-
GABARITO: LETRA D
→ questão FCC para correlacionar o verbo com o núcleo sujeito:
a) A um homem justo não (perturbar) os rigores da lei, nem ele os teme em seu posto de honradez. → OS RIGORES DA LEI não PERTURBAM, não é somente "lei".
b) Não (caber) aos seres de natureza sociável esquivar-se do cumprimento dos códigos legais. → temos um sujeito oracional: o quê não cabe? esquiva-se do cumprimento... → ISSO, concordância no singular.
c) Desde o início de sua história (cumprir) aos homens estipular as melhores normas de convívio. → sujeito oracional, o quê cumpre aos homens? ESTIPULAR AS MELHORES... → ISSO, concordância no singular.
d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis. → o quê compete? A MISSÃO, núcleo do sujeito simples "missão", temos a nossa resposta.
e) Aqueles em que a ética predomina não (deixar) de medir esforços para que os direitos e deveres sejam bem distribuídos. → quem não deixa de medir esforços? AQUELES.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Não entendi.
Arthur poderia explicar-me? ou outro alguém?
No meu entender todos os verbos precisam ser flexionados.
-
Carlos, eles precisam ser flexionados, mas o que a questão está perguntando é se eles devem concordar com o termo que está sublinhado. Se sim, alternativo certa, se não, alternativa errada.
Espero ter ajudado :)
-
Analisando as alternativas
a) A um homem justo não (perturbar) os rigores da lei, nem ele os teme em seu posto de honradez.
Errada. O verbo deve concordar com RIGORES
b) Não (caber) aos seres de natureza sociável esquivar-se do cumprimento dos códigos legais.
Errada. O verbo SERES é objeito indireto do verbo caber e não sujeito
c) Desde o início de sua história (cumprir) aos homens estipular as melhores normas de convívio.
Errada. Cumprir não concordar com homens, já que o termo destacada é objeto indireto
d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis.
Correta. Sujeito posposto ao verbo competir
e) Aqueles em que a ética predomina não (deixar) de medir esforços para que os direitos e deveres sejam bem distribuídos.
Errada. O verbo deve concordar com Aqueles e não com ética
-
Bom dia pessoal!
A questão nos pediu pra identificar qual era o sujeito da oração, se a palavra sublinhada fosse o núcleo sujeito, essa seria a resposta correta, sendo a alternativa "D" a correta.
Sabemos que o verbo flexiona pra concordar com o sujeito da oração. A questão não pediu pra identificar o tempo e o modo correto.
Letra A: lei é núcleo da locução adjetiva;
Letra B: seres é núcleo do objeto indireto (lembrem-se de que o núcleo do sujeito nunca sera preposicionado);
Letra C: homens é núcleo do objeto indireto, mesmo caso da letra B;
Letra E: ética é núcleo do objeto direto do verbo predomina
-
Alguém me corrija caso eu esteja errada, mas pensei da seguinte forma: o verbo deve concordar com o sujeito da oração, logo é preciso encontrar o sujeito.
Assim, sabendo que o sujeito nunca vai começar com um termo preposicionado já eliminei as alternativas A, B e C. Vejamos:
a) A um homem justo não (perturbar) os rigores da lei, nem ele os teme em seu posto de honradez. → o termo sublinhado é LEI que vem acompanhado da preposição DA.
b) Não (caber) aos seres de natureza sociável esquivar-se do cumprimento dos códigos legais. → o termo sublinhado é SERES que vem acompanhado da preposição AOS
c) Desde o início de sua história (cumprir) aos homens estipular as melhores normas de convívio. → o termo sublinhado é HOMENS que vem acompanhado da preposição AOS
Restam assim as alternativas D e E. Agora basta encontrar o sujeito das orações.
d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis. → em ordem direta A MISSÃO DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA ELABORAÇÃO DAS LEIS COMPETE, EM TODAS AS ÉPOCAS, AOS ESTUDIOSOS DO DIREITO.
e) Aqueles em que a ética predomina não (deixar) de medir esforços para que os direitos e deveres sejam bem distribuídos. → O sujeito da oração aqui é o termo AQUELES, é só perguntar pra frase "quem não deixa de medir esforços? AQUELES", logo o verbo deve concordar com AQUELES e não com ética.
Portanto, alternativa D é a resposta.
-
a minha questão não está sublinhada
-
Arthur que resposta incrível! muito obrigado pela ajuda !
-
Nesse tipo de questão deve-se encontrar o sujeito.
Como, em regra, não existe sujeito preposicionado (regido por preposição), por eliminação só está correta a letra "D".
-
Difícil responder quando nada está sublinhado :(
-
Típica questão que só acerta quem sabe o que a banca quer. O que ela quer ,é que o termo sublinhado seja o sujeito do que está entre parênteses! Cuidado com as inversões!
-
d) Aos estudiosos do Direito, em todas as épocas, (competir) a missão de participar ativamente da elaboração das leis. → em ordem direta A MISSÃO DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA ELABORAÇÃO DAS LEIS COMPETE, EM TODAS AS ÉPOCAS, AOS ESTUDIOSOS DO DIREITO.
-
Dicas flexão verbal:
Quando perguntar ao verbo e a resposta for (ISSO), fica no singular.
Colocar a frase na ordem direta ajuda a não se confundir na hora da concordância.