-
ERRADO.: O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.
Dessa forma, os gerentes devem detalhar os objetivos de cada setor (Gerência de Finanças, por exemplo) para que os objetivos estratégicos da empresa se realizem. Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo.
Já o planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos.
Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.
Vamos ver como isso já foi cobrado?
1. (Cespe/Serpro/Gestão empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.
Não existe esse consenso. Como já mencionamos anteriormente, Chiavenato12 acredita que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos. Já Oliveira13 acredita que este se inicia com o diagnóstico estratégico.
Dessa forma, não existe um consenso sobre a ordem dessas fases. O gabarito é questão errada.
FONTE: 12 Chiavenato, 2010.
13 Oliveira, 2007.
-
Errado
Segundo Oliveira (1995), os objetivos, estratégias e políticas são estabelecidas no planejamento estratégico, que busca estabelecer um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente.
-
Elaboração de políticas e diretrizes é no planejamento estratégico.
-
Errado
A questão se refere ao planejamento estratégico.
-
POLÍTICAS E DIRETRIZES ESTÃO INSERIDAS NO PLANEJAMENTO TÁTICO.
Diretrizes. São princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos pela organização. Como os objetivos são fins, as diretrizes servem para balizar os meios adequados para atingi-los e canalizar as decisões. Existem diretrizes de pessoal (como recrutar e selecionar candidatos), diretrizes de compras (como fazer seleção de fornecedores) etc.
Políticas. São afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e que funcionam como guias orientadores da ação administrativa. Proporcionam marcos ou limitações - embora flexíveis e elásticos - para demarcar as áreas dentro das quais a ação administrativa deverá se desenvolver. São genéricas e utilizam verbos como: manter, seguir, usar, prover, assistir etc. As mais comuns são as políticas de recursos humanos (como tratar os funcionários da organização), as políticas de vendas (como tratar a clientela), as políticas de preços (como manejar preços diante do mercado) etc.
TRATA-SE DO DESDOBRAMENTO DO NÍVEL ESTRATÉGICO.
GABARITO ERRADO
Fonte: Adm.Geral e Pública - Chiavenato 4ªed. 2016.
-
[ERRADO]
Políticas = Planejamento Tático