Os ácidos nucleicos são macromoléculas de enorme importância biológica. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus que contém apenas um deles, todos os seres vivos possuem os dois tipos de ácidos nucleicos, chamados DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular e transmissão hereditária das características.
Sobre os ácidos nucleicos, suas estruturas e propriedades, são feitas as afirmações abaixo:
I. Na duplicação semiconservativa do DNA as duas cadeias são usadas como molde e, uma vez separadas, não se unem novamente.
II. Durante a replicação do DNA, as cadeias filhas são formadas de forma descontínua, ou seja, se formam pequenos fragmentos de DNA, denominados fragmentos de Okasaki, que se ligam entre si à medida que vão sendo formados.
III. A síntese de RNA, a partir da cadeia de DNA que tem a direção 3’ → 5’, é denominada transcrição e é catalisada pela RNA polimerase. O RNA formado é denominado transcrito primário e, para tornar-se funcional, precisa ser processado ainda no núcleo.
IV. Na tradução a associação entre ribossomo, o RNA mensageiro que traz a informação do gene e o RNA transportador que traz o aminoácido metionina dá início à síntese de um polipeptídeo.
A alternativa correta é: