SóProvas


ID
304879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à administração de pessoal.

Para criar plano de cargos e salários em que se valorize exclusivamente a ascensão funcional por intermédio de cargos gerenciais, as organizações não se devem basear na carreira em Y, uma vez que seu esquema de valorização de funcionários abrange também cargos técnicos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. 

    Artigo: Você sabe o que é carreira em Y? Entenda a definição correta
    Publicado em May 19, 2015
    Em primeiro lugar, quando falamos de progressão de carreiras devemos considerar que existem múltiplos modelos praticados no mercado e que a adoção de um deles em particular depende da cultura organizacional em questão. Acredito que duas estruturas são mais utilizadas atualmente: a carreira linear e a carreira em Y.

    Enquanto a primeira foca no desenvolvimento de talentos direcionados à gestão de pessoas, a segunda permite que profissionais com perfil técnico sejam reconhecidos e aprimorados em grau de equivalência ao que um gestor seria. Dessa forma, os profissionais cujo com perfil esteja mais voltado à gestão de conhecimento, e não de pessoas, são os que podem ser mais beneficiados pelo sistema de carreira em Y.

    Falando das principais características de um especialista, posso citar o foco em resultados de processos e o aprofundamento em pesquisas de conhecimentos específicos, sendo esses, os principais indicativos de que o profissional tem perfil compatível com um desenvolvimento de carreira em Y.

    Quem opta pela carreira em Y precisa desenvolver continuamente as suas competências, ainda que elas sejam focadas em conhecimento técnico. O profissional especialista é motivado pela alta complexidade e solução de problemas e sabe que para se aperfeiçoar precisa aprofundar seus conhecimentos em uma área específica.

    Ao ter plena consciência de que as suas competências técnicas compõem suas potencialidades como profissional, ele pode trabalhar habilidades paralelas que darão sustentação ao seu desenvolvimento de carreira. Uma das formas de se desenvolver de forma plena é buscar por um processo de coaching que, entre muitos benefícios, promove:

    Melhoria no foco, no planejamento e na administração do tempo

    Identificação e superação de problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais

    Controle de estados emocionais

    Superação do medo, da ansiedade e das crenças limitantes

    Aumento do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

    Aumento da disposição, da energia e da saúde

    Melhoria nos relacionamentos e na comunicação

    Melhoria nos resultados financeiros

    Aumento da percepção, da criatividade e da intuição

    - See more at: http://headhuntersbrazil.com/pt-br/voce-sabe-e-carreira-em-y-entenda-definicao-correta/#sthash.AFKdKrzs.dpuf

  • Como funciona a Carreira em Y?

    Na Carreira em Y, o profissional pode optar entre seguir para o cargo gerencial ou escolher ser um especialista na área técnica de um determinado setor.

     

    Caso o profissional tenha aspirações gerenciais, pode dar continuidade em seu plano de carreira habitual, podendo também aperfeiçoar os conhecimentos.

     

    O profissional que deseja ser especialista em determinado setor pode optar por ficar responsável também por buscar soluções alternativas no desenvolvimento de produtos, projetos ou pesquisas.

     

    Características da Carreira em Y

     

    Um dos fatores que alavancaram o surgimento da Carreira em Y foi a necessidade de inovação e a conquista da vantagem competitiva da organização, fazendo com que o conhecimento técnico fosse valorizado.

     

    Assim, houve a necessidade de “criar” uma nova função para aqueles profissionais de destaque, com alto grau de conhecimento técnico, que gostam realmente de colocar a mão na massa e que sabem propor novas soluções para os mais variados problemas, com o status e a remuneração proporcional aos gerentes.

  • CORRETO

    No caso, o instrumento a ser utilizado, já que se almeja somente ascensão exclusivamente gerencial seria:

    "Trajetória de Carreira – Linha Hierárquica – Sucessão de cargos executivos que exigem requisitos crescentes e alocados em graus superiores aos cargos técnicos e administrativos". e não a Trajetória de carreira Y, que permite ao profissional crescer na organização através da ocupação de cargos técnicos ou gerenciais"

    CONTEÚDO DE GESTÃO DE PESSOAS - DESENHO DE CARGOS >>> PLANO DE CARREIRA

    FONTE:https://sisacad.educacao.pe.gov.br/bibliotecavirtual/bibliotecavirtual/texto/CadernodeRecursosHumanosCargoseSal_ariosRDDI.pdf