Gabarito''C''.
Pirâmide da teoria de Maslow
Necessidades fisiológicas básicas;
Necessidades de segurança;
Necessidades sociais;
Necessidades de autoestima;
Necessidades de autorrealização
>De acordo com a Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow, as Necessidades Fisiológicas básicas são as primeiras a serem supridas e estão na base da pirâmide. Este é o grupo de necessidades que Maslow considera serem orgânicas e bastante ligadas aos instintos animais, com cunho fisiológico e de sobrevivência. Este nível é estimulado por comportamentos que estão ligados ao verbo “ter”, sendo alguns exemplos de necessidades pertencentes a esta categoria a alimentação (água e comida), a respiração, a reprodução, o descanso, o abrigo e a vestimenta.
Estudar é o caminho para o sucesso.
A questão cobra conhecimento do candidato acerca da gestão da qualidade, das teorias motivacionais e dos princípios da administração.
Vamos verificar as assertivas a seguir:
I. Falsa. "O organograma é um diagrama que representa as variações em um processo de trabalho."
O organograma é a representação da organização formal. Nele é possível verificar : 1) Divisão de trabalho. 2) Relação de supervisão (subordinação). 3) Canais de comunicação. 4) Critérios de departamentalização. 5) Níveis hierárquicos.
Já em relação à variação de um processo, a ferramenta que pode ser utilizada para tal monitoramento é o gráfico de contraole. De acordo com Moreira (2019), o gráfico de controle, CEP (controle estatístico de um processo) ou carta de controle é uma das 7 ferramentas da qualidade. Ele trabalha com a quantificação de eventos (frequência desses) em um período de tempo determinado. É uma ferramenta estatística utilizada para mostrar tendência de variáveis em um processo.
A assertiva está incorreta, pois o gráfico de controle mostra essa variação.
II. Verdadeira. "A base da pirâmide da teoria de Maslow compreende as necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança".
Na Teoria da Hierarquia das Necessidades, Maslow indica que há uma gradação entre as necessidades humanas de acordo com a seguinte ordem (da mais básica para a mais altas). "Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. " (Fonte: Chiavenato, 2014)
As necessidades, de acordo com Robbins, podem ser detalhadas com os seguintes exemplos:
- Fisiológica: sede, fome, frio, calor e outras necessidades do corpo humano.
- Segurança: proteção contra danos físicos e emocionais.
- Sociais: amizade, aceitação, afeição.
- Estima: respeito próprio, autonomia, atenção e etc.
- Autorrealização: crescimento, autodesenvolvimento.
As necessidades consideradas de nível inferior ou primárias são as necessidade fisiológicas e as de segurança.
III. Falsa. "A desorganização é um princípio da administração".
Como a assertiva foi genérica, vamos explicar da seguinte forma:
Caso esteja tratando dos princípios da Administração Pública, eles são os seguintes, no termos da CF/88; Art. 37. "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e (...)"
Caso a questão esteja se referido à administração geral, em relação aos suas funções administrativas e erroneamente chamando-os de princípios, continua incorreta, pois a "organização" é que é um dos pilares da organização.
Caso esteja, de fato, referindo-se a algum princípio da administração (exemplo: os 14 princípios de Fayol, os 3 princípios de Ford, os 4 princípios de Taylor e etc)
Em qualquer um dos casos acima, a assertiva continua incorreta, pois DESorganização jamais será um pilar da administração.
Com isso, vemos que a II é verdadeira e a I e III são falsas.
Fontes:
DURAN, CRISTIANA. Gestão de Pessoas. 2ª ed. Juspodium. 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019
ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO: LETRA C