SóProvas


ID
3046582
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Leis da natureza, leis dos homens

    As leis gerais da natureza, até onde sabemos, são imutáveis e irrecorríveis, capitaneadas todas por sua Lei maior, a que faz nascer, viver e morrer. Parte da natureza, os homens – não se sabe se por mérito próprio ou por mais um atendimento às determinações naturais – destacaram-se dos demais viventes por desenvolver atributos e habilidades que lhes permitiram associar experiências, produzir conhecimento, desenvolver e articular linguagens. Seres de natureza sociável, logo sentiram a necessidade de estipular princípios de comportamento que tornassem a vida de todos mais protegida e mais colaborativa. Nasceram assim os rudimentos de uma legislação primitiva, transmitida nos gestos da tradição e nos valores passados de boca em boca. Com a escrita, esses dispositivos fixaram-se, formalizaram-se em códigos, criados e administrados por especialistas e referendados pelo poder constituído.
    Ao contrário do que ocorre com as leis naturais, as humanas não são nem imutáveis nem irrecorríveis. Elas estão permanentemente convocadas para responder ao envelhecimento e ao nascimento dos valores sociais, e abrem espaço para que sejam interpretadas em meio a demandas e conflitos. É missão das leis assegurarem aos homens princípios de civilidade, em distribuição justa e equilibrada dos direitos e deveres. É missão dos legisladores – seja no âmbito influente dos estudiosos do Direito doutrinário, seja no âmbito decisivo dos parlamentares das diferentes casas legislativas – constituírem a melhor formalização possível das leis que venham a reger os interesses essenciais de uma comunidade. A expressão “democrática distribuição da justiça” é o princípio regente, sem o qual ficam os homens abandonados a algum poder discricionário, quando não tirânico e ditatorial. Sem as leis humanas, vigorariam os princípios básicos – segundo alguns, “bárbaros” – dos instintos naturais. Sabemos que a barbárie jamais foi de todo afastada da História, mas sempre podemos perguntar o que seria de nós sem a busca e determinação dos princípios que vão garantindo, de qualquer modo, a escalada da civilização.
(MOURINHO, Geraldo Tomé, inédito

Para compor adequadamente a frase, o verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o termo sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → questão FCC para correlacionar o verbo com o núcleo sujeito:

    a) A um homem justo não (perturbar) os rigores da lei, nem ele os teme em seu posto de honradez. → OS RIGORES DA LEI não PERTURBAM, não é somente "lei".

    b) Não (caber) aos seres de natureza sociável esquivar-se do cumprimento dos códigos legais. → temos um sujeito oracional: o quê não cabe? esquiva-se do cumprimento... → ISSO, concordância no singular.

    c) Desde o início de sua história (cumprir) aos homens estipular as melhores normas de convívio. → sujeito oracional, o quê cumpre aos homens? ESTIPULAR AS MELHORES... → ISSO, concordância no singular.

    d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis. → o quê compete? A MISSÃO, núcleo do sujeito simples "missão", temos a nossa resposta.

    e) Aqueles em que a ética predomina não (deixar) de medir esforços para que os direitos e deveres sejam bem distribuídos. → quem não deixa de medir esforços? AQUELES.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Não entendi.

    Arthur poderia explicar-me? ou outro alguém?

    No meu entender todos os verbos precisam ser flexionados.

  • Carlos, eles precisam ser flexionados, mas o que a questão está perguntando é se eles devem concordar com o termo que está sublinhado. Se sim, alternativo certa, se não, alternativa errada.

    Espero ter ajudado :)

  • Analisando as alternativas 

    a) A um homem justo não (perturbar) os rigores da lei, nem ele os teme em seu posto de honradez.

    Errada. O verbo deve concordar com RIGORES

     

     b) Não (caber) aos seres de natureza sociável esquivar-se do cumprimento dos códigos legais.

    Errada. O verbo SERES é objeito indireto do verbo caber e não sujeito

     

     c) Desde o início de sua história (cumprir) aos homens estipular as melhores normas de convívio. 

    Errada. Cumprir não concordar com homens, já que o termo destacada é objeto indireto

     

     d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis. 

    Correta. Sujeito posposto ao verbo competir

     

     e) Aqueles em que a ética predomina não (deixar) de medir esforços para que os direitos e deveres sejam bem distribuídos. 

    Errada. O verbo deve concordar com Aqueles e não com ética

  • Bom dia pessoal!

    A questão nos pediu pra identificar qual era o sujeito da oração, se a palavra sublinhada fosse o núcleo sujeito, essa seria a resposta correta, sendo a alternativa "D" a correta.

    Sabemos que o verbo flexiona pra concordar com o sujeito da oração. A questão não pediu pra identificar o tempo e o modo correto.

    Letra A: lei é núcleo da locução adjetiva;

    Letra B: seres é núcleo do objeto indireto (lembrem-se de que o núcleo do sujeito nunca sera preposicionado);

    Letra C: homens é núcleo do objeto indireto, mesmo caso da letra B;

    Letra E: ética é núcleo do objeto direto do verbo predomina

  • Alguém me corrija caso eu esteja errada, mas pensei da seguinte forma: o verbo deve concordar com o sujeito da oração, logo é preciso encontrar o sujeito.

    Assim, sabendo que o sujeito nunca vai começar com um termo preposicionado já eliminei as alternativas A, B e C. Vejamos:

    a) A um homem justo não (perturbar) os rigores da lei, nem ele os teme em seu posto de honradez. → o termo sublinhado é LEI que vem acompanhado da preposição DA.

    b) Não (caber) aos seres de natureza sociável esquivar-se do cumprimento dos códigos legais. → o termo sublinhado é SERES que vem acompanhado da preposição AOS

    c) Desde o início de sua história (cumprir) aos homens estipular as melhores normas de convívio. → o termo sublinhado é HOMENS que vem acompanhado da preposição AOS

    Restam assim as alternativas D e E. Agora basta encontrar o sujeito das orações.

    d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis. → em ordem direta A MISSÃO DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA ELABORAÇÃO DAS LEIS COMPETE, EM TODAS AS ÉPOCAS, AOS ESTUDIOSOS DO DIREITO.

    e) Aqueles em que a ética predomina não (deixar) de medir esforços para que os direitos e deveres sejam bem distribuídos. → O sujeito da oração aqui é o termo AQUELES, é só perguntar pra frase "quem não deixa de medir esforços? AQUELES", logo o verbo deve concordar com AQUELES e não com ética.

    Portanto, alternativa D é a resposta.

  • a minha questão não está sublinhada
  • Arthur que resposta incrível! muito obrigado pela ajuda !
  • Nesse tipo de questão deve-se encontrar o sujeito.

    Como, em regra, não existe sujeito preposicionado (regido por preposição), por eliminação só está correta a letra "D".

  • Difícil responder quando nada está sublinhado :(
  • Típica questão que só acerta quem sabe o que a banca quer. O que ela quer ,é que o termo sublinhado seja o sujeito do que está entre parênteses! Cuidado com as inversões!

  • d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis. → em ordem direta A MISSÃO DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA ELABORAÇÃO DAS LEIS COMPETE, EM TODAS AS ÉPOCAS, AOS ESTUDIOSOS DO DIREITO.

  • Dicas flexão verbal:

    Quando perguntar ao verbo e a resposta for (ISSO), fica no singular.

    Colocar a frase na ordem direta ajuda a não se confundir na hora da concordância.