nem chegava à (a) abrir.

    D) Depois de ter sido esgotado a fase eletrônica, começaram as cartas: somava-se (somavam-se) três ou quatro por dia, em grossos envelopes, as (os) quais ele nem chegava à (a) abrir.

    E) Após ter se esgotado a fase eletrônica, começaram as cartas: eram três ou quatro por dia, em grossos envelopes, os quais ele nem chegava a abrir. (correta)

  • Na alternativa c) além do erro de crase já comentado pelos colegas, "esgotado-se" e "haviam" também estão incorretos.

    Corrijam me se eu estiver enganado.

    Obrigado.

  • não é tão somente uma questão de interpretação, mas também de concordância e regência.

  • textos assim eu leio tranquilo parece fofoca

  • Texto ideológico (na verdade mortal), porque induz o leitor a odiar o gênero masculino. Mas o gabarito é: E.

  • A - Ao se ver esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas: aparecia (APARECIAM) três ou quatro por dia, em grossos envelopes, aos quais ele nem chegava à (NÃO HÁ CRASE ANTES DE VERBO) abrir.

    B Quando tinha se esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas: tinha (TINHAM) três ou quatro por dia, em grossos envelopes, de que (NÃO PEDE PREPOSIÇÃO) ele nem chegava a abrir.

    C Tendo esgotando-se (NÃO HÁ ÊNCLISE DEPOIS DE VERBOS NO PARTCÍPIO) a fase eletrônica, começaram as cartas: haviam três ou quatro por dia, em grossos envelopes, o que ele nem chegava à abrir.

    D Depois de ter sido esgotado a fase eletrônica, começaram as cartas: somava-se (CONCORDÂNCIA) três ou em grossos envelopes, as quais ele nem chegava à abrir.

    E Após ter se esgotado a fase eletrônica, começaram as cartas: eram três ou quatro por dia, em grossos envelopes, os quais ele nem chegava a abrir. (GABARITO)

  • Uma questão que de cara quem conhece as regras sobre crase já elimina duas alternativas!!! :)

  • Exatamente, Daniel de Oliveira Viana, mas na verdade já eliminavam 3 questões.

  • Não se insere Crase antes de VERBO NO INFINITIVO. Já dá para eliminar as alternativas A, C e D. A alternativa B tem alguns erros, como de Coerência, resta apenas a E.

  • eliminam-se todas (exceto a E) só pelos erros de Concordância Verbal:

    aparecia--apareciam

    tinha--tinham (e por ênclise também )

    haviam--havia

    somava-se--somavam-se

  • Desculpem, mas até agora não entendi o "ter se esgotado" da letra E.

  • A letra A, C e D possui crase antes do verbo abrir, e não se coloca verbo antes de verbo.

    Quem chega ..chega a.. e não chega de..

  • Mais essa que me faltava mesmo hem! Quer dizer então que na E tem a possibilidade de ficar com essa concordância mesmo? é um carai mesmo kkkkkkkkkkk toda hora uma coisa nova

  • o pronome relativo ''que'' retoma a palavra envelopes. só a resposta E possui o pronome adequado " os quais". ''aos quais'' está incorreta porque o verbo abrir é vtd, e por isso não exige a preposição "a". eliminei tudo só por essa regra e nem li o restante das questões. se houver erro na minha conclusão, por favor me corrija.

  • adorei essa professora QC! pelamor de deus, continuem com ela!!! aqueles que tinham não dava mais não...

    curte ela aí galera!

  • GOSTEI DO TEXTOOO!!!

  • Para complementar as questões de reescritura envolve o uso de crase , verbos e pronomes relativos. Observando as regras vc acertar as questões.

  • A frase, trouxe a palavra "esgotadA a fase" (feminino)

    Então eu eliminei as alternativas com a palavra "esgotadO"

    E errei a questão e.e

  • essa fcc é cabulosa , pois cobra crase, concordância e pronome relativo

    tudo junto;

    ajude-me ó Pai.

  • Fiquei até com vontade de ler o texto com os comentários, mas não, nessa questão, como em muitas outras, não precisa, e na hora de uma prova FCC cada segundo conta muito.