SóProvas


ID
304846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente à dinâmica das organizações.

De acordo com o modelo proposto por McClelland acerca do processo de motivação em organizações públicas, o impulso de exercer influência sobre pessoas e situações caracteriza necessidade de afiliação.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado.

    Exercer influência sobre pessoas caracteriza a Necessidade de Poder.

  • Teoria das Necessidades Adquiridas: (RAP)

    1- Necessidade de Realização

    2- Necessidade de Afiliação

    3- Necessidade de Poder

    Todos têm os 3 níveis, mas em gradações diferentes. Estudos mostram que as pessoas que tem necessidade de poder, de comandar, têm baixa necessidade de afiliação. 

  • Complementando...

    Necessidade de realização (Competir como forma de auto-avaliação)

    É o desejo de ser excelente, de ser melhor, de ser mais eficiente e as pessoas com essas características gostam de corres riscos calculados, de ter responsabilidades, de traçar  metas.

    Necessidade de Poder (Exercer influência):

    É o desejo de controlar os outros e de influenciá-los. Pessoas assim têm grande poder de argumentação e esse poder pode ser tanto positivo quanto negativo e procuram assumir cargos de liderança.

    Necessidade de Afiliação (Relacionar-se cordialmente com as pessoas):

    Reflete o desejo de interação, de cantatos interpessoais, de amizades e de poucos conflitos. Pessoas com essas necessidades colocam seus relacionamentos acima das tarefas.

    Fonte: Gestão de Pessoas Esquematizada - Francisco Silva

    Bons estudos. ^^

  • Acertei porque decorei:

     

    MC toca RAP = Mc Clelland = Realização/Afiliação/Poder

     

    Realização = RESPONSABILIDADES

    Afiliação = RELACIONAMENTOS

    Poder = INFLUENCIAR

    Vamo que vamo!

  • Gab: E.   Teoria das necessidades adquiridas, Mc Clelland.

    Necessidades de Afiliação: relativas aos desejos de ter bons relacionamentos e amizades.

    Necessidades de Poder: ligadas ao controle e a influência de outras pessoas e em relação aos destinos da organização.

    Necessidades de realização: ligada ao desejo de sucesso, de fazer bem algum trabalho, de se diferenciar dos outros.

  • ERRADA!

     

    Teoria de MCClelland:

     

    Nesta teoria, coloca em destaque aquilo a que chamou de: as necessidades adquiridas, isto é, os desejos que as pessoas desenvolvem com a sua experiência ao longo da sua vida, a medida que interagem com os outros e com o seu ambiente. Dentre estas, existem três que, segundo Clelland, assumem importância, nomeadamente: MC Clelland é cantor de RAP (Realização, Afiliação e Poder).

     

    Necessidade de realização: traduz o desejo da pessoa em atingir objetivos que representam desafios em fazer melhor e mais eficiente;

     

    Necessidade de poder: o desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros; (gabarito da questão)

     

    Necessidade afiliação: representa o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade. 

     

    Segundo Clelland, apesar de em graus diferentes, todas as pessoas possuem estes tipos de necessidades. Contudo, apenas uma delas prevalecerá e definirá a sua forma de atuação. 

  • Necessidade de poder e não de afiliação 

  • ERRADO.

    Caracteriza necessidade de poder.

  • De acordo com o modelo proposto por McClelland acerca do processo de motivação em organizações públicas, o impulso de exercer influência sobre pessoas e situações caracteriza necessidade de poder.

  • Teoria das Necessidades adquiridas de McClelland

    McClelland construiu, na década de 1960, uma teoria para explicar as motivações do comportamento humano. Este estudo colocou em evidência as necessidades adquiridas, ou seja, as necessidades e motivações que as pessoas desenvolvem através da sua expe-riência ao longo da vida (GONÇALVES JR., 2009). McClelland (1961) acredita que muitas necessidades são adquiridas com base na cultura de uma sociedade, são divididas em três principais que orientam o comportamento humano.

    ✓ A necessidade de realização é voltada para a excelência, levando os indivíduos a lutarem pelo sucesso, apreciando desafios significativos e satisfazendo-se ao completá-los. A necessidade de realização é controlada por diversas forças, como: desejo de ser aprovado socialmente, desejo de status, conhecimentos e habilidades (MCCLELLAND, 1967). O motivo de sucesso/realização representa uma orientação para a excelência, uma preferência por riscos moderados, a procura de feedback tendo em vista progredir no desempenho. As pessoas fortemente motivadas para o sucesso tendem a ser “irrequietas” na sua atividade e a ser bem-sucedidas como empreendedoras (REGO e LEITE, 2003).

    ✓ A necessidade de poder é o desejo de impactar, influenciar e controlar pessoas, tendo influência sobre as disposições e comportamentos, utilizando-se da dominação (poder institucional) ou do carisma (poder pessoal). O objetivo da motivação do poder é sentir-se responsável pelos outros a se comportarem da maneira que se deseja (MCCLELLAND, 1967). O motivo de poder envolve uma orientação ao prestígio e produção de impacto nos comportamentos ou emoções das outras pessoas. Uma motivação elevada para o poder está ligada a atividades competitivas, assim como ao interesse em atingir e manter prestígio e reputação (REGO e LEITE, 2003).

    ✓ A necessidade de afiliação é o desejo de ser amado e aceito pelos outros. Esta necessidade traduz o desejo de se estar próximo das outras pessoas, compartilhar das suas alegrias, construir sólidas amizades, obtendo um bom relacionamento interpessoal (MCCLELLAND, 1967). O motivo de afiliação, que também pode ser designado por associação, representa uma orientação por relações quentes e amistosas. As pessoas motivadas por a afiliação tendem a agir amigavelmente e cooperativamente, embora possam atuar de forma defensiva sob condições de ameaça (REGO e LEITE, 2003).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online 

  • Em primeiro lugar, tá vendo como eles cobram o nome dos teóricos? Além disso, a questão encontra-se errada, porque quem tem impulso de exercer influência sobre pessoas é o indivíduo que tem necessidade de PODER, e não de AFILIAÇÃO.

    Gabarito: E

  • Gab: ERRADO

    A questão trata da Necessidade de Poder e não afiliação. Veja a diferença!

    1. RAP do McClelland.
    • R ealização: atingir objetivos desafiadores, fazer melhor e eficazmente.

    • A filiação: manter relações pessoais e de amizade.

    • P oder: desejo de controlar, de decidir e de INFLUENCIAR ou ser responsável pelo desempenho dos outros.

    FONTE: Meu resumo - Gestão de Pessoas. pág. 78.

    Erros, mandem mensagem :)