-
Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento ( como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.
-
Típicos elementos vísiveis. É importante se ater à ideia de que os símbolos não são apenas tangíveis.
Posicionamento das estações de trabalho, local em que o chefe trabalha, tamanho das salas são símbolos que mostram artefatos de uma cultura, até mesmo cadeiras são representativas. P/ ex: Em um escritório em que o chefe possui uma cadeira superir à dos demais, mostra que naquele ambiente esse chefe possui maior poder formal.
-
Alguem poderia comentar esta questão?
-
O elevador privativo e salas amplas tudo bem, entendo como simbolo de uma cultura organizacional, mas fiquei realmente em dúvida sobre como ter um estacionamento e motoristas podem falar algo sobre a cultura... alguém poderia comentar sobre isso?
-
Certo
Símbolo
Pode ser material ou não. Qualquer objeto, ato, evento, qualidade ou relação que sirva de veículo de um significado, geralmente representando outra coisa.
Ex.: estacionamento, elevador privativo, motoristas e salas amplas, bandeiras máximas, hinos, logomarca etc.
Ribas
-
CERTO
Os símbolos são considerados artefatos. Vejam outro exemplo:
(Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Administração)
Configura exemplo de artefato da cultura organizacional a hipótese de o Banco da Amazônia S.A. adotar como símbolo de sua instituição, nos documentos que emitir, a imagem de uma vitória-régia.(CERTO)
-
ARTEFATOS