SóProvas


ID
3046210
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A herança da cor do fruto no pimentão (Capsicum annuum) é um caso de interação gênica não-epistática, a cor do fruto é determinada pela interação de dois alelos, assim sendo quando há um alelo dominante de cada par tem-se a cor vermelha, quando ocorre a presença de um alelo dominante de um par (R_ cc) tem-se a cor marrom, a presença de outro alelo dominante determina o amarelo (rrC_) e o verde pelos alelos recessivos de cada par. Sabendo disso, a proporção fenotípica do cruzamento entre dois indivíduos heterozigóticos para os dois pares de alelos é:

Alternativas
Comentários
  • AaBbCcDd x AaBbCcDd

    2n x 2n

    n= número de heterozigotos ao quadrado

    2.2.2.2.2.2.2.2= 256

  • Gabarito: letra D.

    A segunda lei de Mendel

    Mendel concluiu que a segregação independente dos fatores para duas ou mais características era um princípio geral, constituindo uma segunda lei da herança. Assim, ele denominou esse princípio segunda lei da herança ou lei da segregação independente, posteriormente chamada segunda lei de Mendel: Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.

    A proporção 9:3:3:1

    Ao estudar a herança simultânea de diversos pares de características. Mendel sempre observou, em F2, a proporção fenotípica 9:3:3:1, consequência da segregação independente ocorrida no duplo-heterozigoto, que origina quatro tipos de gameta.

    Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/2leidemendel.php