SóProvas


ID
304777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Preocupado com as insatisfações manifestadas no órgão público em que é lotado, relacionadas ao comportamento dos servidores, João, integrante da alta cúpula administrativa do referido órgão, aproveitou a presença de equipe externa de consultoria contratada pela instituição para propor alterações no escopo do projeto de planejamento estratégico, a fim de incluir, na gestão de recursos humanos da instituição, atividades de assessoramento.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item.

O estilo de liderança situacional — analisado pelos modelos de liderança de Tannebaum e Schimidt, Fiedler e Hersey- Blanchard — caracteriza-se pelo equilíbrio entre a efetividade da execução da tarefa e a satisfação da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo. Não quer dizer, que o fato de, NA SITUAÇÃO, o líder ser AUTOCRÁTICO, irá trazer satisfação à equipe. 

  • CORRETA!
     

    Um líder não deve apenas se indentificar, por exemplo, como um líder democrático. Ele tem que se moldar a outros estilos de liderança conforme o ambiente em que se encontra. 

     

    Conforme Fidler, a liderança contigencial (ou situacional) possui características das personalidades desenvolvidas de acordo com experiências e são dificilemente alteradas. 

     

    Para ele, há dois tipos de líderes: um voltado para as tarefas e o outro para as pessoas. O primeiro seria focado mais nos resultados e objetivos organizacionais. Já o segundo, direcionado para o bem estar da sua equipe.

     

    Prof. Rodrigo Rennó

  • Fala sério. Nem sempre haverá satisfação da equipe, principalmente se o líder for voltado para tarefa.

  • Também não concordo com essa questão.. A liderança situacional consiste em adaptar as atitudes do lider de acordo com a situação, ou seja, vão haver situações onde o lider precisará ser mais focado em relacionamentos do que em tarefas para resolver algum impasse ou vice versa, tudo vai depender do colaborador que ele está lidando e do contexto. Ou seja, nem sempre haverá uma situação de EQUILIBRIO entre as variáveis Tarefa e Equipe... Vai entender, né...

  • CERTO

     

    A banca considera que o líder autocrático é voltado para as tarefas e tais líderes possibilitam um melhor desempenho organizacional gerando uma maior satisfação à equipe. Vejam:

     

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: INPI Prova: Analista de Planejamento - Administração)

     

    A liderança democrática resulta em atitudes mais positivas dos colaboradores, enquanto a liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional.(CERTO)

     

    -----------           ---------

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPS Prova: Administrador)

      

    O estilo de liderança adotado por uma organização influi direta e indiretamente em seus resultados. No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes. Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.(CERTO)

  • Questão extremamente problemática. 

     

    I) Teoria de Fiedler é contingencial e não situacional

    II) Tanto as teorias contingenciais quanto as situacionais não pregam sempre o equilíbrio entre o líder voltado para as tarefas e o líder voltado para as pessoas. Como o próprio nome já diz , depende do contexto. Um exemplo prático seria o Líder M1 (Diretivo) proposto por Hersey e Blanchard. Seria o "melhor líder" para situações em que os liderados possuem pouca maturidade. 

  • Como assim não haverá satisfação da equipe se o líder for voltado para a tarefa? Todos os estilos de liderança são válidos, depende da situação. Há situações de extrema incerteza e estresse onde a equipe pode preferir que o líder seja autocrático e dê ordens sozinho. Esse estilo é mais produtivo que o estilo democrático, segundo alguns autores.

  • A liderança situacional, ou líder que adapta diante de certas situações, consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada

  • Não encontrei embasamento nenhum pra essa "satisfação da equipe", aff

  • não seria teoria da equidade?

  • nossa a cespe faz o que quer nas teorias adm

  • O estilo de liderança situacional — analisado pelos modelos de liderança de Tannebaum e Schimidt, Fiedler e Hersey- Blanchard — caracteriza-se pelo equilíbrio entre a efetividade da execução da tarefa e a satisfação da equipe. Resposta: Certo.

    As principais fontes literárias dividem a liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e liderança situacional.

    Traços de personalidade: algo nato que surge em situações fracas.

    Estilo de liderança: a liderança pode ser aprendida.

    Estilo Situacional: desenvolvido por House para prover fonte de satisfação aos liderados ao esclarecer os objetivos de desempenho, os meios para alcançá-los e os padrões de comparação.