-
Gabarito ERRADO
Não é controle externo, mas sim interno:
Controle interno é aquele exercido dentro de um mesmo Poder, seja o exercido no âmbito hierárquico, seja o exercido por meio de órgãos especializados, sem relação de hierarquia com o órgão controlado, ou ainda o controle que a administração direta exerce sobre a administração indireta de um mesmo Poder. (CGU - MT - Poder Executivo)
Por sua vez, diz-se externo o controle quando exercido por um Poder sobre os atos administrativos praticados por outro Poder.
bons estudos
-
GABARITO: : E
Aqui, é apresetando um típico caso de controle INTERNO. Exemplo de controle EXTERNO é o desempenhado pelos Tribunais de Contas dos Estados ou, principalmente, pelo Tribunal de Contas da União.
Ah, CUIDADO!
O CESPE, a depender da doutrina, pode considerar uma hipótese de controle interno como sendo de controle externo.
-
CONTROLE INTERNO: é todo aquele realizado pela entidade ou órgão responsável pela atividade controlada, no âmbito da própria administração.
exemplo : (Ministério da saúde - Ministério dos Transportes = Poder Executivo)
CONTROLE EXTERNO: ocorre quando o órgão fiscalizador se situa em Administração DIVERSA daquela de onde a conduta administrativa se originou.
Exemplo: controle do Judiciário sobre os atos do Executivo em ações judiciais;
Exemplo: sustação de ato normativo do Poder Executivo pelo Legislativo;
-
INTERNO - EXERCIDO DENTRO DO PRÓPRIO ENTE, CGU É UM ÓRGÃO DO PODER EXECUTIVO ASSIM COMO O MINISTÉRIO, LOGO NÃO PODE HAVER CONTROLE EXTERNO.
-
A Controladoria Geral da União – CGU é órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal. Considerando que compõe a mesma estrutura, o controle exercido pela CCU acerca das atividades do Ministério dos Transportes é do tipo interno (e não externo), por isso o enunciado está errado.
Gabarito: Errado