SóProvas


ID
3048355
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cílios são associados a doenças humanas


Estruturas celulares semelhantes a minúsculos pelos podem ser agentes de muitas disfunções gênicas

Cientistas acreditam que diversos distúrbios genéticos — de doença renal policística a certas formas de degeneração retinal e até alguns tipos de câncer — podem ser rastreados aos cílios, microscópicas estruturas filamentosas, parecidas com pelos eriçados, que pontilham superfícies celulares. Em um artigo de revisão publicado em 1 de dezembro de 2014 em BioScience, George B. Witman, um biólogo celular na University of Massachusetts Medical School, destacou o crescente volume de evidências de que cílios anormais ou ausentes podem provocar uma ampla gama de doenças humanas, denominadas “ciliopatias”. Outros especialistas acreditam que a descoberta de característica comum a esses transtornos tão díspares pode ajudar pesquisadores a desenvolver terapias gênicas para combater essas condições.

(Publicado em Scientific American em 10 de dezembro de 2014.)


Em relação aos cílios e outras estruturas celulares, assinale a afirmação INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • "Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.

    A composição de ambos é similar, partindo da extremidade basal (cinetossomo ou corpúsculo basal) três grupos de filamentos protéicos, os microtúbulos. Da região mediana em diante, apenas dois desses filamentos se estendem, permitindo maior flexibilidade ao movimento. Em seu interior, dois feixes de microtúbulos centrais dão sustentabilidade e resistência ao trabalho despendido pelo metabolismo."

  • A) Enquanto os cílios são formados por feixes de microtúbulos, arranjados em nove pares em torno de um par central, os flagelos resultam de um arranjo filamentoso de monômeros de actina e miosina.

    Alternativa capciosa... Mas, apesar dos cílios e flagelos serem diferentes em questões como: comprimento, padrão de batimento, eles partilham estruturas comuns. Ambos possuem um grupo de microtúbulos acomodado no arranjo "9+2" e não um arranjo de microfilamentos.

    Os microfilamentos (actina e miosina) agem na contração e distensão de células musculares, na ciclose (movimento do citoplasma nas células vegetais) e movimento ameboide.

  • Tanto cíclios quanto flagelos são formados pelos microtúbulos.