SóProvas


ID
3046186
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os estudos sobre fertilização in vitro realizados no ouriço-do-mar, analise as proposições:


I – O primeiro bloqueio à poliespermia ocorre quando o primeiro espermatozoide perfura a camada vitelínica e encosta na membrana plasmática do ovo, desencadeando uma despolarização.

II – O segundo bloqueio, este definitivo, se dá por um processo de exocitose dos grânulos corticais liberados entre a membrana celular e a membrana vitelínica, esse processo é chamado de reação cortical, ocorre em toda a superfície do ovo, e desencadeia uma série de eventos que garantem o bloqueio à poliespermia.

III – A entrada do espermatozoide é facilitada pela micrópila, depois da penetração do primeiro espermatozoide ela se fecha e os outros espermatozoides não conseguem mais penetrar, devido a uma alteração nas proteínas da membrana do ovo, com a qual se ligam.


É correto o que se afirma somente em:

Alternativas
Comentários
  • I – O primeiro bloqueio à poliespermia ocorre quando o primeiro espermatozoide perfura a camada vitelínica e encosta na membrana plasmática do ovo, desencadeando uma despolarização. CERTO. Com a fusão do espermatozoide no oócito, há o bloqueio à polispermia. Em seguida, ocorre a despolarização da membrana do oócito, devido a um influxo de Ca2+

    II – O segundo bloqueio, este definitivo, se dá por um processo de exocitose dos grânulos corticais liberados entre a membrana celular e a membrana vitelínica, esse processo é chamado de reação cortical, ocorre em toda a superfície do ovo, e desencadeia uma série de eventos que garantem o bloqueio à poliespermia. CERTO O aumento dos níveis citoplasmáticos de Ca2+ provoca a exocitose dos grânulos corticais. A reação cortical é o bloqueio definitivo à polispermia. Dos grânulos são liberados enzimas e glicosaminoglicanos. As enzimas hidrolisam os resíduos de açúcar da ZP3, impossibilitando a ligação de outros espermatozoides, e clivam parcialmente a ZP2, causando sua mudança conformacional, o que modifica a estrutura da zona pelúcida e transforma-a na membrana hialina, de difícil penetração. Os glicosaminoglicanos, devido à sua carga negativa, atraem Na+, que, por ser osmoticamente ativo, atrai água, afastando a membrana hialina da membrana plasmática do oócito secundário.

    III – A entrada do espermatozoide é facilitada pela micrópila, depois da penetração do primeiro espermatozoide ela se fecha e os outros espermatozoides não conseguem mais penetrar, devido a uma alteração nas proteínas da membrana do ovo, com a qual se ligam. ERRADO. Micrópila é um termo usado na botânica que indica pequena abertura no ápice do óvulo, por onde penetra o tubo polínico, para realizar a fecundação.

  • III- errada

    Micrópila é um termo usado na botânica que indica pequena abertura no ápice do óvulo, por onde penetra o tubo polínico, para realizar a fecundação.