SóProvas


ID
3051055
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Carteira de motorista terá formato de cartão de crédito e recursos antifraude


      A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai mudar de formato e de material em 2019. No lugar do papel-moeda entra o plástico, com mais recursos antifraude. O processo de obtenção deve ser simplificado.

      Na proposta que está sendo estudada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os motoristas terão que fazer exames médicos a cada cinco anos, sem que seja necessário pagar taxa, apresentar documentação e tirar outra foto no Detran, para receber outra CNH, como acontece hoje. Após o condutor completar 55 anos, a periodicidade dos exames cai para dois anos e meio. A partir dos 70 anos, passam a ser feitos anualmente.

      A nova regra só será possível com a adoção de tecnologias de segurança. Conforme a Resolução 718 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a nova carteira terá o formato de um cartão de crédito e reunirá dados cadastrais do motorista tanto na parte impressa quanto na memória digital. A ideia é que as informações possam ser lidas por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito.

      Sérgio Yoshioka, mestre em engenharia da computação, afirma que unir dados biométricos e cadastrais que possam ser lidos digitalmente praticamente elimina as possibilidades de fraude.

      O especialista diz que seria importante utilizar tecnologia de leitura facial, a mesma já disponível em alguns celulares. Com isso, não haveria a necessidade de apresentar o documento em uma blitz, por exemplo.

      O Departamento Nacional de Trânsito diz que “as empresas que produzirão as carteiras serão previamente credenciadas e posteriormente habilitadas pelos Detrans, seguindo o mesmo modelo de negócio atual”. Esse processo ainda não teve início.

      O cronograma publicado pelo Contran prevê que as novas carteiras sejam emitidas a partir de janeiro, mas são esperados atrasos.

                                  (Eduardo Sodré. Folha de S.Paulo, 25.08.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a redação escrita a partir do texto está correta quanto à concordância das palavras, de acordo com a norma-padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → vamos localizar os erros:

    A) Os novos modelos de carteira de habilitação serão muito diferente dos documentos anteriores. → os novos modelos SERÃO DIFERENTES.

    B) Com a nova proposta, os exames médicos serão realizados em menor intervalos de tempo do que os atuais. → o quê é menor? OS INTERVALOS SÃO MENORES.

    C) Ocorrerá mudanças profundas tanto no documento físico como nas informações cadastrais dos motoristas. → O correto seria ocorrerão: MUDANÇAS ocorrerão.

    D) O novo documento, com todas as mudanças previstas, depende do desenvolvimento da tecnologia necessária. → temos a nossa resposta, foi colocado um termo intercalado por vírgulas para tentar enganar o candidato, mas o sujeito é simples com núcleo no singular e o verbo está concordando corretamente com ele.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Erros.

    Letra A:

    Os novos modelos de carteira de habilitação serão muito diferente

    Nessa questão, como o verbo concorda com os novos modelos, diferente devia está escrita diferenteS.

    Letra B:

    Os exames médicos serão realizados em menor intervalos

    Menor > intervalo

    Menores> intervalos

    A banca colocou menor no singular e intervalos no plural, isso deixa a questão errada.

    Letra C:

    Ocorrerá mudanças.

    Nesse caso, devia ser ocorrerão mudanças.

    Sujeito : mudanças

    Verbo: ocorrer

    Letra D : correta.

    PM/BA 2020

  • Arthur Carvalho, suas explicações são ótimas, parabéns !
  • @Lucas Silva, nesse caso "necessário" variou. O @Arthur Carvalho esqueceu de colocar isso no comentário dele. Digo-me que a concordância referente à alternativa era a essa concordância.