SóProvas


ID
3048613
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           Só o começo


      O Brasil conta enfim com uma carta essencial de direitos de aprendizagem e obrigações da escola, batizada Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

      Incompleta, decerto, pois falta a parte do ensino médio – e, mesmo quanto ao fundamental, há pendências no texto recém-homologado, uma vez que não se resolveu a questão divisiva da educação religiosa.

      Ainda assim, é um bom começo.

      Só o começo, ressalve-se. Um documento com objetivos claros não garante, pelo simples fato de existir, que venham a ser alcançados já em 2020, quando a base deverá estar implantada. Resta um trabalho hercúleo pela frente.

      De todo modo, não deixa de ser admirável que o passo inicial tenha sido dado. Desde 2015, o Ministério da Educação logrou apresentar três versões anteriores da BNCC.

      Os equívocos de fundo ideológico do primeiro documento foram expurgados a tempo, ainda que num processo de discussão de início desorganizado.

      De 12 milhões de comentários colhidos em consulta pública, a BNCC progrediu para um documento mais concatenado e útil, apesar de longo (466 páginas).

      Será necessário que governos estaduais e prefeituras concretizem os objetivos em currículos adaptados às condições regionais e locais. Cumpre ainda produzir material didático coerente com a base e treinar professores nas técnicas didáticas correspondentes.

      Em paralelo, haverá que adequar sistemas e exames de avaliação. Mais do que verbas, imprescindíveis, mas escassas, o esforço demandará um empenho de coordenação e liderança do governo federal que talvez só se apresente, com sorte, após a eleição presidencial de 2018.

                                                    (Editorial. Folha de S.Paulo, 22.12.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • B) Implantar-se-á ( Futuro do presente - Exige a mesóclise );

    C) Se trata ( Palavra "que" é fator atrativo para próclise, portanto o pronome "se" é anteposto ao verbo);

    D) Nunca se inicia frases, textos com pronomes oblíquos;

    E) Se resolvido ( Verbo em particípio regular não admite ênclise) .

    Bons estudos a todos.

  • Letra A: inicio de frase utiliza-se ênclise

    b) Caso de mesóclise

    c) conjunção subordinativa que - obrigatório próclise

    d) não se inicia frases com pronome oblíquo

    e) proibido ênclise após particípio

  • Na letra e), o particípio impede a ênclise e o fator atrativo impede a mesóclise. A única forma correta, então, fica: "não se tendo resolvido a questão (...)".

  • Pronome é muita FRESCURINHA... OOOOOOOOOOO PORTUGAY

  • o   Gabarito: A.

    .

    A. CORRETA.

    B. ERRADA: Implantará-se a BNCC, e não há garantias de que os seus objetivos venham a ser alcançados já em 2020. - - Nunca deverá ser aplicada a ênclise em verbo no futuro. O correto seria a mesóclise: "Implantar-se-á".

    C. ERRADA: Ao falar-se da homologação da BNCC, cumpre lembrar que trata-se apenas do começo de um processo longo. - O pronome relativo "que" é fator atrativo de próclise, razão pela qual o correto seria: "que se trata".

    D. ERRADA: Se ressalve a dificuldade de alcançarem-se os objetivos da BNCC já em 2020, quando deverá estar implementada. - A próclise nunca será cabível em início de oração. O correto seria a ênclise: "Ressalve-se".

    E. ERRADA: Chegou-se à homologação da BNCC não tendo resolvido-se a questão divisiva da educação religiosa. - A locução verbal "tendo resolvido" possui verbo principal no particípio e o fator de próclise da palavra negativa "não", razão pela qual a colocação pronominal adequada seria a próclise: "não se tendo resolvido".

  • Evidencia-se a necessidade de produzir material didático coerente com a BNCC, aliando-se a isso o treinamento dos professores.

  • Gabarito:A

    Principais Regras de Colocação Pronominal:

    1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.

    2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.

    3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.

    4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.

    5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.

    6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!