SóProvas


ID
305107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Pedro, analista judiciário de um tribunal do trabalho, está em exercício há 5 anos. Recentemente, Pedro foi convidado a assumir a gerência de seu setor devido a sua competência técnica e interpessoal. Em situações de conflito, Pedro busca identificar o problema e resolvê-lo por meio de discussão aberta, evitando o enfrentamento dos envolvidos, minimizando as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando os interesses comuns e propondo, quando necessário, a participação em treinamento de relações humanas. Nessa situação, é correto afirmar que Pedro é habilidoso na administração de conflitos interpessoais.

Alternativas
Comentários
  • Em situações de conflito, Pedro busca identificar o problema e resolvê-lo por meio de discussão aberta, evitando o enfrentamento dos envolvidos, minimizando as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando os interesses comuns e propondo, quando necessário, a participação em treinamento de relações humanas.

    É perceptível, que Pedro exerce, também, um papel de líder democrático com seus seguidores. Diante de todos esses atributos incutidos em Pedro, é indiscutível a presença de habilidade diante da situação interpelada na questão!

    até mais!
  • CERTO. A competência interpessoal refere-se à habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com 3 critérios:

    ·  Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação (“Pedro busca identificar o problema e resolvê-lo por meio de discussão aberta”);

    ·  Habilidade de resolver realmente os problemas de tal modo que não haja regressões (“Pedro... evitando o enfrentamento dos envolvidos, enfatizando os interesses comuns e propondo, quando necessário, a participação em treinamento de relações humanas”);

    ·  Soluções alcançadas de tal forma que as pessoas evolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.

    Portanto, Pedro tem habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada à necessidade de cada uma delas e Às exigências da situação.


  • Uma discussão aberta não pressupõe um enfrentamento dos envolvidos?

  • Esse "evitando o enfrentamento dos envolvidos" ficou meio estranho. Mas blz, dá pra matar a questão

  • E cade a história do conflito funcional??

  • Vou tentar relacionar a questão com a gestão de conflitos. O Pedro adota uma abordagem estrutural na soluçaõ de conflitos, visando evitar o conflito antes que ele possa surgir ou se preocupa ativamente com a causa que possa gerar conflito. A gente vê que é abordagem estritural porque ele evita o enfrentamento dos envolvidos (enfrenta a confrontação), característica clássica da abordagem de processo.

  • "minimizando as diferenças entre as partes conflitantes"

    é?

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 444),

    Técnicas de resolução de conflitos

    • Resolução de problemas: encontros entre as partes conflitantes com o propósito de identificar o problema e resolvê-lo por meio de uma discussão aberta.

    • Metas superordenadas: criação de uma meta compartilhada que não possa ser atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes.

    • Expansão de recursos: quando o conflito é causado pela escassez de um recurso — por exemplo, dinheiro, oportunidades de promoção ou espaço físico de trabalho — , a expansão desse recurso pode criar uma solução ganha-ganha.

    • Não enfrentamento: suprimir o conflito ou evadir-se dele.

    • Suavização: minimizar as diferenças entre as partes conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.

    • Concessão: cada uma das partes abre mão de algo valioso.

    • Comando autoritário: a administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e, depois, comunica seu desejo às partes envolvidas.

    • Alteração de variáveis humanas: utilização de técnicas de modelagem comportamental para alterar atitudes e comportamentos que causam conflitos.

    • Alteração de variáveis estruturais: mudanças na estrutura formal da organização e nos padrões de interação entre as partes conflitantes por meio de redesenho de atribuições, transferências, criação de posições coordenadas etc.

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.