SóProvas


ID
304783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Preocupado com as insatisfações manifestadas no órgão público em que é lotado, relacionadas ao comportamento dos servidores, João, integrante da alta cúpula administrativa do referido órgão, aproveitou a presença de equipe externa de consultoria contratada pela instituição para propor alterações no escopo do projeto de planejamento estratégico, a fim de incluir, na gestão de recursos humanos da instituição, atividades de assessoramento.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item.

O empowerment, técnica que consiste na transferência de atividades de planejamento, organização e controle, não é capaz de redefinir o papel do chefe de modo a que este se torne um staff da unidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo:  Empowerment: autonomia para as pessoas
    O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, em que os empregados estão tendo a liberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos e de resolver sozinhos problemas relacionados ao seu trabalho. Um crescente número de empresas vem adotando as equipes autogerenciadas, em que os trabalhadores operam praticamente sem qualquer chefia externa. O empowerment (delegar o controle para que os colaboradores tenham responsabilidade sobre o seu trabalho e sobre as decisões que tomam) está modificando os estilos de liderança, relações de poder, planejamento do trabalho e a forma como as organizações são estruturadas.

    (RIBAS, 2014)

  • GAB. ERRADO (o comentário da Vanessa está equivocado) 

     

    Para Chiavenato (2005) o empowerment ou delegação de autoridade, basicamente é o processo de dar poder às pessoas, a liberdade e a informação para ajudar na tomada de decisões e com isso participar ativamente da organização.

     

    Na minha opinião o ERRO  questão está em dizer que ''não é capaz de redefinir o papel do chefe de modo a que este se torne um staff da unidade.''

     

    Na assertiva o chefe está delegando: o planejamento, organização e controle. Está faltando a direção que na teoria é exercida por um órgão de staff (ARH).

     

    Agora imagine que um chefe delegue todas as funções, logo ele passará a exercer de staff (auxílio) e deixará de ter uma posição de linha (comando) 

     

    CESPE / MPS / 2010 - A utilização cada vez maior do empowerment torna a figura do chefe uma peça de estafe organizacional.  CERTO

  • Errado

     

    O empowerment (delegar o controle para que os colaboradores tenham responsabilidade sobre o seu trabalho e sobre as decisões que tomam) está modificando os estilos de liderança, relações de poder, planejamento do trabalho e a forma como as organizações são estruturadas.

     

    Fonte: Livro Gestão de Pessoas para Concursos - Ribas e Salim p.320

  • empowerment, técnica que consiste na transferência de atividades de planejamento, organização e controle, não é capaz de redefinir o papel do chefe de modo a que este se torne um staff da unidade.

    Gabarito: ERRADO.

    No meu entendimento, a primeira parte (vermelha) está errada, pois o empowerment NÃO transfere planejemento, organização e controle, e sim compartilha com os funcionários estas funções. E a segunda parte parece correta, uma vez que esta técnica não modifica a posição do chefe na hierarquia.

     

    Empowerment significa proporcionar aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes. Significa, também, a habilitação dos funcionários para resolverem os problemas dos clientes sem consumir tempo para aprovação do gerente.

    Fonte: Vestcon.

  • Se eu transfiro minha autoridade viro consultor.

  • Gab: Errado

    Questão:empowerment, técnica que consiste na transferência de atividades de planejamento, organização e controle, não é capaz de redefinir o papel do chefe de modo a que este se torne um staff da unidade.

    (Q133216 CESPE - 2011 - Analista dos Correios) A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação proporciona autonomia nos níveis hierárquicos mais baixos e confere maior agilidade ao processo de tomada de decisão. (CERTO)

    (Q110637 CESPE - 2010 - MPS) A utilização cada vez maior do empowerment torna a figura do chefe uma peça de estafe organizacional. (CERTO)

    A primeira questão q eu trouxe não fala de empowerment, mas mostra que o Cespe considerou correto o raciocínio de que descentralização/delegação pode ser TRANSFERÊNCIA de poder (e empowerment nada mais é do que delegação de poder aos subordinados). Por isso acho que nossa questão está certa na parte azul.

    A segunda questão q eu trouxe deixa claro que o empowerment é sim capaz de redefinir a figura do chefe, já que o subordinado passa a ter mais poder fazendo com que o chefe se torne, de certa forma, um consultor. Por isso acho que nossa questão está errada na parte vermelha.