SóProvas


ID
304789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de comunicação nas organizações e cultura organizacional, julgue o item que se segue.

A cultura organizacional corresponde ao sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, sistema esse que diferencia uma organização das demais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
    Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.

     

     

  • O conceito de cultura organizacional diferente do próprio termo "cultura" em si, possui um sentido mais antropológico, explorando o lado humano de uma organização, a qual possui práticas, símbolos, valores, comportamentos, hábitos, políticas, crenças e princípios interagindo como um todo. A cultura organizacional tem como principal finalidade orientar os membros de uma organização, como se fosse um tipo especial de diretriz ou preceito que irá direcionar o comportamento das pessoas e suas atividades.

     

    http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html

  • Questão que poderia muito bem vir como errada e a banca teria uma boa justificativa para tal.

    Cultura é formada por pressupostos básicos, valores compartilhados e artefatos.

    Quando a questão diz "cultura organizacional corresponde ao sistema de valores compartilhados", ela acaba por limitar o conceito de cultura a apenas um dos elementos formadores.

    Seria como dizer que o direito público corresponde ao direito administrativo.

     

     

  • Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos da organização. Cada organização possui sua própria cultura, seus próprios valores e é isso que as distingue das demais e forma sua identidade. Podem existir culturas semelhantes, porém não existem culturas iguais. 

     

     

    GABARITO: CERTO

  • Segundo Chiavenato (2014, p. 364) a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

    De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas. 

    A cultura organizacional expressa os princípios, crenças, comportamentos, rituais, valores éticos e morais que são compartilhados pela maioria dos seus membros. Quando falamos da cultura de uma organização, nos referimos à cultura dominante. 

     

    As principais funções da cultura organizacional são:

    • Papel de definidora de fronteiras, ou seja, cria distinções entre uma organização e as outras.

    • Gera senso de identidade aos membros da organização.

    • Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um.

    • Estimula a estabilidade do sistema social.

    • Gera uma argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os funcionários vão fazer ou dizer.

    • Serve de mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos funcionários.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)