SóProvas


ID
304843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à dinâmica das organizações.

Na construção de cultura organizacional, os heróis — figuras cujo comportamento serve de modelo para seus seguidores e possuem características altamente valorizadas em uma cultura — podem ser tanto personagens reais quanto imaginários.

Alternativas
Comentários
  • Certo. CULTURA ORGANIZACIONAL
    Ao pesquisar a bibliografia relacionada à cultura organizacional, verifica-se que, em geral, os conceitos encontrados são muito parecidos ou se complementam. No entanto, destacou-se a conceituação de Nassar (2000):
    ... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.
    Autores como Chiavenato (1999) e Vergasta (2001) indicam que, apesar de ser mais estática e enraizada, a cultura organizacional pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo se deparando com a resistência da organização e de seus funcionários.

     

     

  • Heróis: pessoas que fizeram parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação.

     

    Existem heróis natos e criados. Os heróis natos são pessoasreais que tiveram os méritos anteriormente relacionados, jáos criados trabalham com o imaginário das pessoas. Aorganização cria heróis para atender o imaginário de serherói. A cultura organizacional é um campo do imaginário ,através da figura do herói a pessoa busca retomar seusentimento de força e onipotência, para tanto,a organizaçãocria programas como metas e desafios, que ao seremalcançados a pessoa assume a cena, a posição de vencedor,herói.

  • Na boa se os heróis podem ser motivadores ou não. Logo para mim a questão peca em generalizar a que atitude deles servem de modelo com características valorizadas.

  • HEROI: REAL OU IMAGINÁRIO, BONZINHO OU MALVADO